Lista atemporal de filmes para celebrar a chegada do Dia dos Pais e exaltar aqueles que sempre cuidaram de nós
A chegada do Dia dos Pais pode ser uma excelente oportunidade para celebrar a figura paterna e todas as nuances dessa relação que é tão especial. Para isso, listamos 8 opções de filmes para rir, chorar e, sobretudo, simplesmente apreciar as diferentes formas de ser pai – todas disponíveis no streaming.
Confira a lista!
Filmes para assistir no Dia dos Pais: opções no streaming
“À Procura da Felicidade”
Baseado em uma história real, “À Procura da Felicidade” acompanha Chris Gardner (Will Smith), um pai solteiro, que, contudo, enfrenta a pobreza extrema com seu filho pequeno, Christopher (Jaden Smith). Mesmo sem-teto, o protagonista luta incansavelmente para conseguir um emprego e proporcionar uma vida melhor para o herdeiro, em filme que ensina sobre perseverança, amor e, por fim, a determinação de um pai.

- Ano de lançamento: 2006
- Onde assistir: Telecine (Prime Video)
“Capitão Fantástico”
Em opção sensível e comovente, Ben (Viggo Mortensen) tem seis filhos com quem vive longe da civilização, no meio da floresta. Nesse meio tempo, as crianças se desenvolvem, lutam, escalam, leem obras clássicas, debatem, caçam e praticam duros exercícios, tendo a autossuficiência sempre como palavra de ordem. No entanto, ao deixarem o isolamento, o reencontro com parentes distantes traz à tona velhos conflitos.

- Ano de lançamento: 2016
- Onde assistir: Prime Video
“Joe Bell: Você Nunca Andará Sozinho”
Prometendo fortes emoções, “Joe Bell” conta a história de um pai de Oregon, Joe Bell (Mark Wahlberg), que, eventualmente, sai em uma caminhada pela América para aumentar a conscientização sobre o bullying após o suicídio de seu filho Jadin (Reid Miller). O filme, além disso, foi baseado na íntima e emocionante história real de um pai que lutou para honrar o legado do herdeiro em vida.

- Ano de lançamento: 2020
- Onde assistir: Prime Video e AppleTV+
“Lá Vêm os Pais”
A comédia acompanha Adam Sandler no papel de um pai que decide seguir a tradição e se responsabiliza por todos os gastos do casamento de sua filha, apesar de contar com a ajuda financeira do pai do noivo (Chris Rock), um médico prestigiado. Os dois, posteriormente, precisam encontrar um jeito de conviver pacificamente pela felicidade dos seus filhos na semana do evento.

- Ano de lançamento: 2018
- Onde assistir: Netflix
“Meu Pai”
“Meu Pai” foca em Anthony (Anthony Hopkins), um homem idoso, que sofre de demência e acabou de dispensar sua cuidadora, enquanto se recusa a aceitar ajuda de sua filha, Annie (Olivia Colman). Procurando garantir os cuidados dele ao se mudar para Paris, a herdeira busca encontrar alguém que possa cuidar dele, em momento marcado por muitas mudanças físicas e comportamentais.

- Ano de lançamento: 2020
- Onde assistir: Prime Video
“O Filho Eterno”
Inspirado nas vivências de um pai real, Cristóvão Tezza, autor do livro homônimo vencedor do Prêmio Jabuti, o filme narra a trajetória de um casal, que aguarda o primeiro filho. No entanto, as expectativas do pai são transformadas em incertezas após descobrir que o bebê recém-nascido é portador de Síndrome de Down. A insatisfação com a condição do filho, por outro lado, faz com que ele enfrente diversos desafios para encontrar o verdadeiro significado da paternidade.

- Ano de lançamento: 2016
- Onde assistir: Globoplay
“Paternidade”
Em “Paternidade”, a vida de Matt (Kevin Hart) desmorona quando sua esposa morre um dia após dar à luz. Devastado pela perda da mulher que amava desde o ensino médio, ele, imediatamente, assume a responsabilidade total de criar a filha. Mesmo em meio à dor, Matt faz um juramento para ser um pai absolutamente presente e dedicado, comprometendo-se a prover todo o apoio necessário e cumprir cada dever paterno.

- Ano de lançamento: 2021
- Onde assistir: Netflix
“Um Senhor Estagiário”
Mais uma opção para refletir sobre a figura paterna, “Um Senhor Estagiário” segue Ben Whittaker (Robert De Niro), um viúvo de 70 anos, que aceita um estágio sênior em uma empresa de moda online. O protagonista desenvolve uma relação quase paternal com sua jovem chefe, Jules Ostin (Anne Hathaway), abordando a importância da experiência, da sabedoria e do apoio.

- Ano de lançamento: 2015
- Onde assistir: HBO Max e Netflix