No último sábado (11), Talitha Morete gerou um debate sobre racismo ao ter uma atitude com uma convidada do “É de Casa” que gerou polêmica entre muitos telespectadores e pesou o clima dentro do estúdio.
A apresentadora pediu que Silene, uma mulher negra que participava do programa, servisse o que tinha preparado aos demais convidados, gerando um visível desconforto. Diante da repercussão, a comunicadora se desculpou.
Talitha Morete se desculpa por atitude racista no “É de Casa”
Silene foi chamada para ensinar uma receita de cocada e surpreendeu com o talento. No fim da receita, Talitha foi quem pediu que a convidada servisse os demais funcionários no estúdio, mas Manoel Soares interveio.
Percebendo o desconforto de Silene, o também apresentador pegou a bandeja da mão dela, pedindo que sinalizasse para quem deveria entregar os quitutes. A atitude foi vista como racista pelo fato de reforçar o estereótipo do negro como aquele que serve os brancos em rede nacional, mesmo sendo convidada especial.
A repercussão foi tanta que nesta terça-feira (14) Thalita se pronunciou.
Em uma publicação no Instagram, Talitha pediu desculpas e informou que já tinha se retratado com Silene: “Antes de vir aqui, a primeira coisa que fiz foi falar com a dona Silene e pedir desculpas para ela”.

“Eu também preciso me desculpar com todas as pessoas, com o meu público, pela minha fala. Errei e não há nada a ser dito para justificar ou minimizar esse erro, a não ser me desculpar”, seguiu a apresentadora.
“Desde sábado eu tenho refletido sobre o ocorrido. Eu tenho refletido sobre o lugar que ocupei nesse contexto. Como ser humano, como comunicadora, quero transformar esse episódio em aprendizado e num compromisso de vigília antiracista constante. É isso o que eu posso e devo fazer.
Talitha agradeceu ainda pela atitude de Manoel Soares, que minimizou o desconforto de Silene, ainda no programa semanal. “Aproveito para agradecer ao meu colega Manoel Soares pela sensibilidade e o cuidado com a dona Silene. É muito importante quando estamos num grupo diverso que comprova como o mundo pode ser melhor quando inclui a todos”.
https://www.instagram.com/p/Ceyso1fr72x/
Talitha recebeu elogios por se retratar e reconhecer o erro. “Fica aqui registrado o meu pedido de desculpas à dona Silene e a todos vocês”, reforçou a apresentadora.