“Inexplicável”, da Netflix, é inspirado em história real: como estão hoje

Gabriel Varandas, com história real eternizada em “Inexplicável”, tinha apenas oito anos quando enfrentou doença terminal

“Inexplicável”, filme em alta na Netflix, se tornou um sucesso global, ao acompanhar a história real de luta e superação de Gabriel Varandas. Diagnosticado com doença terminal aos oito anos, o menino, de João Pessoa, deixou até os médicos surpresos, diante da baixa probabilidade de sobrevivência.

História real de “Inexplicável”: filme em alta na Netflix

O filme foi lançado em 2024, como adaptação do livro “O Menino que Queria Jogar Futebol: Uma História de Fé e Superação”, do escritor Phelipe Caldas, que contou, pela primeira vez, a história real. Natural da Paraíba, Gabriel Varandas,  jogador mirim de 8 anos, foi diagnosticado posteriormente com um tumor cerebral maligno.

Enfrentando graves problemas de saúde e chegando a ser declarado morto em 2013, Gabriel deixou sua família, sobretudo, a mercê da fé para encarar essas complicações. Mesmo após os médicos considerarem o estado irreversível, o jovem se recuperou, após 37 dias internado e 30 cirurgias, deixando a equipe médica, a princípio, sem explicação para a reviravolta no caso.

“Inexplicável” (Crédito: © Clube Filmes)

As produções, portanto, também trazem a visão e angústia dos pais, Yanna e Marcus, diante da situação delicada e ameaça de morte, além de mostrar também Suelene, avó do pequeno. Com forte mensagem sobre fé e superação, “Inexplicável” continua atraindo visualizações no mundo todo.

No filme de Fabrício Bittar, Gabriel ganhou vida através de Miguel Venerabile, enquanto Leticia Spiller interpreta Yanna, Eriberto Leão vive Marcus e Suely Franco é Suelene. Da mesma forma, o longa também apresenta Dr. Christian, médico que luta pela vida do jogador, em papel de André Ramiro.

Como está a família que inspirou “Inexplicável”

Mais de dez anos após o diagnóstico, Gabriel leva uma vida normal e conseguiu se recuperar. Atualmente com 20 anos, o jovem segue apaixonado por futebol como era antes e decidiu se matricular em uma graduação em administração.

Gabriel participou da pré-estreia do filme “Inexplicável” e, como resultado, pôde ver sua história contada nas telas. Emocionado com a repercussão e mensagens que recebeu, o jovem agradeceu pelo carinho ao assistir a um jogo no Estádio Santiago Bernabéu, em Madrid.

“Obrigado, papai do céu, por me permitir realizar mais esse sonho. Obrigada por tantas mensagens que vocês estão me enviando. Desejo que Deus abençoe a vida de todos vocês”, escreveu em seu perfil no Instagram, onde já ultrapassou 11 mil seguidores.

Gabriel Varandas (Crédito: Reprodução/Instagram @gabrielmvarandas)

A recuperação de Gabriel foi vista como um milagre pela família e por muitos que acompanharam seu caso. Marcus, pai do rapaz, lidera um clube de empresários, enquanto a mãe, Yanna, trabalha como psicóloga. Os dois ficaram emocionados com a estreia do filme sobre a história da família.

“Quando vivemos o momento mais difícil da nossa vida, no hospital, nosso único pedido a Deus era sair dali com Gabriel vivo e poder testemunhar os milagres que Ele ainda faria. Deus nos ouviu. Nos deu não apenas a cura, mas a vida plena de nosso filho. Desde então, temos testemunhado em igrejas, comunidades e onde quer que Ele nos envie”, contou Marcus.

“Inexplicável” está disponível no catálogo da Netflix.

Filmes