Se você é um verdadeiro fã de novelas, provavelmente se lembra de todos os grandes mistérios que envolvem as tramas mais famosas da TV. Mas como o tempo passa – e certas produções já têm mais de 30 anos -, reunimos os 11 maiores dramas da telinha para refrescar a sua memória.
Grandes revelações das novelas
1. Quem matou Odete Roitman?
Na novela “Vale Tudo” (1988), Odete Roitman foi assassinada com três tiros em sua casa. O crime parou o Brasil e se tornou o maior assunto da época. Em uma trágica reviravolta, revelou-se que a milionária foi morta por engano. Leila Castanheda (Cássia Kis), a assassina, disparou os tiros fatais em Roitman acreditando que sua vítima era Maria de Fátima (Gloria Pires), que vivia um affair com seu marido, Marco Aurélio (Reginaldo Faria).
2. Quem era o assassino de “A Próxima Vítima”?
Na novela de 1995, mortes aparentemente sem ligação entre si são conectadas por uma misteriosa lista com símbolos do Horóscopo Chinês, recebida pelas vítimas antes de serem assassinadas. Um Opala preto foi visto por testemunhas perto dos locais dos crimes.
O assassino era Adalberto (Cecil Thiré), que matou Giggio di Angelis (Carlos Eduardo Dolabella) em uma festa, em 1968, com a esperança de ficar com a esposa da vítima, Francesca (Tereza Rachel). As outras mortes aconteceram mais de 20 anos depois e foram queima de arquivo. Adalberto eliminou todas as testemunhas do crime que cometeu na juventude.
3. Quem matou Lineu Vasconcelos?
Em “Celebridade” (2004), Lineu Vasconcelos (Hugo Carvana) é encontrado morto com um tiro no peito por Maria Clara (Malu Mader), que havia acabado de descobrir ser filha do empresário. Até o último capítulo, o suspense em torno do assassino dele tomou conta da novela, mas o desfecho foi bem previsível. Lineu foi morto por Laura (Claudia Abreu), a bandida da trama.
4. Quem explodiu o Tropical Towers?
O shopping center Tropical Towers foi misteriosamente explodido em “Torre de Babel”, deixando diversos feridos e matando várias pessoas. O principal suspeito do crime era José Clementino (Tony Ramos), que confessou ter instalado explosivos no edifício. O vigia admitiu o desejo de demolir o shopping vazio para se vingar, mas alegou que, por razões misteriosas, os artefatos teriam sido acionados antes da hora. A investigação concluiu que Sandrinha (Adriana Esteves), filha de Clementino, foi a responsável pela explosão. A jovem revelou que destruiu o shopping por raiva do pai.
5. Quem era o “cadeirudo”?
Na novela “A Indomada” (1997), diversas mulheres da cidade de Greenville, no litoral nordestino, foram atacadas por um tarado, conhecido como o Cadeirudo. A figura misteriosa abordava mulheres sozinhas nas noites de lua cheia. Para surpresa geral, o Cadeirudo era, na verdade, Lurdes Maria, beata que se dedicava a incomodar as prostitutas da cidade em nome da moral e dos bons costumes.
6. O que há na caixa secreta de Perpétua?
A beata Perpétua (Joana Fomm) escondia no armário uma misteriosa caixa branca em “Tieta” (1989), novela adaptada livremente da obra “Tieta do Agreste”, de Jorge Amado. Sem nunca ter o seu conteúdo revelado, ficou subentendido que a vilã guardava o órgão genital do falecido marido empalhado.
7. Quem era o assassino de “Duas Caras”?
Na novela de 2008, o mistério da trama era descobrir a identidade do Sufocador de Piranhas, que atacava as mulheres na favela da Portelinha, comandada por Juvenal Antena (Antônio Fagundes). No último capítulo, o mistério foi desvendado: o maníaco era Geraldo Peixeiro, personagem de Wolf Maya.
8. Qual o segredo de Gerson em “Passione”?
Durante a trama, o rapaz se mostrou viciado em algo que ele escondia no computador. Várias teorias surgiram: pedófilo, necrófilo, hacker etc. Porém, o mistério quando revelado acabou decepcionando: Gerson (Marcello Antony) é viciado em ver pessoas fazendo sexo em lugares sujos.
9. Quem matou Jorge Tadeu?
Fábio Jr. foi o sedutor fotógrafo Jorge Tadeu, que enlouquecia os corações de mulheres casadas em “Pedra Sobre Pedra” (1992). Depois de ser assassinado, seu espírito manteve contato com as amantes da cidade de Resplendor. O mistério sobre quem teria matado Jorge Tadeu durou até o final da novela. A autora do crime foi a beata Gioconda (Eloísa Mafalda), que tinha sido flagrada pelo fotógrafo roubando objetos da igreja e por isso tratou de se livrar dele para não ser denunciada.
10. Quem era o lobisomem de “Roque Santeiro”?
Na novela que foi exibida entre 1985 e 1986, o professor Astromar Junqueira (Rui Resende) se transformava em lobisomem nas noites de lua cheia. No final da trama, o mistério da identidade da criatura foi revelado apenas para o público.
11. Quem era a “mulher de branco” de Tieta?
A Mulher de Branco assombrava os homens de Santana do Agreste em “Tieta” (1989), os quais eram aterrorizados e atacados nas noites de lua cheia. A identidade da fantasmagórica figura que assediava apenas os homens foi revelada no final da novela: era a moderninha Laura (Cláudia Alencar) por debaixo dos panos.
Outras curiosidades sobre novelas