Não há como negar que a minissérie “Anos Dourados” marcou época: a produção de 1986, estrelada por Malu Mader e Felipe Camargo, repercutiu temas bem sensíveis para a época, como valores conservadores e repressão sexual no Rio de Janeiro dos anos 50. Um dos destaques do folhetim de Gilberto Braga foi a atriz Nivea Maria.
Na trama, Nivea interpreta Beatriz, uma mulher que não foge em nada do estereótipo feminino daqueles tempos. No decorrer da minissérie, seu marido, o major Dorneles, vivido por José de Abreu, se apaixona por Glória (Betty Faria), mulher separada com quem tem um caso, mas o convite acabou sendo bem especial para ela. Entenda!
Nívea Maria teve realização com “Anos Dourados”
Nem todo mundo sabe, mas Nivea Maria tinha acabado de perder a mãe quando foi convidada para fazer o papel de Beatriz em “Anos Dourados”. Ao Memória Globo, ela contou que foi justamente sua mãe, Maria de Lourdes Cândido Graieb, que a incentivou a seguir a carreira artística.
Maria de Lourdes era pianista e ensinou Nivea não só a recitar poesia, como também, fez de tudo para que a filha pudesse estudar balé. “Assim mamãe plantou a sementinha de atriz em mim”, revelou .

Quando aceitou fazer a personagem Beatriz, Nivea não imaginou que sentiria um turbilhão de emoções. “Quando eu vi as primeiras cenas, eu estava ali quase que representando minha mãe. […] A alegria da personagem, a tristeza da personagem, a dedicação ao marido, o amor aos filhos e talvez, o medo e a submissão ao pai..”, disse em depoimento dado ao DVD exclusivo da série.
Mesmo com as lembranças tristes da época, Nivea contou ainda que seu papel em “Anos Dourados” foi um dos mais queridos. “Eu acabara de perder minha mãe e estava muito triste, foi ela quem me levou a ser atriz. E achei que devia, então, encerrar a carreira. [O diretor] Roberto Talma me convenceu quando disse para fazer este trabalho em homenagem a ela. Foi lindo, uma mulher que recomeça a vida!”, revelou também ao Memória Globo.
https://www.instagram.com/p/CdzS0vDMHXv/
Nívea é considerada a “Dama da Teledramaturgia Brasileira”: estreou na Globo em 1972 e não parou mais de trabalhar. Além de “Anos Dourados”, ela também integrou o elenco de novelas de sucesso como “O Clone” (2001), “América” (2005), “Caminho das Índias” (2009) e, ainda, “A Dona do Pedaço” (2019), que foi sua última aparição nas telinhas.
Recentemente, a Globo não renovou seu contrato com a atriz, que não faz mais parte do elenco fixo da emissora. Aos 75 anos, Nivea Maria já foi casada três vezes e é mãe de três filhos: Viviane, Vanessa e Edson – além de avó de João Pedro, de 14 anos, João Luiz, com 13 anos e Maria Luiza, com 11.