Especial “Falas Negras” emociona: atriz Tatiana Tibúrcio rouba a cena como Mirtes

Celebrando o Dia da Consciência Negra, o especial dirigido por Lázaro Ramos na TV Globo emocionou ao trazer discursos de figuras históricas, das mais antigas às contemporâneas, em momentos que retratam a luta contra a segregação racial, os movimentos por liberdade e justiça e ainda o mal, tão presente, do racismo.

Com Taís Araujo, Babu Santana e outros nomes conhecidos no elenco, Tatiana Tibúrcio protagonizou uma das cenas mais repercutidas pelo público. A atriz interpretou Mirtes Santana, mãe do menino Miguel, morto em junho de 2020, após cair do 9º andar em prédio de luxo, no Recife.

Caso Miguel em “Falas Negras”

Sem aulas na creche por conta da pandemia, Mirtes precisou levar o filho, de apenas 5 anos, junto com ela ao serviço – a empregada doméstica trabalhava na casa da primeira-dama de Tamandaré, Sari Corte Real. Ao descer para passear com o cachorro da família, Miguel ficou brincando com a filha da patroa.

Sari Corte Real deixou o menino sozinho dentro do elevador e Miguel acabou subindo até o 9º andar, onde se acidentou em uma área de equipamentos e sofreu uma queda de 35 metros. Mirtes, que estava embaixo, viu o corpo do filho estirado no chão.

No especial, Tatiana relata o acontecimento pelo ponto de vista de Mirtes e a dor transmitida pela atriz provoca reflexão sobre o descaso com a vida da criança, sobre racismo e sobre a realidade vivida por mães negras. “Toda mãe tem medo de perder seu filho para um acidente, doença, fatalidade. A mãe preta tem medo de perder seu filho por todos esses motivos e também pelo racismo”, explicou Tatiana ao GShow.

Mirtes, que cuidava da casa de Sari, não pode contar com o mínimo de amparo enquanto realizava seu trabalho e perdeu o filho. “Ela disse que meu filho saiu correndo, entrou no elevador e ela não conseguiu segurar a porta. Depois do enterro, depois que vi as imagens, nada a ver o que ela falou. Ela segurou a porta e deixou ele ir”, diz o monólogo de “Falas Negras”. “Não foi um acidente, quem matou o filho dela foi a indiferença, oriunda do racismo”, reforça Tatiana.

Reações

Na internet, não faltaram elogios à atuação de todo o elenco e, em especial de Tatiana e muitos internautas chegaram a pensar que o depoimento fosse da própria Mirtes. Veja os melhores comentários:

https://twitter.com/babilloon/status/1329980036603142147

https://twitter.com/lucasaraujo_/status/1329981993778638848

https://twitter.com/tweetou__/status/1329987325745655808

Racismo no Brasil