O último capítulo de “A Vida da Gente”, que vai ao ar nessa sexta-feira (6) , mostra uma passagem de tempo de duas semanas que acompanha a evolução no fim de muitos dos protagonistas, enfrentando mudanças em suas vidas, muito positivas, por sinal. As cenas contam com lágrimas, reencontros, novos amores e recomeços.
Confira TUDO o que vai rolar!
O que acontece no último capítulo de “A Vida da Gente”
Alta hospitalar

A primeira cena após o salto temporal mostra Júlia (Jesuela Moro) já recuperada de um período crítico de pós-operatório. Lúcio (Thiago Lacerda) vai ao quarto da pequena, onde está acompanhada de Rodrigo (Rafael Cardoso), anunciando a alta.
“Fiz questão de trazer pessoalmente porque se tem uma coisa que o médico gosta de fazer é isso”, comemora o neurologista. “Nós ainda temos um longo período de controle pela frente”, explica para Rodrigo, pedindo que mantenha os cuidados.
Pedido de Júlia para Lúcio

Júlia deixa Lúcio com os olhos cheios de lágrima ao fazer um pedido. “Eu vou sentir sua falta”, confessa o galã, segundo a mão da pequena. “Eu também”, entrega, emendando a pergunta que abala o coração do médico: “Mas você vai me visitar, não vai?”.
Lúcio promete que os dois vão continuar passeando e afirma que vai colocá-la no topo de uma árvore quando voltarem ao parque: “Daqui a pouquinho você vai ficar muito forte e poder ir comigo no parque de novo”.
Fora de Eva em Manu

Eva (Ana Beatriz Nogueira) fica tão reflexiva sobre as palavras de Ana (Fernanda Vasconcellos) a respeito de Manuela que decide fazer uma visita no dia em que a filha vai deixar o hospital no último capítulo de “A Vida da Gente”.
“Com licença, espero não estar atrapalhando nada, mas é que fiquei sabendo da sua alta, Manuela, fiquei preocupada ‘será que ela tem alguma coisa em casa para comer quando chegar?’ então lembrei que você adorava sopa de abóbora e trouxe aqui”.
A mocinha fica surpresa com o gesto, mas Eva logo transforma tudo em um climão: “Não agradeça a mim não, agradeça sua irmã. Foi ela quem pediu que eu viesse até aqui. É, você sabe né Manuela, um pedido da Ana é impossível a gente recusar”.
“Se foi só por isso que você veio…”, interrompe a herdeira. “Não! Se eu não quisesse estar aqui, eu não estaria. Tenho um compromisso que acho que já estou atrasada, mas quero desejar a você Manuela, um rápido reestabelecimento”, afirma antes de sair.
Lição de Iná nas netas

Iná (Nicette Bruno) aproveita o climão para dar uma lição definitiva nas netas sobre como devem tratar a relação com Eva. “Talvez esse seja o aprendizado mais difícil. Entender que a sua mãe vai ser assim para sempre. E aceitar a nossa impotência, enfim, porque não haverá melhora. Esse foi o melhor que ela pode fazer, apesar de parecer deplorável”.
“Tem razão, vó, mas é incrível como ela nunca aprende. Ela nunca paga a conta”, desabafa Ana. “De fato, ela nunca aprende coisa alguma. Quanto a pagar a conta, pode ter certeza que ela faz isso o tempo todo. Imagina ser a Eva 24 horas por dia. Imagina estar na pele dela. Gente como ela é punida diariamente, porque está sempre em guerra, defendendo ou atacando”.
Reencontro de Vitória e Mariano

Depois de duas semanas, Mariano (Francisco Cuoco) aparece nas quadras de tênis e pede para falar com Vitória (Gisele Froés): “A última vez que eu ouvi falar do seu nome você estava atrás das grades. Engraçado nunca imaginei que você pudesse voltar a dar as caras”.
O treinador famoso garante que foi até lá explicar tudo para ela pessoalmente e garante que foi mal interpretado. “De ingênua saiba você que eu não tenho nada”, retruca Vitória. “Assim você me ofende”, lamenta Mariano. “Imagina como eu fiquei quando eu percebi que tinha caído de novo em conversa de malandro”.
O empresário garante que foi até para falar sobre Cecília (Polliana Aleixo), mas Vitória já logo corta: “Sua filha não é mais um problema meu. Eu descobri agora, aos 5 minutos do primeiro tempo, que ela estava fazendo uso de estimulantes”. “Foi uma vez”, reclama a menina. A treinadora não dá ouvidos e pede que procure outra pessoa.
Sofia faz convite para Marcos

