“Glub Glub” completa 25 anos! Desvende os maiores segredos da atração

Muito tempo antes de Nemo e Dory, outra dupla de peixinhos falantes já fazia sucesso entre as crianças na televisão aberta. Há 25 anos, estreava na TV Cultura o programa “Glub Glub” que, além de transmitir desenhos, sempre transmitia de maneira simples e educativa conteúdos e lições importantes para os pequenos. Se você foi criança na década de 90 e era fã da atração, confira algumas curiosidades para comemorar a data:

Curiosidades sobre o programa “Glub Glub”:

No início da atração, que permaneceu oito anos no ar, apenas os peixes Glub e Glub, vividos pelos atores Carlos Mariano e Gisela Arantes, apareciam em cena. Mas o sucesso do programa ainda faria com um novo personagem fosse criado: a carangueija Carol, interpretada por Andrea Pozzi.

Ao longo dos anos, mais de 670 episódios do programa foram exibidos, superando muito a ideia inicial de realizar apenas 60 capítulos.

No auge do sucesso, “Glub Glub” chegou a atingir picos de audiência de até 10 pontos, ficando muitas vezes em segundo lugar no Ibope, perdendo apenas para a Rede Globo.

Um dos atrativos do programa era a ilusão criada que fazia com que os atores parecessem estar dentro da água. O simples e velho recurso do chroma key, aquele famoso fundo verde, estava por trás de toda a “magia”.

Mas não era fácil para os atores manterem a fantasia por muito tempo. Além da maquiagem no rosto, que levava cerca de uma hora para ficar pronta, as cabeças de peixes pesavam cerca de 3kg cada uma.

Em 2006, “Glub Glub” voltou à TV em uma edição especial com 26 episódios e os mesmos atores da atração original. Além de ser transmitido pela TV Cultura, o programa que fez a alegria dos saudosistas também foi exibido pelo canal por assinatura TV Rá-Tim-Bum.

Segredos da TV

Mais desenhos:  10 teorias obscuras por trás de programas infantis