Novelas que mais deram audiência: de “O Rei do Gado” a “Roque Santeiro”

A história de sucesso da teledramaturgia da Rede Globo já comemora mais de 50 anos de trabalho. Porém, nem mesmo os avanços tecnológicos ou o aumento no número de novelas na grade da programação da emissora, consegue fazer com que os enredos atuais conquistem tantos pontos de audiência como há alguns anos atrás. Com mais concorrência de outras mídias eletrônicas, as novelas modernas dificilmente alcançam tantos telespectadores como antigamente. A seguir, conheça as novelas que mais deram Ibope na TV:

Novelas de maior sucesso em audiência

Senhora do Destino

A trajetória da retirante Maria do Carmo (Susana Vieira) e sua rival Nazaré Tedesco (Renata Sorrah) atingiu uma média de 50,4 pontos e 73,7% de participação nos televisores ligados quando foi exibida entre 2004 e 2005. Este ano é a segunda vez que o folhetim de sucesso é reprisado.

O Rei do Gado

O enredo de Benedito Ruy Barbosa se tornou a novela das 21h que mais fez sucesso desde 1996, atingindo uma média de 52 pontos. Tendo entre protagonistas os atores Antônio Fagundes e Raul Cortez, a trama contava a história da disputa entre os Mezenga e os Berdinazzi.

Vale Tudo

Escrita por Gilberto Braga, a novela teve mais de 200 capítulos permanecendo por quase um ano no ar. Exibida em 1988, a trama abordava a temática: até que ponto vale a pena ser honesto no Brasil?. “Vale Tudo” encerrou seus trabalhos com 56 pontos de média geral.

Fera Ferida

A novela foi exibida em 1993 e tinha como elenco Giulia Gam, Edson Celulari, Susana Vieira, Tarcísio Meira, Cássia Kis Magro, Cláudio Marzo, Joana Fomm, José Wilker e Lima Duarte. Foi escrita por Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn e conquistou audiência fiel de 56 pontos.

Pedra Sobre Pedra

Exibida em 1992, a novela fez muito sucesso quando foi exibida e conquistou média de 57 pontos de audiência. O folhetim nordestino tinha como casal protagonista Adriana Esteves e Maurício Mattar, filhos de famílias inimigas, e ainda a participação de Fábio Júnior, como o fotógrafo conquistador Jorge Tadeu.

Rainha da Sucata

Escrita por Silvio de Abreu em 1990, a novela conseguiu reunir comédia, drama e romance e foi um verdadeiro sucesso atingindo 59 pontos. Regina Duarte interpretava quase que uma “releitura da viúva Porcina”.

Renascer

Benedito Ruy Barbosa conseguiu colocar no ranking mais uma novela entre as maiores audiências na história da emissora. A saga de José Inocêncio conquistou incríveis 60 pontos de audiência, números inimagináveis hoje em dia para televisão brasileira.

O Salvador da Pátria

Lauro Cesar Muniz escreveu a terceira novela de maior audiência da história da televisão brasileira! Exibida em 1989, “O Salvador da Pátria”, de Sassá Mutema (Lima Duarte), registrou incríveis 62 pontos de audiência.

Globo

Tieta

A novela foi escrita por um trio de muito sucesso: Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn. A protagonista Tieta era interpretada por Betty Faria no ano de 1989, consolidando 63 pontos para a trama.

Roque Santeiro

A campeã de audiência Roque Santeiro atingiu os surpreendentes 67 pontos e nunca foi superada por nenhuma outra novela. Com ela, Aguinaldo Silva acumula quatro tramas no ranking das maiores audiências. Escrita em parceria com Dias Gomes, é baseada na peça de teatro “O Berço do Herói” do próprio autor. Em seu último capítulo, a novela chegou a bater 95 pontos e atingir a marca de três dígitos de pico ao alcançar os 100 pontos de audiência.

Histórias de amor da telinha