Marcos (Ângelo Antônio) continua com seus problemas financeiros até o fim de “A Vida da Gente”. Sofia (Alice Wegmann), que começa a se dar cada vez melhor no tênis, consegue alugar um apartamento e convida o pai para morar com ela.
“Eu queria falar com você. Arranjei um apartamento para alugar, pai, é pequeno, mas razoável. É o que dá para pagar com o dinheiro do patrocínio. Como eu sou menor de idade, precisava que você alugasse no seu nome”, explica a garota.
Em seguida, Sofia afirma que, se Marcos quiser, pode passar um tempo com ela. Feliz com o convite, o protagonista garante que está arrumando sua vida e conhece a mãe de uma aluna no local: “Você sabe que é provisório, até eu me organizar”.
Alice se resolve com Renato

Alice (Sthefany Brito) chama Renato (Luiz Carlos Vasconcelos) para um encontro depois de todo esse tempo do salto sem se falarem. “Eu percebi que eu tinha uma imagem sua meio irreal, eu não te conhecia, não convivi com você”, explica a estudante.
“Foi todo mundo adulto que eu tirei do pedestal, não por nada, eu cresci”, continua. Renato afirma entender e pede desculpas por tudo o que rolou com Suzana (Daniela Escobar) no passado. Alice, então, vai entregar uma foto que tirou dele como presente.
Nanda desabafa com Manuela

Nanda (Maria Eduarda de Carvalho) vai ter um momento emocionante com Manuela ao levar Francisco (Victor Navega Motta) para brincar com Júlia. “Como você está? Não estou falando do corpo, estou falando da alma”, questiona a ruiva, ouvindo da protagonista que se reconectou com Rodrigo.
“Essa movimentação toda quando Júlia ficou doente me colocou muito em contato com Rodrigo. Outro dia ele chegou até a dormir aqui. De repente me vi compartilhando com ele tudo de novo”. Nanda aproveita para desabafar sobre a falta de Lui.
Francisco vai escutar tudo escondido. “Engraçado que acho que me dei conta que quando tem filho no meio, um parceiro faz muita falta, não que eu seja mãe do Francisco, mas minimamente responsável eu sou, eu queria tanto dividir isso com o Lui”.
Jonas com nova esposa

Enquanto muitos terminam a novela felizes, Jonas (Paulo Betti) vive um momento delicado com sua nova esposa, Angêla (Sylvia Massari), que aparece dando ordens para as serviçais no último capítulo, enquanto o pilantra faz cara de tédio, mas agradece por sua organização.
“Meninas, ficamos assim, nas refeições da casa, usem sempre a porcelana, os cristais e os talheres de prata. No almoço, o Dr. Jonas pode comer carboidrato e até uma carne vermelha moderadamente, no jantar quero sempre uma carne ou peixe branco, com legumes no vapor”.
Celina sai com Dora

Mesmo com a gestação avançada, Celina (Leona Cavalli) vai a um bar com Dora (Malu Galli), com o intuito de tirá-la da fossa por causa de Marcos. “Despropósito era você ficar enfurnada em casa sofrendo por uma história que não tinha solução”. A amiga pede que a pediatra repita.
“Não querida, não tinha solução, você deu todas as chances possíveis. esperou até mais do que seria necessário, mas não adianta. Ele não vai mudar nunca, ele não é capaz”, conclui a loira, contando que levou um chute do bebê. “Você acredita que Lourenço pediu para ficar no hospital comigo?”.
Dora analisa ainda que Marcos não mudou nada, mas notou o oposto em Lourenço (Leonardo Medeiros). “Virou um paizão, não foi? É como se ele tivesse quebrado todas as paredes e se reconstruído inteiro”. Celina ainda aproveita para apresentar o primo dela para Dora: “Não te avisei porque fiquei com medo de você encrencar”.
Francisco surpreende Nanda

Depois de ouvir o desabafo de Nanda, Francisco vai surpreender a ruiva ao convidar o vizinho deles para jantar junto. A ruiva chega em casa e o encontra tocando piano: “Está rolando uma festinha na minha casa e não estou sabendo?”.
O vizinho se desculpa dizendo que espera que Nanda não se importe. “Não tudo bem, é que ninguém me avisou nada, mas é bom ter um pouco de música nessa casa”. “O Ale toca piano, eu preparo a comida, só falta você servir as bebidas”, propõe Francisco.
Despedida de Manu e Gabriel

