Psicóloga gera debate sobre psicopatia ao analisar Jô e Fabiana em “Dona do Pedaço”

por | set 12, 2019 | Televisão

A psicóloga Ana Beatriz Barbosa participou do “Mais Você” para falar sobre a personalidade dos protagonistas de “A Dona do Pedaço” e gerou um debate ao analisar o comportamento de Fabiana (Nathalia Dill) e Josiane (Agatha Moreira).

De acordo com a especialista, Josiane não é psicopata, conforme dito por Linda (Rosamaria Murtinho) a Maria da Paz (Juliana Paes) na novela, mas sim Fabiana, que apresenta alguns traços do transtorno de personalidade. Entenda!

Psicóloga analisa psicopatia em “A Dona do Pedaço”

A psicopatia é um transtorno de personalidade, no qual existe excesso de razão e ausência de emoção, causada por uma anomalia no funcionamento do córtex orbitofrontal no cérebro, que impede o indivíduo de ter sentimentos de compaixão e empatia.

Segundo a psicanalista Júlia Bárány, formada pela Sociedade Brasileira de Psicanálise Integrativa, a psicopatia é determinada desde o nascimento e o portador do transtorno reconhece que é diferente e se sente superior aos outros.

Por serem incapazes de sentir emoções, os psicopatas, que usam máscaras para conviver em sociedade, buscam prazer no sofrimento do outro e conseguem tirar vantagem em quase todas as ocasiões, mesmo que precisem cometer um crime para isso.

Na visão da psicóloga Ana Beatriz Barbosa, convidada do “Mais Você”, apesar de ter atitudes de um psicopata, Josiane é apenas uma mau-caráter, podendo até passar por uma redenção em “A Dona do Pedaço”.

“Ela tem atitudes muito maldosas, que um psicopata faria, mas a Jô é muito impulsiva, ela é muito raivosa, ela é muito atabalhoada e, caso ela fosse psicopata de fato, ela tinha feito o Régis matar a mãe. Ela era mais racional, porque ela era herdeira única”.

É válido ressaltar que um psicopata procura prazer na tortura física, psicológica e emocional de suas vítimas, planejando cada um de seus passos e manipulando as pessoas ao redor, diferente de Jô, que agiu movida pelo impulso no assassinato de suas vítimas.

Para a surpresa dos telespectadores que acompanham a novela, Ana Beatriz aponta que Fabiana, a outra grande vilã da trama, pode ser a verdadeira psicopata. “A Fabiana sim. Ela é milimétrica, ela guarda as provas, ela vê quem vai trazer”.

Inclusive, a psicóloga ressalta que a essência de Fabiana é ruim, o que justificaria os traços de psicopatia e a frieza da vilã até com as pessoas ao seu redor, como Vivi Guedes (Paolla Oliveira).

“Ela chega a gozar das pessoas. Ela fala que veio do convento com aquela frieza. Ela chega a oferecer o namorado para o Agno. Ela não gosta do Rock, ela gosta do sexo que ele oferece. Ela não tem empatia, é completamente racional”.

Debate do público nas redes sociais

As percepções da psicóloga Ana Beatriz Barbosa ganharam força na web e geraram um debate entre os telespectadores que acompanham a trama de Walcyr Carrasco.

Muitos ficaram intrigados pelo fato de Josiane não ser considerada uma psicopata, visto que a vilã se destaca pela frieza com que mata suas vítimas, além do ódio por Maria da Paz.

Porém outros reconhecem que Fabiana, apesar de ter sido criada em um convento, não possui empatia pelos outros, poderia mesmo ser a verdadeira psicopata de “A Dona do Pedaço”.

Confira a repercussão:

https://twitter.com/doj4e/status/1171931115776598016

“A Dona do Pedaço”