Orival Pessini, criador do Fofão, morre aos 72 anos. Relembre a trajetória do artista

Morreu, na madrugada desta sexta-feira (14), o ator e humorista Orival Pessini. O artista ficou conhecido por criar grandes personagens, como Fofão e Patropi, que marcaram a infância de muitas gerações.

Empresário e amigo de Orival, Alvaro Gomes deu a triste notícia em seu Facebook: “Perdemos hoje as 4 horas da manhã um grande artista, Orival Pessini, uma pessoa que trouxe alegria a varias gerações com seu humor adulto ou para as crianças com o Fofão”. Aos 72 anos, o ator sofria com câncer no baço.

O velório e o enterro de Pessini serão na tarde desta sexta-feira, às 17h, na sala 10 do cemitério Gethsêmani, na Vila Sônia, em São Paulo.

A história de Orival Pessini, o Fofão

Nascido em Marília, no interior de São Paulo, Pessini começou a carreira no teatro amador. Sua estreia na TV se deu em 1963 no programa infantil “Quem conta um conto”, da TV Tupi. Na Rede Globo, alcançou o sucesso com os personagens Sócrates e Charles, do “Planeta dos Homens” (1976-1982). 

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=578095328971417&set=a.369113753202910.81391.100003128648704&type=3&theater

Seu maior legado, porém, foi criado em 1983. O personagem Fofão apareceu pela primeira vez no “Balão Mágico” (Globo), programa que marcou os anos 80. Um alienígena atrapalhado com bochechas avantajadas conquistou crianças de muitas gerações e seu sucesso extrapolou o programa que lançou Simony e Jairzinho.

Três anos depois, com o fim da atração, Orival levou Fofão com ele para a TV Bandeirantes, onde comandava a “TV Fofão”, programa diário.

E foi na nova casa que Orival Pessini criou outro grande personagem: Patropi. O hippie surgiu em 1988 na “Praça Brasil” (Band), mas também participou de “A Praça É Nossa” (SBT), da “Escolinha do Professor Raimundo” (Globo) e da “Escolinha do Barulho” (Record).

Era o próprio artista quem fazia as máscaras que látex que marcaram seus personagens na TV.

Um dos últimos trabalhos de Pessini foi em “Carrossel – o filme”, lançado em 2015 e inspirado no remake da novela infantil que fez muito sucesso no SBT. Um ano antes, ele apareceu na TV como o padre José em “Amores Roubados”, minissérie da Globo com Isis Valverde, Cauã Reymond e Patricia Pillar.

Homenagens a Orival Pessini

Gugu Liberato, que trabalhou com Orival na “Escolinha do Barulho”, postou uma homenagem ao artista.

https://www.instagram.com/p/BLireBbAI2n/Simony, que surgiu na TV ao lado de Fofão, também deixou uma mensagem para o artista: “Descanse em paz”.