Nos próximos capítulos da reta final de “Gênesis”, Judá (Thiago Rodrigues) vai engravidar a própria nora, Tamar (Juliana Xavier), depois que sua mulher, Muriel (Rhaisa Batista), e os filhos morrem por decisão de Deus. Perdendo toda a sua família, o rapaz vai ter um grande presente ao reencontrar José (Juliano Laham). Saiba o que acontece no final, segundo a bíblia!
O que acontece com Judá no final de “Gênesis”
Os registros bíblicos explicam exatamente aquilo que vai acontecer em “Gênesis”. Judá perde toda a sua família após uma interferência divina. “Er, o primogênito de Judá, era mau aos olhos do Senhor, por isso o Senhor o matou”. (Gn. 38:7).
No primeiro livro sagrado, Judá sugere ainda que Onã (Caio Veagati) tome a mulher do irmão para continuar a descendência, o que também se revela um fiasco. “Então disse Judá a Onã: Toma a mulher do teu irmão, e casa-te com ela, e suscita descendência a teu irmão”. (Gn. 38:8).
Judá sugere que Tamar vá, viúva, para a casa do pai, esperando até que Selá (Guilherme Seta) seja grande. A protagonista fica desesperada com a possibilidade de ficar para trás, sem família, optando por se disfarçar para seduzi-lo.
O hebreu vai desistir de vingança e Tamar descobre que está grávida de gêmeos. Os registros bíblicos confirmam que os bebês nasceram com saúde. Um deles levou o nome de Perez e o outro de Zerá.
Quando a fome assola o mundo todo, Judá vai, junto dos irmãos, até o Egito, seguindo ordens de Jacó (Petrônio Gontijo). Benjamin (Marcus Bessa) é o único que fica, já que se torna o protegido do pai, não sendo obrigado a ir atrás de mantimentos.
Nas terras egípcias, o grupo é surpreendido por José, que logo os reconhece. Para rever o caçula e confirmar que o pai ainda vive, o líder os torna prisioneiros, acusando-os de serem farsantes, pedindo que voltem com Benjamin para provar sua verdade.
Jacó vai mostrar muita resistência, mas é Judá quem o convence a ceder, prometendo responsabilidade sobre Benjamin. “Se eu não o trouxer, e não o puser perante a tua face, serei réu de crime para contigo para sempre”. (Gn. 43:9)
Assim que o caçula vai com eles, José prepara um verdadeiro banquete e cria coragem pra se revelar diante dos irmãos, que ficam muito emocionados, especialmente Judá, devido aos acontecimentos do passado. O reencontro vai ser cheio de lágrimas.
Depois, José ordena que arrumem a mala e busquem Jacó, se mudando para o Egito, onde herdam as melhores terras. Quase sem acreditar que José está vivo, o pastor parte com todos os seus descendentes, incluindo Tamar, ganhando um encontro emocionado com o filho, que nunca mais deixa faltar nada.
Ao todo, Jacó vive 17 anos no Egito ao lado dos filhos, mas adoece depois. Instruindo-os sobre como gostaria de ser enterrado, o pastor ainda faz uma última previsão, que sela o destino de cada filho e se comprova adiante, segundo a bíblia.
O pastor consegue prever que, apesar de ter passado tantas perdas, Judá vai se tornar poderoso, fazendo todos os irmãos se curvarem diante dele, além de destruir todos os inimigos em seu caminho. Jacó vai chamá-lo carinhosamente de “leãozinho”.