O “Mais Você” desta sexta-feira (28) acabou sendo ainda mais emocionante para quem acompanha a atração. Em participação no programa, Renata Capucci não segurou as lágrimas com Ana Maria Braga ao falarem abertamente sobre a doença de Parkinson, com a qual foi diagnosticada há quase 5 anos.
Renata Capucci se emociona com homenagens
Durante a conversa com Ana Maria, a jornalista relembrou o momento difícil em que descobriu o quadro em 2018: “Eu gritava dentro do carro com o meu marido depois de receber o diagnóstico”.
“A gente acha que a gente manda na vida da gente. Aí você recebe uma bigorna dessas na cabeça e passa para a impotência, percebe que você não controla, não manda”, acrescentou, revelando como surgiram os sintomas.
“Nos momentos mais tensos, que são muito comuns na nossa vida no jornalismo, eu sentia minha perna tremendo embaixo da bancada. E eu ficava assim: imagina, 45 anos, burra velha, dei para ficar nervosa!”.
A jornalista caiu no choro ao receber mensagens do marido, Ivo Sternick, que a aconselhou sempre a “tocar o bonde para a frente”, e também das filhas, Lily e Diana, além da irmã.
“Já passamos por muita coisa, quando a gente descobriu que ela estava com esse problema, foi mais um obstáculo que a gente está tendo que superar, acho que a gente vem fazendo isso com muito sucesso”, declarou Ivo.
“A gente acredita que a coisa vá passar, que a gente vai ter uma solução, a ciência vai avançar e a gente vai ter novidades aí para ela. Ela também é um grande exemplo para as meninas. Ela não deixa a peteca cair”.
https://twitter.com/gshow/status/1651955473938038785
A irmã afirmou que Renata continua sendo a pessoa mais forte da família: “O Parkinson só deixou ela mais forte e mais segura daquilo que ela pode e da mulher que ela é”. “Ela não deixa isso afetar o dia a dia dela”, completou a filha.
“É uma mulher que ama o trabalho dela, ama a família dela, ama cozinhar, correr, fazer de tudo. Uma das melhores pessoas que eu conheço e a melhor mãe que eu poderia ter”, acrescentou ainda a mais velha.
https://twitter.com/gshow/status/1651959591188459520
“É difícil não chorar, né, Ana?”, reagiu. “Você sabe que está fazendo a coisa certa quando ouve que é um exemplo de resiliência, de força e de como encarar a vida. Porque a vida te dá muito mais ‘não’ do que ‘sim'”.
A caçula também emocionou. “Minha mãe é uma pessoa muito especial, não sei como ela consegue ter duas filhas, uma cachorra, trabalhar, cozinhar, arrumar, se exercitar e ainda ser alegre e divertida, sempre com um sorriso no rosto”.
https://twitter.com/gshow/status/1651959969623822336
“Essa doença que ela tem, o Parkinson, parece que ela não tem isso. Ela é uma mulher muito trabalhadora. Quando ela quer uma coisa, ela vai atrás e ela consegue, porque ela nunca desiste. Eu sou muito orgulhosa dela”.
“Eu amo tudo o que ela faz e queria dizer: muito obrigada mamãe por tudo mesmo que você já fez por mim, por essa casa, pela escola. Eu te amo muito muito muito muito do fundo do meu coração. Um beijo”.
O que é o Parkinson?
A doença de Parkinson é uma doença neurológica que afeta os movimentos da pessoa. Causa tremores, lentidão de movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio, além de alterações na fala e na escrita.
Apesar de não existir cura para a doença, ela pode e deve ser tratada, não apenas combatendo os sintomas, como também retardando o seu progresso. A progressão é muito variável entre os pacientes.