Manoel Carlos marcou a carreira com diversas personagens chamadas de “Helena” em suas novelas
No último sábado (10), Manoel Carlos morreu aos 92 anos no Rio de Janeiro. Após o falecimento do autor, as atrizes marcadas pelas novelas de sucesso escritas por ele, se despediram. As famosas “Helenas” exaltaram a genialidade e presença do escritor.
Atrizes agradecem Manoel Carlos por papel de ‘Helena’

Maitê Proença, a segunda Helena de Manoel Carlos, compartilhou uma foto do autor e fez uma breve declaração.
“Ah Maneco adorado, voe bem leve, voe par paz. Leve junto nosso imenso amor e admiração”, declarou a atriz. Ela interpretou Helena, com o apelido de Leninha, na novela “Felicidade”, de 1991.
A primeira personagem com o nome de Maneco foi interpreta por Lilian Lemmertz. A atriz protagonista de “Baila Comigo” morreu prematuramente em 1986.
Três Helenas de Regina Duarte
Com papéis marcantes em sua trajetória, Regina Duarte atuou como Helena em diferentes trabalhos ao lado de Manoel Carlos.
“A nossa relação começou no seriado ‘Malu Mulher’ (1979), uma criação do Daniel Filho junto a uma equipe de 7 autores e fui escalada para viver a protagonista de um dos episódios cujo título era ‘Até Sangrar’. Falava das dores a que nós, mulheres, estamos sujeitas em diversas situações da vida. Era sobre a constatação de que viver ‘dói, sim, mas dói mais até sangrar'”, escreveu ela.

A atriz publicou registrou antigos ao lado do ator responsáveis por tantas novelas de sucesso.
“Manoel Carlos me ensinou MUITO sobre mim mesma e também sobre a consistência do ‘feminino’ nas mulheres, em geral. Sem o Maneco, a pessoa e a atriz Regina, não seriam o que se tornariam depois de viver 3 Helenas nas novelas: “História de Amor”, de 1995, “Por Amor”, de 1998 e ”Páginas da Vida”, de 2006. GRATIDÃO, descansa e paz, meu amado Maneco”, declarou Duarte.
Vera Fischer se emociona em despedida
Vera Fischer compartilhou um vídeo nas redes sociais emocionada com a morte do autor. A atriz contou que estava na rua quando recebeu a notícia.
“Foi cedo, meu amor! Tantas coisas que você criou, tantos personagens, novelas e histórias maravilhosas. Quando você me convidou para fazer a Helena, do ‘Laços de Família’, eu estava em um momento bom da minha vida. Mas, eu não me esperava que você fosse me chamar para fazer um Helena”, destacou ela.
A atriz exaltou o trabalho de Maneco e disse que “se sentiu a pessoa mais importante do mundo” quando foi chamada para viver no universo do escritor.

“Manoel Carlos, obrigada por ser esse escritor maravilhoso e me dar uma Helena tão corajosa e amorosa!!! Meus sentimentos à família. Voe , voe, voe. Obrigada Maneco”, declarou Vera Fischer.
Taís Araujo celebra personagem
A primeira Helena negra e jovem escrita pelo escritor foi Taís Araujo. Com imagens da personagem de “Viver a Vida”, de 2009, a atriz homenageou Maneco.
“O talento do Manoel Carlos jamais vai nos deixar porque ele tinha o poder de mexer com o imaginário do público brasileiro. E fazia isso a partir de um Rio de Janeiro que parecia leve, mas que logo abria as portas para todas aquelas famílias tão conflituosas com seus dramas, suas fragilidades, seus sonhos. E assim, a gente se emocionava enquanto ele parava o país e ajudava, sim, a pensarmos em nossos valores e a recontar a história de nosso país”, declarou a atriz para ele.

“Eu te agradeço, Maneco, por ter pensado em mim e me convidado para viver uma Helena tão transformadora e com um valor gigantesco na história da teledramaturgia brasileira: ela quebrou um padrão e a gente viu pela primeira vez uma mulher negra naquela situação socioeconômica, isto tem um valor imenso”, continuou Taís.
Ela ainda destacou a importância da personagem escrita pelo autor. “Devo dizer que até hoje, tanto tempo depois, muitas mulheres ainda me agradecem por nossa Helena que abriu tantas portas e que só foi possível por sua coragem de encarar mais este desafio dentre os tantos da sua enorme carreira. Vá em paz, muito obrigada!”
Christiane Torloni
A Helena de “Mulheres Apaixonadas”, de 2003, foi interpretada por Christiane Torloni. A atriz surgiu em vídeo para se despedir do autor.

“Nossa Maneco partiu, deixando mais um rombo nesse coração que parece aqueles queijos cheios de buraquinho. Deixando um rombo enorme na nossa cultura, na nossa televisão”, declarou ela. Torloni ainda exaltou o trabalho de Manoel Carlos e agradeceu pelo impacto dele na vida e carreira dela.
“Um homem que me presenteou de muitas maneiras. Primeiro, com a presença dele, amigo dos meus pais como ele foi. E depois, já na carreira, me oferecendo o papel de filha de Lilian Lemmertz, que foi a primeira Helena. No futuro, me oferecendo o papel definitivo na minha carreira, que foi o papel de Helena em “Mulheres Apaixonadas. Maneco mudou o meu destino”, disse a atriz com um sorriso no rosto.

