Ailton Graça é presidente da escola da samba mais antiga em atividade em São Paulo

Ailton Graça comanda a Lavapés Pirata Negro, desde 2019, promovendo conquistas importantes para a escola de samba

Ator e comentarista da TV Globo, Ailton Graça comanda a escola de samba mais antiga em atividade em São Paulo: a Lavapés Pirata Negro. Fundada em 9 de fevereiro de 1937, a escola já foi 7 vezes campeã do Grupo Especial nos anos 1950 e 1960. Conheça!

Ailton Graça é presidente da escola de samba mais antiga de SP

Tendo como cores oficiais o vermelho e o branco, a Lavapés foi fundada no Glicério, passando, posteriormente, para o Bairro da Liberdade, também próximo ao Bairro Cambuci, na Rua Lavapés. A escola, além disso, teve papel fundamental na oficialização do carnaval paulistano.

Da mesma forma, a Lavapés, criada por Madrinha Eunice, contribuiu para a união de todas as Escolas de Samba, garantindo a propagação do carnaval. Da mesma forma, formou a primeira Comissão de Frente Feminina de São Paulo.

Nesse meio tempo, grandes nomes do samba desfilaram na Lavapés como, por exemplo, Carlão do Peruche, fundador da Unidos do Peruche, bem como José Jambo Filho, presidente da Vai-Vai. Seu Nenê, fundador da Nenê de Vila Matilde, era amigo íntimo de Madrinha Eunice e participava de rodas de samba com ela.

Ailton Graça (Crédito: Reprodução/Instagram @ailtongraca)

Campeã sete vezes do Grupo Especial, a Lavapés, eventualmente, não acompanhou a evolução das concorrentes e acabou rebaixada até parar no último grupo de desfiles da UESP. Depois de 15 anos sem vitórias, a escola saiu vitoriosa em 2015.

A posse de Ailton Graça, como presidente, aconteceu em 2019. Após a nomeação, a escola recebeu a adição do segundo nome, “Pirata Negro”, em alusão ao projeto do ator. Os ensaios, além disso, mudaram para o Jabaquara, atraindo mais incentivo cultural e financeiro.

Um ano após Ailton se dedicar ao comando da escola, a Lavapés, em 2020, trouxe como enredo “O mundo a partir da África e o tambor que faz gira girar”, se consagrando campeã novamente, na categoria Acesso 2 de Bairros. Em 2023, foi vice-campeã, no Acesso 1 de Bairros, com o tema “Iemanjá e o encontro das águas”.

Anteriormente, a escola teve como presidente a própria Madrinha Eunice, até 1995, seguindo com Rosemeire Marcondes, de 1996 até 2019. Para 2025, foi anunciado o enredo “Xangô Aganjú – O Alafin dos olhos de fogo”, na disputa pelo título do Grupo Especial de Bairros, da União das Escolas de Samba Paulistanas.

Relação de Ailton Graça o samba começou na infância

De acordo com o G1, a relação de Ailton Graça com o samba começou ainda na infância. “Eu tinha um grupo de amigos e uma escola de samba chamada Pirata Negro, que na verdade é um instituto. E, a gente estava correndo atrás de uma escola pra gente continuar trabalhando as narrativas pretas. E a nossa felicidade foi gigante quando nós encontramos a Lavapés. Então ficou Lavapés Pirata Negro”.

Ailton Graça (Crédito: Reprodução/Instagram @ailtongraca)

Ligado ao carnaval desde muito pequeno, Ailton teve a bisavó como influenciadora. Na década de 1990, o ator desfilou como mestre-sala na Gaviões da Fiel e X-9 Paulistana. Na época em que assumiu a Lavapés, o presidente reforçou enxergar um espaço de resistência, congraçamento e reunião.

Para o ator, escola de samba é lugar, sobretudo, de fortalecimento de saberes e de valores. Como resultado, Ailton se baseou manifesto do compositor Candeia, na fundação da escola Quilombo, no Rio de Janeiro, como base e o fundamento para o projeto da Lavapés Pirata Negro.

Lavapés Pirata Negro (Crédito: Reprodução/Instagram @lavapespiratanegrooficial/@pcesarlima)

Famosos