Gabriel (Eriberto Leão) aceita um convite para jantar na casa de Manuela e anuncia: “Precisamos conversar”. A protagonista questiona o motivo e o novo namorado se explica: “Para mim está cada vez mais nítido que você não consegue estar inteira”.
“Eu percebi que existe uma Manuela escondida que eu não tenho acesso porque ela não se mostra, sabe”, lamenta o galã. “Ela só se mostra, só se revela, para outra pessoa”. “Se você está falando por causa do Rodrigo, eu queria que soubesse que se a gente se aproximou nessas circunstâncias, é normal, é natural”.
“Exatamente! É natural, vendo de fora, você e Rodrigo juntos me pareceu natural demais”, continua Gabriel, admitindo que notou que os dois se comunicavam pelos olhos. “Como se a história de vocês não tivesse acabado. A verdade é que ela não acabou”. Manu fica aos prantos e se justifica dizendo que tentou de verdade estar com ele.
Rodrigo e Ana escrevem cartas

“Preciso escrever pela minha história, minha história com meu filho, se não vou sufocar”, anuncia Lourenço, em conversa com Rodrigo. O rapaz fica pensativo e afirma que vai fazer o mesmo para tentar colocar os pensamentos no lugar. O resultado é uma carta para Ana.
“Dizem que o amor acaba, que o amor termina, mas não é a verdade. Nada acaba. Tudo dura, continua, se transforma. Dizem que passa um filme na nossa cabeça, por isso eu vi, vi vocês duas chegando lá em casa, tantos momentos. Vi você ser levada, de diferentes formas, tantas e tantas vezes. Depois vi você voltando e vi nos seus olhos o que a gente tinha vivido”, escreve o rapaz.
“O que tinha sido vivido tinha ficado para trás, tudo era parte de uma mesma história, uma mesma vida, um mesmo sentimento: amor. Foi então que eu vi nós dois juntos, cruzando fronteiras”. Ao mesmo tempo, Ana continua: “Foi como se eu tivesse cruzado a margem de um rio. O rio aonde a gente se amou pela primeira vez, o rio do meu acidente, mas sempre o rio. Naquele momento eu precisava ser forte. Eu consegui acreditar aquele rio como se em um instante eu vivi todos os anos que estavam parados”.
Casais voltam a ficar juntos

Ao mesmo tempo que Ana fala sobre futuro com uma gravação ao fundo, Rodrigo bate na porta de Manuela, enquanto a ex-tenista se encontra com Lúcio. Sem que digam nada um ao outro, os sentimentos transparecem, marcando um recomeço aos casais. Ana e Lúcio são vistos sorrindo e apaixonados nas últimas cenas.
Homenagem póstuma para Nicette Bruno

Nas cenas finais de “A Vida da Gente”, Iná faz um lindo discurso sobre o tempo, cena que se tornou uma homenagem póstuma para Nicette Bruno, que faleceu em dezembro de 2020, vítima de complicações causadas pela Covid-19.
“Quem teve o privilégio de viver muito sabe que o tempo é um mestre muito caprichoso. Às vezes, as suas lições são tão repentinas que quase nos afogam. Outras vezes, elas se depositam devagar como a conta-gotas diante da avidez das nossas perguntas”.
“E, por isso, quem teve o privilégio de viver muito, como tantos amigos aqui do nosso baile, aprende a olhar com serenidade o turbilhão da vida. Amores ardentes se extinguem. Urgências se acalmam. Passos ágeis, alentam”.
“Enfim, tudo muda. Muda o amor, mudam as pessoas, muda a família. Só o tempo permanece do mesmo modo, sempre passando. É por isso que eu queria, nesta noite, erguer um brinde a ele, que esculpiu no meu rosto e na minha alma a sua marca, da qual eu muito me orgulho. Ao tempo”.
Mães e filhos

Uma cena que deixa com lágrimas nos olhos é o momento em que Celina dá á luz para o seu primeiro filho e realiza um sonho de vida. Lourenço fica ao lado dela durante todo o parto e não solta sua mão na hora mais importante. Em seguida, Nanda aparece bem-sucedida em seu brechó, enquanto faz progressos na relação com Francisco, assumindo um romance com seu vizinho.