morte de Silvio Santos

Silvio Santos pediu que não houvesse homenagens no SBT após sua morte: queria ser celebrado em vida

A morte de Silvio Santos não mudou a programação da emissora dele – e isso foi um pedido do próprio

Diante da morte do apresentador Silvio Santos, diversas emissoras mudaram a programação e mobilizaram jornalistas para uma cobertura especial do falecimento. Com isso, muitos estranharam o SBT, emissora da qual o apresentador era dono, manter a programação normal – mas, segundo a própria rede de TV, isso foi um pedido do comunicador.

Morte de Silvio Santos: SBT não mudou programação a pedido dele

Após a morte de Silvio Santos aos 93 anos de idade em 17 de agosto de 2024, o SBT, emissora fundada pelo comunicador, não mudou sua programação. Além de uma breve confirmação pelo perfil da empresa no Twitter, a emissora seguiu transmitindo, inclusive, desenhos animados enquanto outras emissoras lançaram uma programação especial de cobertura da morte dele.

Silvio Santos (Crédito: MAURICIO LIMA/AFP via Getty Images)

Muita gente estranhou o fato, mas, segundo o SBT, isso foi feito de acordo com pedidos feitos pelo próprio Silvio Santos em vida. Em nota publicada no perfil da empresa, familiares do apresentador afirmaram que, ao longo dos últimos anos, ele deixou claro o que deveria ser feito após sua partida – e os planos não incluíam “explorar” a morte dele.

“À medida que nosso pai ia ficando mais velho, ia expressando um desejo com relação à sua partida. Pediu para que assim que ele partisse, o levássemos direto para o cemitério e fizéssemos uma cerimônia judaica. Ele pediu para que não explorássemos sua passagem”, disse a nota, transmitindo ainda outro desejo do apresentador com relação a homenagens.

morte de Silvio Santos
Silvio Santos (Crédito: Reprodução/Instagram @cintiaabrava)

“Ele gostava de ser celebrado em vida e gostaria de ser lembrando com a alegria que viveu”, afirmou a publicação, fazendo um pedido aos fãs de Silvio. “Pedimos a compreensão de todos vocês. De guardar na memória tudo de bom que ele fez e de tantas alegrias que ele nos trouxe ao longo dos anos. Ele foi muito feliz com tudo que fez. E sempre fez tudo do fundo do coração. Ele amou o Brasil e os brasileiros”, disse o comunicado, assinado pela família Abravanel.

Veja o comunicado na íntegra abaixo:

https://twitter.com/SBTonline/status/1824853330163609856

Carreira e vida pessoal do apresentador

Silvio Santos faleceu após complicações de uma infecção por influenza (H1N1). Ele passou por uma internação e chegou a ter alta, mas retornou ao hospital, segundo familiares, para passar por exames. Ele teve, no entanto, um quadro de broncopneumonia derivado da infecção, e morreu no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, de madrugada.

Silvio Santos deixa para trás um legado marcante. O apresentador, que começou a carreira atuando como camelô no Rio de Janeiro, descobriu nesta função o dom para comunicação e vendas. Posteriormente, ele trabalhou em programas de rádio e televisão e, ainda no início da carreira, conseguiu fundar a própria emissora, o SBT.

Silvio Santos (Crédito: Reprodução/Instagram @danielabeyruti)

O apresentador teve dois casamentos. O primeiro foi com Maria Aparecida, a Cidinha, de quem Silvio ficou viúvo. A união teve como frutos as primeiras filhas do comunicador, Cintia e Silvia. Posteriormente, ele se casou com Iris Abravanel, que se tornou viúva dele. Com Iris, o apresentador teve Daniela. Patrícia, Rebeca e Renata.

Mais sobre Silvio Santos