Mari Bridi e Rafael Cardoso

Processos, medida protetiva e mais: entenda a situação de Mari Bridi e Rafael Cardoso

O ex-casal Mari Bridi e Rafael Cardoso trocou acusações relacionadas ao contato entre pai e filhos, e a atriz citou medidas judicias para “proteger a integridade física e mental” da família

Separados desde 2022, Rafael Cardoso e Mariana Bridi tiveram uma espécie de embate público recentemente. Acusada de não deixar o ex-marido ver os filhos, a ex-atriz se pronunciou citando processos que correm em segredo de justiça – e, diante do pronunciamento, o ator, que é acusado de “não ligar” para as crianças, se defendeu.

Mari Bridi e Rafael Cardoso: famosa revela processos contra o ex

Mari Bridi e Rafael Cardoso
(Crédito: Reprodução/Instagram @eumaribridi)

Usando o Instagram, Mari Bridi explicou recentemente a situação os filhos, Aurora (8) e Valentim (6), com o pai, Rafael Cardoso. Mari Bridi e Rafael Cardoso se separaram em dezembro de 2022 após 15 anos de casamento e, desde então, muito se especula tanto sobre os motivos quanto sobre o fato de Cardoso não aparecer mais com as crianças.

Diante de acusações de que teria afastado os filhos do ex-marido, Mari Bridi recentemente se manifestou, afirmando que há dois processos relacionado à situação na justiça, ambos sob sigilo.

“A decisão de me separar e buscar medidas protetivas não foi fácil, mas foi necessária para garantir a segurança e o bem-estar dos meus filhos e a minha. Essas medidas nunca tiveram o objetivo de afastar pai e filhos, mas de protegê-los”, afirmou ela, explicando a natureza de cada uma das medidas.

Mari Bridi explica natureza das medidas protetivas

(Crédito: Reprodução/Instagram @eumaribridi)

“Há mais de um ano, dois processos judiciais distintos estão em andamento, ambos sob segredo de justiça: um na vara de Família e outro no Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher”, explicou Mari Bridi.

Segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo, as varas da Família “são responsáveis por processar e julgar litígios relacionados a temas como inventários, testamentos, separação judicial, divórcio, anulação de casamento, investigação de paternidade, ação de alimentos, entre outros”.

Já o Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, segundo a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, tem “competência para julgar todas as ações judiciais que envolvam violência doméstica”. Aqui, é preciso lembrar, inclusive, que a violência doméstica não designa apenas violência física.

(Crédito: Reprodução/Instagram @eumaribridi)

Segundo o artigo 5º da Lei Maria da Penha, violência doméstica e familiar contra a mulher é “qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico, dano moral ou patrimonial”. Em seu relato, a ex-atriz não detalhou a natureza do que teria ocorrido, mas frisou que os processos têm intuito de preservar a integridade física e mental dela e dos filhos.

“A guarda das crianças está exclusivamente comigo, de forma TEMPORÁRIA. Essa decisão foi tomada pela vara da Família para proteger a integridade física e psicológica dos dois menores até que os requisitos legais sejam cumpridos e o convívio presencial com o pai possa ser restabelecido”, disse ela, completando.

“No âmbito criminal, há uma medida protetiva em vigor que deve ser respeitada para garantir minha segurança física e mental”, afirmou a ex-atriz que, na sequência, pontuou o desejo de ver a relação entre pai e filhos se restabelecer.

(Crédito: Reprodução/Instagram @eumaribridi)

“Quando o pai dos meus filhos cumprir os requisitos estabelecidos pela Justiça, ele terá o direito de vê-los presencialmente. No momento, ele tem o direito de se comunicar com as crianças diariamente, embora nem sempre o faça. […] Continuo fazendo tudo ao meu alcance para que meus filhos cresçam em um ambiente saudável, com saúde, alegria e muito amor”, concluiu.

Resposta de Rafael Cardoso a Mari Bridi

Diante das revelações de Mari Bridi sobre a separação e o contato do ator com Aurora e Valentim, muito se especulou sobre os supostos motivos para os processos. Devido ao fato de que um deles teria relação com violência contra a mulher, muitos acusaram o ator de ter agredido a ex-mulher ou os filhos – algo que ele negou em um pronunciamento.

“Assumo minhas responsabilidades, porém ontem fui bombardeado com notícias sobre dois processos […]. Como não podemos expor os menores, venho aqui afirmar que nenhum deles é sobre ter agredido a mãe dos meus filhos ou a eles, como estão noticiando. Nunca encostei um dedo nos meus filhos ou na mãe deles!”, declarou ele, também no Instagram.

Mari Bridi e Rafael Cardoso
(Crédito: Reprodução/Instagram @rafaelcardoso9)

Na sequência, Rafael afirmou que sempre foi “pai de verdade”, e que nunca quis expor a situação, mas viu a necessidade de fazê-lo após as recentes acusações. “Recebo uma enxurrada de comentários afirmando coisas que não são realidade sobre meus filhos. O que deixei claro é que nunca foi da minha vontade não os ver. Espero que fique tudo em paz e que o contato presencial seja restabelecido o mais breve possível”, disse ele.

Por fim, Rafael Cardoso prometeu que, quando os processos não estiverem mais sob segredo de justiça, ele dará mais detalhes. “Depis de julgado, poderemos falar abertamente. Quando tivermos acabado com essa história, julgamento e afins, prometo contar uma breve longa história pra vocês. Estou em paz, com a consciência tranquila. […] Vocês conhecerão a verdadeira história”, afirmou o ator.

Desde a separação de Rafael Cardoso e Mari Bridi, o ator teve dois relacionamentos. O primeiro foi com Carol Ferraz, com quem ele teve a terceira herdeira, Helena. Eventualmente, ele assumiu outro relacionamento, que logo chegou ao fim. Atualmente, ele está mais uma vez em uma relação com a mãe de Helena.

(Crédito: Reprodução/Instagram @rafaelcardoso9)

Famosos