Tudo tem um início, inclusive esse negócio viciante chamado série de TV! Para chegar até os dias de hoje, com um menu composto por centenas de opções, foi preciso dar o pontapé inicial. E os primeiros seriados surgiram na década de 40 do século passado, na Inglaterra e nos Estados Unidos.
Primeira série de TV
Percebeu que falamos na Inglaterra, né? É porque foi em terras britânicas que estreou a primeira série de TV da história. Ela se chamava “Pinwright’s Progress” (O Progresso de Pinwright) e girava em torno das confusões envolvendo um dono de uma loja de departamento, seus funcionários atrapalhados e um odiado concorrente.
A série, ao estilo “sitcom” (comédia) era filmada ao vivo em um teatro e transmitida pela BBC. A estreia ocorrem em novembro de 1946 e o final foi transmitido dez episódios depois, em maio do ano seguinte.
Infelizmente, não existem mais imagens da série, apenas algumas raras fotos.
A primeira americana
A primeira série de TV dos Estados Unidos, o grande polo produtor deste tipo de arte, foi lançada em novembro de 1947.
Também no formato “sitcom”, se chamava “Mary Kay and Johnny” e girava em torno de Mary Kay e Johnny Stearns, artistas que eram casados na vida real.
Também não existem imagens disponíveis de “Mary Kay and Johnny”, mas você pode conferir abaixo a promo do primeiro episódio de “I Love Lucy”, em inglês, que foi transmitido no dia 15 de outubro de 1951. Quanto tempo!
Saudades: 5 séries que gostaríamos de rever como se fosse a primeira vez