“Laços de Família” aumentou doação de medulas quando foi ao ar em 2000

Globo

“Laços de Família”, exibida originalmente entre os anos 2000 e 2001, provocou um aumento na doação de medulas depois que foi ao ar pela primeira vez. O número cresceu mais de 1000% e permanece até hoje mais alto do que era antes da novela.

Para tornar a ação social realidade, a Globo aproveitou uma das cenas mais marcantes da trama, quando Camila (Carolina Dieckmann) raspa o cabelo, para um comercial, que resultou em maior relevância para o assunto, permitindo que muitas vidas fossem salvas.

“Laços de Família” aumentou doação de medulas

“Laços de Família” segue Camila, diagnosticada com leucemia, que precisa raspar os cabelos depois de perceber queda causada pelos efeitos da quimioterapia. A cena é uma das mais marcantes da história da TV brasileira.

Posteriormente, Helena (Vera Fischer), mãe da jovem disposta a qualquer coisa para salvá-la, decide engravidar do pai, Pedro (José Mayer), para gerar uma medula compatível com a da filha e impedir o avanço da enfermidade.

Manoel Carlos, autor da produção, se inspirou em uma notícia de jornal para escrever a história, ao ler que a mãe de uma jovem com leucemia engravidou na tentativa de que a filha caçula tivesse medula compatível para doação à irmã. Isso aconteceu em 1990, nos Estados Unidos.

Ao abordar a doença grave, a Globo promoveu um aumento no número de doadores de medula óssea. Segundo o Memória Globo, acervo da emissora, o crescimento se deu nas semanas após o último capítulo da novela.

Nessa época, o Inca (Instituto Nacional do Câncer) registrou 149 novos cadastramentos de pessoas interessadas em doar. O salto de mais de 1000% foi muito expressivo considerando que, antes de “Laços de Família”, o número estava em torno de 10 por mês.

Esse aumento, que ganhou força a partir das cenas, foi chamado de “efeito Camila” e percebido desde a estreia da novela, de acordo com dados do Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME).

Em apenas dois meses, a média mensal de inscrições subiu de 20 por mês, em novembro de 2000, quando o tema começou a ser abordado, para 900, em janeiro de 2001. A novela serviu para conscientizar a população sobre a importância de doar medula.

A Globo chegou a planejar ações sociais além das cenas que foram ao ar. O momento em que Camila decide raspar os cabelos foi pano de fundo de um comercial que incentiva a doação de medula óssea, estratégia que acabou dando muito certo.

Assista ao video:

A abordagem da leucemia em “Laços de Família” rendeu para a emissora o prêmio mais importante de responsabilidade social do mundo: o BITC Awards for Excellence, na categoria Global Leadership Award, em 2001.

O “efeito Camila” também contribuiu para o crescimento de doadores de sangue e de órgãos e continua sendo sentido até hoje. Dados do Inca mostram que, até o ano 2000, o REDOME contabilizava 3,5 mil doadores.

Um ano depois, com o sucesso da novela, 6,2 mil novos casos foram registrados. Atualmente, 20 anos depois da trama, o REDOME, terceiro maior registro de doadores do mundo, conta com 5,2 milhões de doadores.

“Laços de Família”