Pegue a pipoca e prepare-se para revisar a matéria de um jeito diferente
Apesar de romanceados e adaptados, filmes que retratam a história podem ser boas alternativas para sair da frente dos livros e aprender de forma mais lúdica e divertida. Por isso, separamos alguns exemplos de longas-metragens que vão te ajudar na hora dos estudos.
Filmes que retratam a história
“O Nome da Rosa”
O suspense que retrata o período da baixa Idade Média em que muitos livros eram proibidos por seu conteúdo supostamente profano. Além disso, duas ordens religiosas vivem sérios conflitos, algo que causaria muitos problemas à Igreja na época.
“Joana d’Arc”
Com direção de Luc Besson, o filme de 1999 conta a história da jovem guerreira que se tornou líder de seus conterrâneos em uma batalha, acreditando que Deus a guiava. No entanto, ela passa a ser considerada bruxa e é queimada em uma fogueira aos 19 anos.
“Maria Antonieta”
O filme conta de forma divertida a história da princesa austríaca que, foi enviada ainda adolescente à França para se casar com o príncipe Luis 16 como parte de um acordo entre os dois países.
“A Queda – As Últimas Horas de Hitler”
De 2004, o longa retrata os últimos dias do líder do nazismo que, no período, permanecia confinado em um quarto de segurança máxima da Alemanha.
“Platoon”
O filme é boa oportunidade para entender os terrores da Guerra do Vietnã. Além de retratar o período histórico, mostra o drama de soldados voluntários e idealistas que acreditavam na necessidade de defender os EUA.
“Diários de Motocicleta”
O longa narra a trajetória de Che Guevara ainda jovem, quando atuava como estudante de Medicina. Na época, ele decide viajar de moto pela América do Sul com seu amigo Alberto Granado.
“Adeus, Lênin!”
O longa-metragem produzido em 2002 mostra o período que antecede a queda do muro de Berlim, que dividia a Alemanha até o fim dos anos de 1980.
“Fahrenheit 9/11”
O documentário de Michael Moore ajuda a entender a história moderna ao investigar como os EUA viraram alvo de terroristas após os atentados de 11 de setembro de 2001.
“Cleópatra”
Estrelado por Elizabeth Taylor, o filme considerado um dos mais caros da história tem mais de quatro horas de duração e retrata a vida da rainha do Egito do auge até sua morte.
“O Encouraçado Potemkin”
O clássico do cinema mudo produzido em 1925 mostra como uma revolta de marinheiros levou ao início da Revolução de 1917 na Rússia.