Leite de barata é o alimento do futuro, dizem cientistas

No mundo, centenas de milhões de pessoas passam fome e um número menor se alimenta de forma equivocada, sem receber os nutrientes que necessita, o que preocupa muito os cientistas.

Uma equipe de pesquisadores acredita ter achado uma solução econômica e muito nutritiva para alimentar o mundo, e não estamos falando de vegetais, mas do leite de barata, que como você provavelmente imagina, provém deste inseto que causa tanto nojo, mas que possui propriedades nutricionais únicas.

Leite de barata: o futuro da alimentação humana 

Thinkstock

Você comeria uma barata? A resposta de 99% das pessoas seria “não”, mas você em breve poderia se ver tentado, ou obrigado a comê-la. Uma equipe multidisciplinar de cientistas da Stem Cell Biology and Regenerative Medicine da Índia acredita que esses bichos serão protagonistas da alimentação humana em um futuro muito próximo.

Os experts analisaram o leite de um tipo muito específico de baratas, as Diploptera punctate, que produz um alimento para suas crias, e determinaram que possui uma proteína altamente nutritiva.

O leite da barata possui cristais de proteínas que são três vezes mais ricos em energia do que o leite dos mamíferos, assim mesmo é cheio de gorduras, açúcares e diferentes tipos de aminoácidos, o que converte o leite no alimento ideal.

Como se obtém o leite?

A diferença da barata comum e a da espécie Diploptera punctate é que a segunda dá à luz suas crias e as alimenta com leite que ela mesma produze. Esse leite é justamente o que interessa os cientistas.

Mas como obter leite o suficiente de barata para alimentar pessoas? A menos que o mundo seja cheio de baratas e encontremos uma forma de ordenhá-las, a ciência terá que encontrar um jeito.

Mais: Homem comeu só insetos por um mês; saiba o que aconteceu