Novela inspira campanha da Globo contra violência doméstica com mulheres reais

A nova novela das 21h da Globo, “O Outro Lado do Paraíso”, retratará a violência doméstica em vários núcleos, inclusive o principal. Já nos primeiros capítulos, o público viu Clara (Bianca Bin) sofrer nas mãos do marido, Gael (Sérgio Guizé), na própria noite de núpcias. A agressividade do personagem só irá piorar ao longo da trama.

Além da ficção, a emissora trará o tema para a vida real em uma campanha online de conscientização da plataforma “REP: Repercutindo Ideias”.

Campanha da Globo contra violência doméstica

Gshow

A ação faz parte do setor de Responsabilidade Social da Globo, que já possui um espaço para vídeos, com depoimentos dos mais diversos temas. Por conta da novela, veio a decisão de abrir espaço para discutir a violência doméstica com mulheres reais, que compartilham suas histórias e aumentam a luta pela defesa de direitos.

Segundo Beatriz Azeredo, diretora de Responsabilidade Social da Globo, a iniciativa veio em parceria com a ONU Mulheres, com o objetivo de ampliar essa discussão. “A taxa de feminicídios no Brasil é a quinta maior do mundo. Não podemos ficar indiferentes; queremos abrir espaço para que mulheres contem suas histórias, para que se fale na prevenção da violência e nessa grave violação de direitos”, declarou, em nota.

Globo

Serão 10 depoimentos, de mulheres que sofreram a violência, presenciaram situações familiares ou que lutam em organizações contra a violência doméstica. Os vídeos só serão exibidos nas redes sociais da Globo na internet, sem vínculo com a televisão, e em datas aleatórias, para que os temas dos depoimentos coincidam com o que está sendo mostrado na novela.

O primeiro vídeo foi divulgado no dia 24 de outubro, e traz a história de Amanda Carvalho. Aos 17 anos, ela viu o pai atear fogo na mãe, e na tentativa de salvá-la, sem sucesso, a jovem teve 57% do corpo queimado. Ela conta como era presenciar o relacionamento dos dois, e o desfecho triste desse caso, na tentativa de mostrar que muitas coisas podem acontecer dentro da casa de qualquer pessoa.

Globo

Enquanto isso, em “O Outro Lado do Paraíso”, Clara passará por situações complicadas ao lado de Gael, que começa a demonstrar comportamentos agressivos após o casamento. Ela só conseguirá se livrar dele quando a sogra, Sophia (Marieta Severo), a prende em uma clínica psiquiátrica durante dez anos, para conseguir explorar as esmeraldas nas terras da moça. 

Mais sobre a novela