Bastidores do “MasterChef” que ninguém imaginava: o que já foi revelado do reality da Band

Quem acompanha o “MasterChef Brasil”, na Band, não imagina o que rola nos bastidores do reality culinário. Do tempo de mercado estendido ao clima de amizade entre os jurados Erick Jacquin, Henrique Fogaça e Helena Rizzo, veja curiosidades que acontecem por trás das câmeras:

Curiosidades do “MasterChef Brasil”

Cama elástica na abertura

A abertura do programa em 2019 deu o que falar na web porque os participantes e os jurados pareciam “voando” no início da atração. A ideia era inovar e todos tiveram que pular em uma cama elástica para fazer a gravação. “Não sou tão esportivo, mas parece que quanto mais pesado, mais funciona esse negócio”, comentou Jacquin sobre a experiência na época.

Clima entre os jurados

Ana Paula Padrão já revelou que o clima nos bastidores entre os jurados é o melhor possível. Com os camarins próximos, ela sabe de tudo o que acontece nos intervalos. Jacquin, por exemplo, costuma tirar um cochilo entre as gravações.

“Os camarins são grudados. Do meu lado é o do Jacquin, na minha frente só tem um corredorzinho separando o da Helena e ao lado tem o do Fogaça que é o que fala mais alto. Eu sei absolutamente tudo sobre a vida dele porque a gente tá aqui”, contou ao portal Em Off.

Desperdício de comida

https://www.instagram.com/p/BxCcR3clSsC/

E não é de hoje que os jurados chamam a atenção dos participantes quanto ao desperdício de comida na elaboração dos pratos. Em 2015, a ex-jurada Paolla Carosella deu uma bronca inesquecível nos cozinheiros amadores por causa disso. “Dá para fazer uma prova com o que vocês jogam fora”, disse na época.

Espaço secreto

Cenário do
Carlos Reinis/Band

Os telespectadores nem imaginam, mas a porta que fica no fundo do estúdio não dá direto para a rua. Existe um espaço “entre portas”: um ambiente entre a porta do estúdio e a saída. É ali que a produção leva os participantes para colocar microfone e avental para aguardar o início das gravações do programa – e onde os cozinheiros ficam após a eliminação.

Estúdio de gravação

Em um tour pelo estúdio, Ana Paula padrão compartilhou no Youtube detalhes de onde são feitas as gravações do reality. Os dois palcos iluminados, mercado, restaurante e bancadas dos participantes ocupam um espaço de mais de 3.500 metros quadrados, com uma amplitude imensa graças ao pé direito alto de mais de 23 metros.

Detalhes do mercado

https://www.instagram.com/p/BSE4umBAH1b/

Pode parecer pequeno, mas o mercado do “MasterChef” é bem espaçoso, com todos os ingredientes e temperos que os participantes precisam para realizar as provas. E detalhe: o tempo que os cozinheiros fazem as compras é um pouco maior do que os três minutos exibidos durante o programa: eles sempre ficam mais para realmente adquirir o que é necessário no preparo das receitas.

Participantes ficam confinados

https://www.instagram.com/p/CfC3tdQMU0J/

Por causa dos protocolos de prevenção da Covid-19, desde 2021 os participantes ficam confinados em um hotel durante todos os meses de gravação – sem contato físico nenhum com o mundo externo.

Mas, segundo o site da Band, alguns participantes ficam ainda mais próximos com o confinamento. Nesta 9ª temporada, por exemplo, Melina, Rafael e Lays criaram um grupo de estudos virtual para aprimorar as receitas, ao lado de Adílio e Bruno, que já foram eliminados do programa.

Resultado final

Michele Crispim venceu a quarta edição do
Carlos Reinis/Band

Até a edição de 2020, Ana Paula Padrão só ficava sabendo do resultado junto com o público, no episódio final. Porém, com a pandemia, a finalíssima do reality show teve que ser gravada em 2021. Para este ano, a ideia da diretora Marisa Mestiço é repetir a dose: “Geralmente eu fazia tudo gravado e o anúncio ao vivo. Dessa vez eu posso gravar, como aconteceu no ano passado. A parte chata é gravar duas versões”, disse ao jornal Folha de S. Paulo.

Sem apelidos

https://www.instagram.com/p/CeTn_34u7J9/

Participantes de edições anteriores já afirmaram que apelidos são proibidos nas gravações do MasterChef. Claire, da 5ª temporada, por exemplo, teve que usar seu nome verdadeiro Clarisse Duarte, porque era uma regra do programa. Não é à toa que, na 9ª temporada, a grega Paraskevi utilizou seu próprio nome ao invés do apelido “Voule” – mesmo que alguns participantes a chamassem pelo nome curto e carinhoso.

Tempo de gravação

Gravações do
Melissa Haidar/Band

Se a edição na TV dura, em média, 2 horas, você não imagina que as gravações vão muito além deste intervalo de tempo. Para se ter uma ideia, cada episódio demora cerca de 9 horas para ser finalizada. E detalhe: da gravação do vídeo de abertura até a final são mais de 3 meses de trabalho de toda a equipe.

Mais sobre o “MasterChef” Brasil