A nova versão de “Pantanal”, que substitui “Um Lugar ao Sol” no horário nobre, chega às telinhas da Globo a partir do dia 28 de março, trazendo uma nova abordagem de um dos maiores sucessos dos anos 90, focado na trajetória de José Leôncio, agora interpretado por Renato Goés, na primeira fase.
A trama vai acompanhar o maior peão de todos os tempos, que começa de baixo, procurando pelo pai, Joventino (Irandhir Santos), desaparecido depois de um dia de caça, deixando o herdeiro sozinho com o seu império, quando tem início o mistério central da trama, onde outros núcleos também se destacam.
A novela vai ser dividida em duas fases e conta com um elenco de peso. Além de Renato e Irandhir, também veremos famosos como Dira Paes, Leopoldo Pacheco, Camila Morgado, Caco Ciocler, Enrique Diaz, Juliana Paes, José Loreto, Jesuisa Barbosa e Murilo Benício brilharem em seus papeis. Confira quem é quem na nova novela!
Conheça os personagens do remake de “Pantanal”
Primeira fase
Fazenda Leôncio
Joventino Leôncio (Irandhir Santos)
Joventino (Irandhir Santos) faz seu nome tangendo boiadas pelos sertões deste país, realizando tudo com maestria, o que faz com que seja tido como o maior entre todos os peões. Homem justo, honesto e pai carinhoso, que sonha em começar uma criação de gado com tudo à sua maneira, desfrutando da jornada até o seu objetivo.
José Leôncio (Drico Alves/ Renato Góes/ Marcos Palmeira)
Criado no lombo do cavalo de seu pai, Joventino, José Leôncio conhece a vida e é talhado para ela em meio à peonada, tendo perdido a mãe muito cedo, mas sempre disposto a seguir os valores que aprendeu em casa. Tudo muda com o desaparecimento do pai, que abre feridas em seu íntimo, não conseguindo dar total suporte aos herdeiros, Jove (Jesuíta Barbosa), Tadeu (José Loreto) e José Lucas de Nada (Irandhir Santos).
Quim (Chico Teixeira)
Tem a língua maior que a boca e o olho maior do que a barriga. Quim (Chico Teixeira) é amigo inseparável de Tião (Fabio Neppo) e José Leôncio, faz comentários quase sempre impertinentes e quase sempre é repreendido pelos amigos ao redor. Vai ser um apoio fundamental após o desaparecimento de Joventino.
Tião (Fabio Neppo)
Fabio Neppo dá vida para Tião, filho da liberdade como todo peão, que suporta um perrengue como ninguém. É para os patrões muito mais do que um mero criado, devido ao seu humor único, além do fato de nunca ter medo de se arriscar: de partir em comitiva, de sair em bagualhadas e viver entre as modas cantadas e os casos contados.
Filó (Leticia Salles/ Dira Paes)
Filó (Leticia Salles/ Dira Paes) surge grávida de Tadeu (José Loreto) na fazenda de José Leôncio, onde passa a viver como empregada, mesmo que todos saibam que sempre foi mais do que isso. Os caminhos da personagem se cruzam com os do patrão depois se ser expulsa de casa pela mãe. É uma mulher muito religiosa.
Mansão Novaes
Antero Novaes (Leopoldo Pacheco)
Antero (Leopoldo Pacheco) é um bon-vivant, dissimulado, educado e sagaz, que, apesar de não ser íntegro, é totalmente honesto. É herdeiro de uma família tradicional da alta sociedade, casado com Mariana (Selma Egrei), com quem tem duas filhas, Madeleine (Bruna Linzmeyer/ Karine Teles) e Irma (Malu Rodrigues/ Camila Morgado).
Mariana Braga Novaes (Selma Egrei)
Intuitiva, observadora e perspicaz são as características usadas para definir Mariana (Selma Egrei), esposa do Antero, muito atenta em tudo, sempre prevendo o que pode acontecer. Afeita à vida em meio à alta roda, demonstra uma personalidade controladora e moralista, sem se tornar hipócrita.
Irma Novaes (Malu Rodrigues/Camila Morgado)
Irma Novaes, que será interpretada por Malu Rodrigues e Camila Morgado, mais para a frente, vive uma vida sem grandes emoções, sendo submetida às regras da mãe, Mariana, sem liberdade para muita coisa além de obedecer. Cresce abalada pela repulsão que sofreu desde a infância e, diferente da irmã, a primogênita procura nunca rebater a matriarca.
