A Globo acabou alterando a história de Juma (Alanis Guillen), Jove (Jesuíta Barbosa) e Zé Lucas (Irandhir Santos) ao produzir o remake de “Pantanal”. Na versão original, exibida pela exinta Manchete em 1990, a menina-onça se envolve com o outro Leôncio antes de ter a primeira vez com o futuro marido. Entenda o que mudou!
Remake de “Pantanal” altera história de Juma, Jove e Zé Lucas
Como já adiantamos, na versão antiga da novela, de autoria de Benedito Ruy Barbosa, as coisas aconteceram em outra ordem cronológica. A primeira vez de Juma e Jove foi antecipada pelo remake da Globo e deixou de lado um detalhe.
Em “Pantanal” de 1990, Juma começa um relacionamento com Zé Lucas e só depois de terminar tudo com o peão, vai atrás de Jove e decide engravidar. Na versão da Globo, esse envolvimento não chegou a ser mostrado.
Nos próximos capítulos, Juma acaba sendo assediada pelo irmão de Jove, que tenta beijá-la à força na tapera, mas é impedido pela chegada da onça e do Velho do Rio (Osmar Prado): ambos o colocam para correr.
A cena também aconteceu na versão original, mas não depois que Jove e Juma já tinham tido a primeira vez, também no rio. Na mesma altura da trama original, a menina-onça, interpretada por Cristiana Oliveira, teria tido outra atitude.
Revoltada por Joventino (Marcos Winter em 1990) ter a intenção de revelar fotos do Velho do Rio (Claudio Marzo), Juma passa a morar com Zé Lucas (Paulo Gorgulho) na tapera, sem que demonstre nenhum tipo de incômodo.
A menina-onça só termina tudo depois que o Velho do Rio a procura para dizer que está preocupado com seu futuro. É então que a entidade aconselha Juma a engravidar de Jove — cena que em 2022 foi bem antecipada pelo autor.