O final de “Gênesis” está chegando e já sabemos algumas coisas que vão rolar no desfecho da fase de José (Juliano Laham). O último capítulo está previsto para ir ao ar no dia 16 de novembro nas telinhas da Record e promete reviravoltas aos telespectadores, com direito a mortes, redenção, último pedido e muito mais. Confira o que vai rolar!
O que vai acontecer no final da novela “Gênesis”
Rosto de Apepi

O maior mistério, envolvendo a identidade de Apepi, maior inimigo de Sheshi (Fernando Pavão), vai acabar no fim da novela. O Faraó, exilado no Alto Egito, aparece quando chama Adurrá (Ricardo Lyra) para o seu palácio, na tentativa de armar um último plano.
Adurrá vai morrendo de medo, mas promete fidelidade ao monarca. “Sheshi vai cair de um jeito ou de outro e quando ele menos esperar”, dispara Apepi, com sede de vingança. O ator que vai interpretá-lo é o também dublador Jorge Lucas.
Abumani livre

Abumani (Dudu de Oliveira) sempre sonhou com a liberdade, mas teve seu pedido de mudança negado por José, que o queria por perto por considerá-lo da família. O hebreu vai reavaliar sua atitude e percebe que está sendo egoísta em não pensar do que o rapaz precisa.
Depois de noites em claro, José chama Abumani para conversar e o declara livre nos últimos capítulos. “Se os lugares estivessem trocados, você me deixaria ir. Não tenho a mínima dúvida disso. Eu deixo você ir. Eu te dou a sua liberdade. Não tem ninguém que mereça mais do que você”.
Redenção de irmãos

Os irmãos de José vão ao Egito atrás de comida e mantimentos, por um pedido do pai, algo que se revela transformador. Assim que fica frente a frente com o bando, o hebreu consegue reconhecê-los, mas não é reconhecido por eles.
Para ganhar tempo, José os torna prisioneiros, pedindo que tragam o caçula, Benjamin (Marcus Bessa), como garantia, além de confirmar que o pai está mesmo vivo. Os irmãos seguem a ordem e voltam para buscá-lo.
Com isso, José os perdoa, afirmando não guardar magoa porque, em sua visão, não foram eles que o mandaram para lá, mas sim Deus, já que a terra enfrentaria períodos de abundância e escassez, onde só o Egito foi capaz de prosperar.
Reencontro de Jacó e José

Nessa reta final, o momento mais aguardado é o reencontro de Jacó (Petrônio Gontijo) e José, que acontece depois que o hebreu se revela para os irmãos, pedindo que voltem para as terras de Canaã, reúnam todos os seus pertences e o tragam junto.
Jacó mal consegue acreditar que José está mesmo vivo, mas embarca, com todos os seus descendentes, para o Egito. José vai ao seu encontro em um carro que pede que preparem e o abraça por um longo tempo. “Agora já posso morrer feliz”, exclama o pastor.
Morte de Jacó

Jacó vai viver durante 17 anos no Egito, ao lado da família completa, em terras nobres, já que o Faraó disponibiliza tudo do bom e do melhor para os parentes do seu servo. Os irmãos de José trabalham como pastores ao chegarem na região.
Depois desses anos, Jacó acaba adoecendo e instrui os filhos sobre o local que gostaria de ser enterrado, ao lado de seus antepassados, também descendentes de Abraão (Zécarlos Machado). Ao terminar de falar, o pastor morre, aos 147 anos.
Machucados de Lúcifer
Lúcifer (Igor Rickli) vai ter últimos momentos tensos em “Gênesis”, ao menos é o que indicam os spoilers publicados pelo ator, que terminou de gravar a novela com bastante antecedência. O anjo do mal não vai ter um final feliz.
https://www.instagram.com/p/CThqBLRr9Ym/
Sabemos que o diabo se envolve em um confronto com anjos, no qual é chicoteado e sai gravemente ferido. O ator, inclusive, mostrou como ficaram suas costas depois de terminar a sequência, afirmando que mandou pegarem pesado no estúdio.
Tamar encontra a felicidade

Tamar (Juliana Xavier) engravida de Judá (Thiago Rodrigues), seu ex-sogro, dando á luz para gêmeos no fim da trama, Perez e Zerá, acompanhando a família ao Egito com a mudança de Jacó, ainda que o relacionamento não engate.
Apesar de sua trajetória cheia de altos e baixos, traições e vingança, a personagem vai deixar esses dias duros para trás e demonstrar tranquilidade na última cena em que aparece, em uma praça, com as pessoas que ama.
Casais felizes

Não vai faltar amor no ar no fim de “Gênesis”. Diná (Giovanna Coimbra) encontra a felicidade ao lado de Namael (Victor Sparapane), com quem tem um filho, assim como Herit (Yana Sandenberg), que engravida de Shareder (Paulo Verlings). Depois de partir, Abumani volta ao Egito com filhos e uma esposa, em visita para José.
Morte de José do Egito

Ainda não se sabe até que ponto a Record vai mostrar o fim da fase José, mas, na bíblia, o hebreu morre alguns anos depois do pai, antes mesmo de seus irmãos mais velhos, concedendo-lhes perdão por tudo que fizeram no passado.
José chega aos 110 anos de vida. “E José fez os filhos de Israel jurarem: “Quando Deus intervier em favor de vocês, levem meus ossos daqui”. José morreu com cento e dez anos. E eles o embalsamaram e colocaram num sarcófago no Egito”. (Gn. 50:25-26)