Madeleine Novaes (Bruna Linzmeyer/Karine Teles)
Mais uma herdeira dos Novaes, Madeleine (Bruna Linzmeyer/ Karine Teles) arrebata corações por onde vai e tem sempre a mãe, Mariana, como sua guarda costas. Quase que o oposto da irmã, não dá a mínima para as regras que a mãe tenta ditar, fazendo de tudo para provocá-la e tendo no pai seu principal aliado.
Gustavo (Gabriel Stauffer/Caco Ciocler)
De uma tradicional família carioca, Gustavo (Gabriel Stauffer/Caco Ciocler) se casa com Madeleine. Trabalha como mestre em análise comportamental, tendo o equilíbrio e a lucidez que faltam na esposa. Por mais que seja capaz de analisar com profundidade todos à sua volta, não encara seus problemas de frente.
Tapera
Gil (Enrique Diaz)
Sujeito simples e analfabeto, com um jeito brando de ser, Gil (Enrique Diaz) é um homem honesto e muito decente, tendo se tornado um ótimo marido para Maria Marruá (Juliana Paes), com quem divide a vida. Os dois fogem para o Pantanal depois que o rapaz comete um crime e tentam reconstruir a vida na região.
Maria Marruá (Juliana Paes)
Personagem inesquecível de “Pantanal”, Maria Marruá passa a ser interpretada por Juliana Paes no remake. Esposa dedicada, dócil e servil, leva uma vida sem luxo, mas se considera feliz. Fica desolada ao ter que enterrar os três filhos que teve e chega ao local sem esperança alguma. Ao engravidar de Juma (Alanis Guillen), recebe a filha com ar de maldição, se separando dela por opção.
Mais personagens
Velho do Rio (Osmar Prado)
Ponto de contato entre o mundo físico e espiritual, o Velho do Rio (Osmar Prado) é um encantador, uma espécie de guardião do Pantanal, que apresenta-se vezes em forma de gente, vezes em forma de sucuri, a maior de todas da região, o que permite saberem com propriedade que se trata do rapaz.
Eugênio (Almir Sater)
Eugênio (Almir Sater) é como o Velho do Rio, uma figura encantada, mítica, uma entidade que abriga aquela planície alagada, responsável por guiar a chalana. O propósito é muito forte: carregar as almas, eliminar o mal, purificar e trazer vida nova, preservando o equilíbrio daquele paraíso.
Segunda fase (entram mais personagens)
Fazenda Leôncio
Tadeu (José Loreto)
O personagem de José Loreto é um sujeito muito simples e rudimentar, sem grandes ambições, que sabe aproveitar o melhor da vida. Quando ainda era pequeno, troca os estudos pela garupa do padrinho, José Leôncio, tangendo a boiada junto com ele. Mesmo quando Zé descobre ser pai do rapaz, nada muda no tratamento da fazenda.
Tibério (Guito)
Tibério (Guito) é muito maduro e valoriza a palavra das pessoas, o que o leva a assumir o posto de capataz da fazenda mais importante de José Leôncio, se tornando uma espécie de guardião, permitindo ao patrão se afastar do Pantanal pelo tempo que for necessário sem medo do que irá encontrar ao retornar. Na ausência de Zé, a palavra de Tibério é lei.
Trindade (Gabriel Sater)
Trindade, vivido por Gabriel Sater, é violeiro antes de ser peão, pingando de fazenda em fazenda, trabalhando sempre em troca de provisão e guarita, até o dia em que bate na fazenda de José Leôncio, ganhando abrigo por comoção de Tibério, até que revela ter o dom de fazer previsões, sendo convidado para ficar junto aos peões.
Levi (Leandro Lima)
Levi (Leandro Lima) vai trabalhar na fazenda de José Leôncio para conquistar espaço como peão, acreditando que pode ser maior do que o patrão, já que a ambição não tem limites para esse personagem. Apesar de não ser totalmente leal, ou permanecer na fazenda por gostar, o peão sabe a hora de abaixar a cabeça e ouvir, permanecendo em constante progresso.
José Lucas de Nada (Irandhir Santos)
Fruto de uma relação secreta de José Leôncio com uma prostituta, José Lucas é batizado “de nada” por ter o pai desconhecido. Cresce determinado, conquistando as coisas sem aceitar nada de mão beijada, aprendeu o ofício de peão e saiu, em companhia de parte da família, para ganhar o mundo como caminhoneiro.
