“A Grande Família” foi um dos seriados mais inesquecíveis da história da televisão e faz parte da memória afetiva de milhares de brasileiros. A produção ficou no ar durante 14 temporadas e partiu de integrantes do próprio elenco abordar a possibilidade de encerrar a história. Lúcio Mauro Filho contou ter feito a “pergunta proibida” e gerado até climão.
Lúcio Mauro Filho revela bastidores do fim de “A Grande Família”
Em entrevista ao podcast “Podpah”, o ator, que deu vida para o Tuco, revelou que aconteciam reuniões anuais para trocarem impressões sobre “A Grande Família” e começou a temer ficar preso ao papel por um tempo ainda maior.
“Fazíamos sempre uma reunião anual, no início do ano. Eu nunca falava nada, mas, na reunião de dez anos, falei: ‘estamos pensando em terminar alguma hora?’ Fiz a pergunta proibida. Ficou um clima!”, recordou o ator.
Apesar de ter sido o primeiro a tocar no assunto, Lúcio também ganhou o apoio de Marieta Severo, a Dona Nenê, ainda que Marco Nanini, o Lineu, tenha ido contra o argumento: “Virou e disse: ‘acho que ainda tem lenha para queimar’. Fiquei muito sem graça”.
“Saindo dali [reunião], liguei para a Marieta e perguntei: ‘falei alguma coisa errada?’ Ela falou: ‘meu filho, você tocou no assunto proibido! [Mas] acho que concordo com você'”, relembrou o ator. “Durante o ano, fomos conversando eu e ela [sobre o assunto] e, no ano seguinte, eu toquei de novo no assunto”.
O desabafo da atriz foi fundamental para acabar com a produção. “Aí a Marieta falou assim: ‘gente, se o Lucinho, que está fazendo 40, está um pouco agoniado com o que vai fazer depois disso aqui, eu, que estou fazendo 70, fiquei pensando e, realmente, quero fazer outras coisas. Não quero virar vovó pra sempre”.
“A Grande Família” ficou no ar entre 29 de março de 2001 a 11 de setembro de 2014. Lúcio admite que a sensação é de dever cumprido: “Nós escrevemos um capítulo da história da TV brasileira. Lutamos pela qualidade daquele programa do primeiro ao último dia”.