A novela que marcou o retorno de Aguinaldo Silva ao realismo fantástico chega ao fim nesta sexta-feira (17). ” O Sétimo Guardião” teve uma reta final MUITO confusa e repleta de elementos que, simplesmente, não fizeram sentido algum.
Para piorar, aparentemente, houveram detalhes que passaram batidos pelo autor e alguns personagens não terão um final conclusivo na trama. Veja seis coisas que faltaram ser explicadas:
Falhas no fim de “O Sétimo Guardião”
Afinal, qual foi o destino do docudrama de Leonardo?

Durante toda a trama, o filho de Clotilde (Adriana Lessa) e Tobias (Roberto Birindelli) , ficou focado em produzir um docudrama. A ideia de Leonardo (Jaffar Bambirra) era retratar o cotidiano louco de Serro Azul em sua produção cinematográfica.
O rapaz chegou a fazer uma parceria com Rita de Cássia (Flávia Alessandra) para o filme, que gerou muitas confusões. No entanto, com a saída da loira da trama, após a morte de Machado (Milhem Cortaz), as coisas desandaram.
Apesar de tudo, o rapaz concluiu seu docudrama e o inscreveu em um festival de cinema francês, em uma cena BEM aleatória e rápida. Após isso, não descobrimos o destino do trabalho de uma trama inteira de Leonardo.

O jovem chegou a desabafar com Guilherme (Caio Manhente) que seu sonho era tornar-se um cineasta famoso. Após isso, já sozinho, Leonardo lembrou-se aos suspiros de Rita de Cássia e prometeu que um dia ainda faria um filme sobre ela.
Com o último capítulo indo ao ar hoje, teremos um avanço de sete anos na história e, com tantos núcleos a serem mostrados na trama, é difícil que a história de Leonardo tenha uma conclusão.
Casamento de Geandro e Lourdes Maria

O grande sonho de Lourdes Maria (Bruna Linzmeyer) sempre foi ter um casamento perfeito e ser amada. A jovem lutou por isso durante boa parte da novela e, por fim, se entregou ao seu amor por Geandro (Caio Blat).
Em outra cena aleatória, o filho de Eurico (Dan Stulbach) a pediu em casamento dentro de um ônibus, para fazer com que Lourdes retornasse com ele para Serro Azul, ao invés de ir definitivamente para São Paulo.

Após isso, por mais que a relação deles tenha ficado ainda mais sólida, o assunto casamento nunca mais foi tocado. Uma gravidez chegou a ser descoberta, mas até agora, não vimos nada do casório.
O esperado é que, com o avanço dos anos, iremos ver Lourdes Maria já com seu filho, que terá sete anos.
Qual foi a função da Neide?

Metade da novela, nós passamos acreditando – e unindo todas as provas – de que Neide (Viviane Araújo) era a mãe de Luz (Marina Ruy Barbosa).
Mas, inesperadamente, descobrimos que dona Firmina (Guida Vianna) escondeu a verdade da filha durante anos e já sabia há muito tempo que sua neta já estava morta.
Após a mãe da cabeleireira deixar a trama, Neide acabou ficando sem função na história, visto que o relacionamento dela com Murilo (Edu Moscovis) não engatou.
Com aparições relâmpagos, a personagem de Viviane Araújo terminará a novela sem um contexto.
Grupo de personagens deslocados

Não será um, nem serão dois personagens que ficarão perdidos no final da trama. “O Sétimo Guardião” terminará com algumas pontas soltas e histórias sem conclusões, apesar de serem coadjuvantes.
Além de Neide, ficarão sem contexto, a mãe e a irmã de Lourdes Maria, Socorro (Inês Peixoto) e Raimunda (Julia Conrad), Stefânia (Carol Duarte) e João Inácio (Paulo Vilhena), Tobias (Roberto Birindelli) e Clotilde (Adriana Lessa).
Por mais que Stefânia tenha conseguido seu final feliz, casada com um homem que a ama e a tirou do bordel, isso foi algo que aconteceu logo nos primeiros meses da novela e se arrastou sem grandes reviravoltas.

A personagem de Carol Duarte também será uma das que aparecerá com um filho de sete anos, no último capítulo, mesmo depois de quase não ter aparecido nesta reta final.
Já Tobias e Clotilde, que tanto ajudaram Valentina no início da trama, foram ficando cada vez mais desnecessário e esquecidos com o decorrer dos capítulos.
Até mesmo o restaurante de Tobias, que tinha ganhado destaque no meio da novela, acabou passando batido pelo autor nesta reta final.
Já Nicolau, até o Aguinaldo confessou…

O ogro de “O Sétimo Guardião” ganhou destaque ao longo da trama por gerar revolta nas pessoas, com suas atitudes machistas, homofóbicas e abusivas. Todo mundo esperava um bom final para o vilão, que mostrasse que ele ao menos entenderia ou aprenderia na marra que essa postura não deve ser aceita.
No entanto, ATÉ o próprio autor confessou ter se esquecido de dar um desfecho ao personagem. Em uma publicação em suas redes sociais, Aguinaldo revelou que acordou assustado no meio da madrugada, ao lembrar-se que Nicolau precisava de um final.
Aos 45 do segundo tempo, o autor enviou um “adendo” sobre o que deveria acontecer com o chapeiro. Ou seja, já podemos imaginar que não será nada tão elaborado.
Não ia ter a participação de Luísa Sonza?
Aparentemente, não foi apenas de Nicolau que Aguinaldo Silva se esqueceu. Depois de anunciar que Luísa Sonza faria uma participação especial para incrementar o final de Bebeto (Eduardo Speroni), o autor acabou não a incluindo na história.
A intenção era que o filho dançarino de Nicolau, se tornasse parte do time de bailarinos da cantora e se apresentasse com ela durante os shows.

Ela iria descobrir o talento de Bebeto e o convidaria para acompanhá-la em sua turnê. No entanto, com um final bem confuso, Aguinaldo não conseguiu desenvolver a participação de Luísa e acabou a deixando de fora.
O pior de tudo, foi que a cantora – que já estava bem animada com sua estreia como atriz – não foi avisada da desistência do autor e só foi descobrir no último dia da gravação de “O Sétimo Guardião”. Coitada!