Ari (Claudio Galvan)
Ponte entre a fazenda do Pantanal e o mundo, Ari (Claudio Galvan) opera o rádio pelo qual as informações vão e vêm até a fazenda de José Leôncio, diretamente de Campo Grande. Tudo pelo fato de Zé querer preservar o território e seu funcionamento nos moldes arcaicos do pai. É também o piloto que leva e traz o patrão de suas fazendas quando os negócios começam a crescer.
Mansão Novaes
Jove (Jesuita Barbosa)
Inteligente e irreverente, Jove (Jesuíta Barbosa) nasceu no Pantanal, mas parece mais carioca. Filho de Madeleine com José Leôncio, é levado ainda bebê para o Rio de Janeiro, indo até o paraíso só para conhecer o pai, quando acaba encantando por Juma (Alanis Guillen), que faz com que reencontre suas raízes naquela terra.
Nayara (Victoria Rossetti)
Cheia de vida e sem juízo nenhum, Nayara (Victoria Rossetti) chama atenção por onde passa, se apaixonando logo por Jove, na mesma medida em que o carioca perde o interesse por ela, devido seu jeito superficial, ficando ainda mais obcecada por ele quando descobre que o recém-chegado é filho de Madelaine.
Zaquieu (Silvero Pereira)
Zacquieu (Silvero Pereira) é o mordomo de Mariana, para lá de alto astral, que já teve uma vida bem difícil. É contratado quando a família Novaes passa por dificuldades financeiras, mas se sente muito realizado, reagindo com delicadeza às adversidades da elite que fazem parte da vida dos patrões.
Tapera
Juma Marruá (Alanis Guillen)
Filha de Gil e Maria Marruá, Jumá, interpretada por Alanis Guillen, cresce sob os cuidados da mãe, herdando a forma selvagem e visceral de viver, além dos hábitos, as artes da caça e a capacidade de não depender de ninguém para nada. Suas convicções são colocadas à prova quando Jove é colocado em seu caminho, com direito a um empurrãozinho, do Velho do Rio.
Muda (Bella Campos)
Muda (Bella Campos) vai ao Pantanal para fazer justiça pela morte do pai, assassinado por Gil, quando ela ainda era bebê. Perde a voz quando Maria Marruá a surpreende espreitando a tapera, contando com a compaixão de Maria e Juma para se manter viva, mesmo depois que um dos capangas mata Gil, a fazendo repensar a necessidade da vingança.
Núcleo Tenório
Tenório (Murilo Benício)
O personagem de Murilo Benício, que também entra só na segunda fase, vem do Paraná para o Pantanal com um passado que prefere esconder. Casado com Maria Bruaca (Isabel Teixeira), é um sujeito frio, arrogante, racional, que esconde uma outra família. Para os que convivem de perto, Tenório é também homem moralista, retrógrado, conservador e preconceituoso.
Maria Bruaca (Isabel Teixeira)
Maria (Isabel Teixeira) é mulher feita, madura e maltratada, tanto pela vida quanto pelo marido, Tenório, sofrendo nas mãos dele. É muito apegada na filha, Guta (Julia Dalavia), sofrendo quando a garota decide ir para São Paulo estudar, já que é, visivelmente, um fardo para o marido, se sentindo muito sozinha sem a herdeira
Guta (Julia Dalavia)
Interpretada por Julia Dalavia, Guta parte para São Paulo para estudar, como já adiantamos, mas retorna ainda mais livre e independente, uma mulher à frente do seu tempo, que deixa a mãe radiante ao pisar novamente no Pantanal, mas o pai desconfia de suas intenções, já que a garota acaba descobrindo sobre a família secreta na capital paulista, se apaixonado pelo próprio irmão.
Alcides (Juliano Cazarré)
Alcides (Juliano Cazarré) é capataz de Tenório, mas que guarda um bom coração, por baixo da sua casca grossa e maltratada pela vida. Muitas vezes, luta contra seus instintos para tentar ser um homem decente, mas o motivo pelo qual chega ao Pantanal não é conseguir trabalho, mas sim justiça. Acaba se apaixonando por Guta, mas nunca é correspondido, se tornando alvo do desejo de Maria Bruaca, para o seu desespero.