Filmes sobre paternidade para entrar no clima de Dia dos Pais: 8 opções imperdíveis

Lista atemporal de filmes para celebrar a chegada do Dia dos Pais e exaltar aqueles que sempre cuidaram de nós

A chegada do Dia dos Pais pode ser uma excelente oportunidade para celebrar a figura paterna e todas as nuances dessa relação que é tão especial. Para isso, listamos 8 opções de filmes para rir, chorar e, sobretudo, simplesmente apreciar as diferentes formas de ser pai – todas disponíveis no streaming.

Confira a lista!

Filmes para assistir no Dia dos Pais: opções no streaming

“À Procura da Felicidade”

Baseado em uma história real, “À Procura da Felicidade” acompanha Chris Gardner (Will Smith), um pai solteiro, que, contudo, enfrenta a pobreza extrema com seu filho pequeno, Christopher (Jaden Smith). Mesmo sem-teto, o protagonista luta incansavelmente para conseguir um emprego e proporcionar uma vida melhor para o herdeiro, em filme que ensina sobre perseverança, amor e, por fim, a determinação de um pai.

“À Procura da Felicidade” (Crédito: Netflix)
  • Ano de lançamento: 2006
  • Onde assistir: Telecine (Prime Video)

“Capitão Fantástico”

Em opção sensível e comovente, Ben (Viggo Mortensen) tem seis filhos com quem vive longe da civilização, no meio da floresta. Nesse meio tempo, as crianças se desenvolvem, lutam, escalam, leem obras clássicas, debatem, caçam e praticam duros exercícios, tendo a autossuficiência sempre como palavra de ordem. No entanto, ao deixarem o isolamento, o reencontro com parentes distantes traz à tona velhos conflitos.

“Capitão Fantástico” (Crédito: Divulgação/Prime Video)
  • Ano de lançamento: 2016
  • Onde assistir: Prime Video

“Joe Bell: Você Nunca Andará Sozinho”

Prometendo fortes emoções, “Joe Bell” conta a história de um pai de Oregon, Joe Bell (Mark Wahlberg), que, eventualmente, sai em uma caminhada pela América para aumentar a conscientização sobre o bullying após o suicídio de seu filho Jadin (Reid Miller). O filme, além disso, foi baseado na íntima e emocionante história real de um pai que lutou para honrar o legado do herdeiro em vida.

“Joe Bell: Você Nunca Andará Sozinho” (Crédito: Divulgação/Prime Video)
  • Ano de lançamento: 2020
  • Onde assistir: Prime Video e AppleTV+

“Lá Vêm os Pais”

A comédia acompanha Adam Sandler no papel de um pai que decide seguir a tradição e se responsabiliza por todos os gastos do casamento de sua filha, apesar de contar com a ajuda financeira do pai do noivo (Chris Rock), um médico prestigiado. Os dois, posteriormente, precisam encontrar um jeito de conviver pacificamente pela felicidade dos seus filhos na semana do evento.

“Lá Vêm Os Pais” (Crédito: Netflix)
  • Ano de lançamento: 2018
  • Onde assistir: Netflix

“Meu Pai”

“Meu Pai” foca em Anthony (Anthony Hopkins), um homem idoso, que sofre de demência e acabou de dispensar sua cuidadora, enquanto se recusa a aceitar ajuda de sua filha, Annie (Olivia Colman). Procurando garantir os cuidados dele ao se mudar para Paris, a herdeira busca encontrar alguém que possa cuidar dele, em momento marcado por muitas mudanças físicas e comportamentais.

Anthony Hopkins e Olivia Colman em “Meu Pai” (Crédito: Reprodução/Angel Films)
  • Ano de lançamento: 2020
  • Onde assistir: Prime Video

“O Filho Eterno”

Inspirado nas vivências de um pai real, Cristóvão Tezza, autor do livro homônimo vencedor do Prêmio Jabuti, o filme narra a trajetória de um casal, que aguarda o primeiro filho. No entanto, as expectativas do pai são transformadas em incertezas após descobrir que o bebê recém-nascido é portador de Síndrome de Down. A insatisfação com a condição do filho, por outro lado, faz com que ele enfrente diversos desafios para encontrar o verdadeiro significado da paternidade.

“O Filho Eterno” (Crédito: Divulgação/Globo Filmes)
  • Ano de lançamento: 2016
  • Onde assistir: Globoplay

“Paternidade”

Em “Paternidade”, a vida de Matt (Kevin Hart) desmorona quando sua esposa morre um dia após dar à luz. Devastado pela perda da mulher que amava desde o ensino médio, ele, imediatamente, assume a responsabilidade total de criar a filha. Mesmo em meio à dor, Matt faz um juramento para ser um pai absolutamente presente e dedicado, comprometendo-se a prover todo o apoio necessário e cumprir cada dever paterno.

“Paternidade” (Crédito: Netflix)
  • Ano de lançamento: 2021
  • Onde assistir: Netflix

“Um Senhor Estagiário”

Mais uma opção para refletir sobre a figura paterna, “Um Senhor Estagiário” segue Ben Whittaker (Robert De Niro), um viúvo de 70 anos, que aceita um estágio sênior em uma empresa de moda online. O protagonista desenvolve uma relação quase paternal com sua jovem chefe, Jules Ostin (Anne Hathaway), abordando a importância da experiência, da sabedoria e do apoio.

Cena do filme “Um Senhor Estagiário” (Crédito: Reprodução/Max)
  • Ano de lançamento: 2015
  • Onde assistir: HBO Max e Netflix

Filmes