Com inspiração no universo criado pela escritora Jane Austen, a nova novela das seis, “Orgulho e Paixão”, reúne personagens de algumas das principais obras da autora inglesa, cujo título mais famoso é “Orgulho e Preconceito”, publicado originalmente em 1813. Mas além desse, outros livros também entram na trama. Compare o elenco.
“Orgulho e Preconceito”
Nathalia Dill e Thiago Lacerda são os protagonistas da história, e interpretam uma espécie de releitura de Elizabeth e Mr. Darcy, criados por Austen.
Mr. Darcy (Matthew MacFadyen) e Darcy (Thiago Lacerda)
Elizabeth Bennet (Keira Knigthley) e Elisabeta Benedito (Nathalia Dill)
Adaptado para o cinema em 2005, “Orgulho e Preconceito” conta a história de Elizabeth Bennet, que vive com a família em uma área campestre inglesa. Pressionada a encontrar um parceiro e se casar, por ser uma das mais velhas de suas irmãs, Elizabeth conhece Sr. Darcy, por quem acaba se apaixonando, apesar das diferenças.
Mrs. Bennet (Brenda Blethyn) e Ofélia Benedito (Vera Holtz)
Mr. Bennet (Donald Sutherland) e Felisberto Benedito (Tato Gabus Mendes)
Mary Bennet (Talulah Riley) e Mariana Benetido (Chandelly Braz)
Jane Bennet (Rosamund Pike) e Jane Benedito (Pamela Tomé)
Catherine Bennet (Carey Mulligan) e Cecília Benedito (Anaju Dorigon)
Lydia Bennet (Jena Malone) e Lídia Benedito (Bruna Griphao)
Charles Bingley (Simon Woods) e Camilo (Maurício Destri)
“Emma”
O romance de 1815 conta a história de Emma Woodhouse, uma garota inglesa rica, cuja principal diversão é brincar de casamenteira, unindo as pessoas que estão a sua volta e dando conselhos amorosos. Até descobrir que ela mesma tem muitos problemas para lidar com o amor. A obra foi adaptada para o cinema em 1996, com Gwyneth Paltrow (“O Amor é Cego”) no papel principal.
Emma (Gweyneth Paltrow) e Ema Cavalcante (Agatha Moreira)
Mr Knightley (Jeremy Northam) e Jorge (Murilo Rosa)
“Lady Susan”
Escrito em 1794 e publicado só em 1871, “Lady Susan” conta a história de uma mulher viúva, conhecida por ser uma grande sedutora e manipuladora. Susan é mãe de uma adolescente de 16 anos, a quem desdenha e quer despachar para um marido rico logo. A história foi adaptada para o cinema em 2016 com o título “Amor & Amizade”.
Lady Susan (Kate Beckinsale) e Susana (Alessandra Negrini)
“Razão e Sensibilidade”
A história narra as aventuras e relacionamentos das irmãs Elinor e Marianne Dashwood. Para a novela, um personagem secundário do romance é que representa “Razão e Sensibibilidade”: o coronel Brandon, interpretado no cinema por Alan Rickman (o Snape, de “Harry Potter”), é um fiel amigo das protagonistas.
Coronel Brandon (Alan Rickman) e Coronel Brandão (Malvino Salvador)
Novelas atuais
- “O Outro Lado do Paraíso” é a “Revenge” brasileira por 7 razões
- “Malhação: Viva a Diferença” dá lição sobre quebra de estereótipos
- Inácio em “Tempo de Amar”: 10 erros mostram que ele não merece Vitória