Ingrid Guimarães e Mônica Martelli trazem muito da amizade para a comédia “Minha Amiga”

Ingrid Guimarães e Mônica Martelli celebram “encontro de duas potências” no filme “Minha Amiga”, inspirado em vivências que tiveram juntas

Ingrid Guimarães e Mônica Martelli, amigas de longa data, protagonizam juntas a comédia “Minha Amiga”, que chega aos cinemas em janeiro de 2026, como grande aposta do cinema nacional. A trama foi inspirada em experiências reais vividas pelas atrizes com suas próprias filhas, após relatos de perrengues que passaram na Europa, servindo como base para o roteiro.

“Minha Amiga”: tudo sobre a nova comédia brasileira

“Minha Amiga” narra a história de Júlia (Mônica Martelli) e Clara (Ingrid Guimarães), duas amigas de longa data na faixa dos 50 anos, assim como na vida real. Ambas enfrentam a chamada “síndrome do ninho vazio” quando suas filhas adolescentes — Manu (Guilia Benite) e Isadora (Gabi Amaral) — viajam para um intercâmbio em Portugal.

Impulsionadas pela saudade, as mulheres, eventualmente, decidem sair da rotina e organizar uma viagem surpresa para a Europa. O resultado é uma aventura cheia de perrengues, mesmo em um país de língua portuguesa, que fortalece seus laços. As duas atrizes fizeram questão de colaborar no roteiro.

Elenco de “Minha Amiga” (Crédito: Reprodução/Instagram @ingridguimaraes)

As situações divertidas e os imprevistos que compartilharam nas redes sociais durante uma viagem à Europa tiveram um grande impacto no desenvolvimento do filme. Além disso, Ingrid e Mônica chegaram a vivenciar o momento da despedida das filhas adolescentes, que também se chamam Júlia e Clara, no meio de 2024, deixando tudo mais comovente.

Com direção de Susana Garcia (“Minha Mãe é Uma Peça 3” e “Minha Vida em Marte”), a comédia tem tudo para se tornar um grande sucesso. As atrizes gravaram em cenários deslumbrantes da Europa, como Lisboa e Sevilha, com cenas também no Rio de Janeiro, no Brasil, que serve como ponto de partida.

Ingrid Guimarães e Mônica Martelli comentam sobre “Minha Amiga”

Ingrid e Mônica construíram uma amizade duradoura, que já ultrapassou três décadas, logo depois de se conhecerem nos bastidores de “Chico Total”, humorístico da TV Globo, em 1990. Os perrengues e histórias vivenciadas juntas começaram logo no primeiro dia.

Depois de assinar o contrato, Mônica pegou uma carona com Ingrid, mas precisou empurrar o carro da amiga, que ficou sem gasolina. Depois disso, as duas nunca mais se desgrudaram, colecionando várias histórias para contar ao longo dos anos, implícitas em “Minha Amiga”.

Ingrid Guimarães e Mônica Martelli com as filhas (Crédito: Reprodução/Instagram @ingridguimaraes)

“Fomos vivendo nossa vida de maneira tão natural que não tinha outra opção se não dar num filme”, reagiu Ingrid, em entrevista ao jornal O Globo. “Sempre que gravávamos um vídeo, as pessoas comentavam que tínhamos que fazer um filme sobre isso. Acabamos nos olhando e falando: ‘Nossa vida é um filme'”.

“Sempre soube que um dia a gente iria se encontrar no set e que seria mais pra frente na vida mesmo”, entregou Mônica, em seguida. “Depois que o Paulo Gustavo morreu, senti que passei por um momento em que estava rindo pouco. Me perguntei: quem me faz rir na vida? E a Ingrid é a pessoa que mais me faz rir e isso é o que há de mais valioso”.

“Minha Amiga” chega aos cinemas em 1º de janeiro.

Filmes