A fase Jacó está chegando aos últimos capítulos em “Gênesis” e o fim dos protagonistas dessa história reserva muitas reviravoltas, com direito a morte, despedida e redenção, algo que muda tudo entre os herdeiros de Isaque (Henri Pagnoncelli). Saiba o que a novela reserva para Jacó (Miguel Coelho), Raquel (Thaís Melchior), Lia (Michelle Batista) e Esaú (Cirillo Luna)!
Finais dos protagonistas da fase Jacó em “Gênesis”: o que acontece
Retorno de Jacó

Jacó recebe ordens divinas para retornar às suas terras na reta final de “Gênesis”. Receoso por causa da ira de Esaú, o protagonista manda vários presentes ao irmão, como forma de tentar apaziguar as coisas para sua volta, que acontece no meio da noite.
O herdeiro se reúne com a família, que nessa altura conta com 12 filhos e mais um na barriga de Raquel, para explicar seu plano, saindo sem levantar suspeitas de Labão (Heitor Martinez). Já no retorno, recebe uma notícia trágica: Rebeca (Martha Mellinger) morre sozinha e angustiada.
Para tornar tudo ainda mais doloroso, Isaque vai se encontrar em estado terminal, tendo um último momento a sós com o filho antes de morrer. O reencontro vai ser emocionante e Jacó e Esaú vão se unir para colocar em prática os preparativos do velório e sepultamento do pai, trilhando seus próprios caminhos.
Redenção de Esaú

Para a surpresa de Jacó, Esaú passa por uma redenção surpreendente em “Gênesis”, motivada pelo todo-poderoso, que serve para colocar um fim na rivalidade entre irmãos. Ao ficarem frente a frente, os dois se abraçam, emocionados, deixando tudo que aconteceu para trás.
Jacó vai conseguir até mesmo perceber uma doçura no olhar do irmão, encontrado na sarjeta por Débora (Barbara Bruno), quando passa a enxergar a vida de outro jeito, sob influência de Deus. Após a despedida do pai, o herdeiro decide recomeçar.
Dias depois da morte, Esaú anuncia para Jacó que está partindo, na companhia da família, e os dois se despedem, emocionados pelos momentos que viveram juntos. O protagonista vai revelar a intenção de habitar suas terras e criar um novo povoado
Morte de Raquel

Raquel fica radiante quando consegue engravidar de Jacó, mas a gestação do segundo herdeiro se mostra bem complicada, resultando em um parto extremamente arriscado, onde o bebê mostra dificuldade para deixar o ventre.
Lia não vai sair do lado da irmã e tenta de tudo para que consiga dar à luz, tranquilizando Raquel em seus momentos de desespero, quando questiona o que está acontecendo. Depois de muito esforço, o mais novo filho de Jacó vem ao mundo.
Quando vai dar o bebê para a irmã segurar, Lia percebe que Raquel não está respirando bem e ainda faz um pedido: “Fica comigo”. A protagonista acaba não resistindo e, antes de dar seu último suspiro, escolhe um nome para o filho: “O nome dele vai ser Benoni”.
Lia e seus filhos

No fim da fase Jacó, quando ocorre uma passagem no tempo, o protagonista decide partir em busca de José (Juliano Laham), exilado no Egito depois de ser desprezado pelos irmãos, já que sempre foi o favorito do pai, o que não muda depois da infância.
Sozinha e sem alternativa, Lia, nessa altura interpretada por Ingra Lyberato, segue apegada aos sete filhos que teve com ele, dando toda assistência e amor aos herdeiros, até sua morte, que acontece antes da do marido.