“Segunda Chamada” mostrará realidade das escolas públicas: tudo sobre série da Globo

Nova série dramática da Globo, “Segunda Chamada” promete agitar as telinhas da emissora em outubro e gira em torno da vida de cinco professores que encaram a difícil realidade de educadores no Brasil.

A produção vai contar ainda com um elenco de peso e trará grandes nomes, como Debora Bloch, Paulo Gorgulho e Thalita Carauta, de volta aos holofotes. Veja todos os detalhes!

“Segunda Chamada”: série da Globo

Sinopse

Em coprodução com a O2 filmes, “Segunda Chamada” mostra a luta de cinco profissionais da educação, que resistem à péssima infraestrutura da escola, ao abandono institucional e à falta de reconhecimento.

Por mais difícil que possa parecer a tarefa dos mestres, a vocação fala mais alto e eles precisam renovar, dia após dia, a fé no trabalho que realizam, enquanto, assim como os alunos, enfrentam obstáculos inesperados.

Protagonistas

O elenco contra com Paulo Gorgulho, no papel do diretor Jaci; Debora Bloch, que interpreta Lúcia, uma professora de Língua Portuguesa e até Hermila Guedes como Sônia, uma mulher determinada que ensina História e Geografia.

Thalita Carauta fica com o papel de Eliete, professora de Matemática sempre alegre, enquanto Silvio Guindane dá vida ao idealista Marco André, professor de Artes da instituição.

Saiba um pouco mais sobre cada um deles:

Jaci (Paulo Gorgulho)

Diretor da escola estadual, Jaci é um homem carismático, charmoso e fanfarrão que, apesar de ter um jeito grosseiro, é querido por todos os professores e alunos da instituição.

Prefere dar conta dos problemas de forma rápida, eficiente e com o mínimo de esforço possível, o que acaba batendo de frente com a postura de Lúcia Helena, por quem é apaixonado e mantém um caso secreto, mesmo sendo casado.

Lúcia Helena (Debora Bloch)

Três anos antes de ser professora no Ensino Noturno, Lúcia dava aula para adolescentes na mesma escola, mas guarda um passado obscuro, que envolve a morte de um dos estudantes.

Durante seu afastamento, a educadora precisou se dedicar aos cuidados do marido Alberto (Marcos Winter) e volta a dar aulas com a promessa de nunca mais, em hipótese alguma, desistir de um aluno.

Sônia (Hermila Guedes)

Sônia leciona em várias escolas ao mesmo tempo e ainda dá aulas particulares para fazer um extra. À noite, está sempre exausta, mal-humorada e sem paciência.

Não acredita mais que possa ser agente de transformação dos alunos, por isso dá uma aula burocrática e toma remédios estimulantes para se manter acordada, o que a torna agressiva algumas vezes.

Eliete (Thalita Carauta)

Decidida, alegre, com muito senso de humor, Eliete mora em uma comunidade perto da escola e tem empatia por seus alunos, por já ter passado pelas mesmas dificuldades que eles na vida. Mãe solteira, ela criou sozinha sua única filha.

A professora não passa a mão na cabeça de ninguém e vende suas muambas para os colegas de profissão a fim de complementar renda. Muito bem resolvida com a sua sexualidade, é uma mulher livre e cheia de vida.

Marco André (Silvio Guindane)

Professor de artes, Marco André nunca teve contato com uma escola pública, onde enfrenta uma realidade muito diferente da vida de classe média alta dos colégios particulares em que deu aula.

O professor é um idealista e, muitas vezes, soa ingênuo quando se coloca diante dos conflitos da escola ou observa as dificuldades enfrentadas por alunos do período noturno.

Elenco de apoio

Além dos protagonistas, “Segunda Chamada” vai contar com participações especiais para ajudar a construir essa história, incluindo o ator Marcos Winter, que viverá um homem com sequelas de AVC.

Também fazem parte do elenco Carol Duarte, Felipe Simas, Raquel Ferreira e Linn da Quebrada, que estreia como atriz na Globo, no papel de Natasha, uma aluna que sofrerá preconceito por ser travesti.

Homenagem

Jaci, Lúcia, Sônia, Eliete e Marco André tentam melhorar as condições de vida dos alunos, de 17 a 70 anos, dentro de uma escola estadual noturna, que se chamará Carolina Maria de Jesus.

O nome escolhido para o local fictício é uma forma de homenagear uma das primeiras e mais importantes escritoras negras do Brasil, conhecida por seu livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, publicado em 1960.

Cenário

“Segunda Chamada” será ambientada em São Paulo, em uma escola abandonada, que servirá de base para a construção do cenário da Estadual Carolina Maria de Jesus.

Por sinal, a locação é uma construção histórica e bastante simbólica para a capital paulista, erguida nos anos 50 para acolher a Escola do Jockey Club de São Paulo.

O local ficou abandonado por mais de 10 anos e não conta com sistema hidráulico ou elétrico. Mesmo para uma escola pública que será deficiente de infraestrutura na ficção, foram necessárias quatro semanas de reforma.

Mensagem

Em “Segunda Chamada”, a educação surge como um vislumbre de esperança e faz a missão dos professores ainda mais urgente: lembrar a todos que nunca é tarde para uma segunda chance.

Por mostrar uma escola noturna, que reúne alunos de todas as faixas etárias em busca de uma condição melhor de vida, a série ainda propõe um debate sobre a transformação social.

Estreia

Depois de mais de quatro meses, as gravações de “Segunda Chamada” chegaram ao fim, mas a nova produção da Globo estreia somente em outubro e promete surpreender pelo realismo com que foi retratada a temática.

“Desde o começo, pensei em gravar ‘Segunda Chamada’ em uma escola de verdade. Para mim, foi muito importante deixar a obra o mais próximo possível da realidade, o que uma locação como esta nos garantiu”, destacou a diretora artística Joana Jabace.

Programação da Globo