Quem é quem em “Nos Tempos do Imperador”: compare atores e figuras históricas

Próxima novela inédita das 18 da TV Globo, “Nos Tempos do Imperador” é baseada em fatos reais da história brasileira. A produção fala sobre escolhas, sacrifícios, batalhas, vitórias e derrotas. E, claro, grandes paixões.

Ambientada no Rio de Janeiro, a trama de época se desenvolve em um Brasil que ainda busca sua identidade e acompanha momentos importantes da vida do Imperador Dom Pedro II (Selton Mello), da Imperatriz Teresa Cristina (Letícia Sabatella) e de Luísa, a Condessa de Barral (Mariana Ximenes), além de outros personagens.

Curioso para saber como algumas das principais figuras históricas do país foram retratadas no folhetim de Alessandro Marson e Thereza Falcão? Confira abaixo!

Quem é quem em “Nos Tempos do Imperador”

Selton Mello é Dom Pedro II

Um dos personagens mais importantes da história do Brasil, Dom Pedro II precisou assumir cedo a responsabilidade com a política. Com apenas cinco anos, dois dias após a volta de seu pai, Dom Pedro I, para Portugal – com o intuito de disputar a coroa portuguesa –, tornou-se Imperador do Brasil sob regência.

Dom Pedro II teve uma formação muito focada em alta cultura, ciência e tecnologia. Aos 14 anos, com a Lei da Maioridade, foi declarado apto a assumir a coroa. Muito jovem e sem os pais presentes, precisou amadurecer rápido e aprendeu que, antes de pensar em si mesmo, deveria colocar o país à frente de seus sonhos.

Letícia Sabatella é Teresa Cristina

Teresa Cristina casou-se com Dom Pedro II por procuração. O casamento dos dois é fruto de um acordo político com a Casa Dinástica Europeia de Bourbon, visando garantir a sucessão ao trono. Juntos, são pais de Leopoldina e Isabel (na novela interpretadas por Bruna Griphao e Giulia Gayoso, respectivamente).

Conhecida por sua paciência, bondade, generosidade e simplicidade, Teresa Cristina luta ao lado de Pedro II por um país mais justo, igualitário, com oportunidades na educação e nas artes para toda a população. No entanto, a dupla enfrenta um caminho cheio de obstáculos.

Mariana Ximenes é Luísa, a Condessa de Barral

Luísa, a Condessa de Barral, é baiana, casada com Eugênio (Thierry Tremouroux) e mãe de Dominique (Thor Becker). É uma mulher moderna, empoderada e foi educada na Europa, por isso, domina diversos assuntos e sabe muito bem aonde quer chegar.

A convite de Pedro II, Luísa se torna a preceptora das princesas Isabel e Leopoldina. Honrada e orgulhosa do pedido, a moça começa a preparar a mudança da família para a Corte. Mas o encontro com o Imperador acaba mudando o rumo de sua vida.

Roberto Birindelli é General Solano López

Em uma de suas viagens pelo Brasil, Pedro II recebe a visita de Solano López, comandante das tropas do Paraguai. O militar invade o Brasil sem anunciar e pede a mão da princesa Isabel em casamento. Seu objetivo é selar um acordo entre Paraguai e Brasil contra a Argentina e o Uruguai.

O encontro assusta o Imperador, que logo decide voltar ao Rio de Janeiro para pedir o apoio do Congresso na formação de um exército – já que sentiu a ameaça nas palavras de Solano ao negar seu pedido, e teme um possível ataque ao Brasil.

Giulia Gayoso é Isabel

Isabel é a mais velha das irmãs, sendo a mais responsável da dupla. A jovem é uma grande admiradora de Luísa.

Ao lado de Leopoldina, é preparada por Pedro II para assumir as responsabilidades de membros da família real.

Bruna Griphao é Leopoldina

A mais nova das princesas, Leopoldina é impetuosa e acabará sofrendo um baque ao longo da trama de “Nos Tempos do Imperador”.

Ao lado da irmã, tem uma educação rígida e se prepara para assumir as responsabilidades da família real.

Mais sobre TV