O que acontece com a comida que sobra no “MasterChef”: desperdício é sempre evitado

Uma dúvida comum de quem acompanha as temporadas do “MasterChef Brasil” é o que acontece com a comida que sobra em cada programa. A produção visa conter o desperdício, mas somente os alimentos que não foram degustados pelos jurados podem ser redistribuídos para instituições carentes. Saiba mais!

O que acontece com a comida que sobra no “MasterChef?”

No reality gastronômico mais popular entre a audiência, os cozinheiros devem se aventurar em várias provas, cada uma com ingredientes específicos, que são utilizados somente no preparo daquela receita.

O público já notou várias vezes que, mesmo quando finalizam determinado prato, muitos alimentos dos competidores permanecem sem utilidade na bancada, mas todos acabam sendo destinados ao combate à fome.

Mercado do reality
Melissa Haidar/Band

Os produtos que não forem usados pelos cozinheiros nas dinâmicas em questão são re-embalados e doados para instituições de caridade. A maioria vem do mercadinho próprio que possuem nos estúdios.

Por outro lado, os únicos que podem comer os pratos produzidos e finalizados pelos cozinheiros são os jurados. Geralmente, a porção já vem em pouca quantidade, evitando um pouco do impacto caso não seja consumida.

Erick Jacquin prova receita de competidora no
Melissa Haidar/Band

Caso os chefs não comam tudo que veio do cozinheiro, o prato em questão, que entra em contato com a saliva deles por meio dos talheres, acaba sendo completamente descartado pela produção nos bastidores do reality.

“MasterChef” na Band