Você ainda pode assistir à Record, SBT e RedeTV!, mesmo que as emissoras tenham saído de algumas operadoras de TV por assinatura. Após o desligamento do sinal analógico, uma discordância quanto aos direitos de transmissão fez com que as empresas tenham retirado suas programações da NET, SKY, Embratel e Claro.
Como ver Record, SBT e RedeTV na TV aberta
Em um comunicado, a NET ensina os usuários a entrar nas emissoras cortadas: é preciso ter uma antena digital externa, e sintonizar um canal de TV aberta fora da NET, onde a exibição continua sendo gratuita.
Se você ainda não possui uma televisão que receba o sinal digital, é preciso adquirir uma antena de sinal UHF e um conversor. Em São Paulo, o sinal analógico foi desligado no dia 28 de março, para que as operadoras possam concentrar a potência em conexões 4G.
Impasse com operadoras: entenda o caso
https://www.facebook.com/portalr7/videos/10154902980266638/
Com o encerramento do sinal analógico, os canais da TV aberta dependem de acordos com operadoras para serem exibidos. A Record, SBT e RedeTV! quiseram cobrar pelos direitos de exibição, que sempre foram gratuitos, das empresas NET, SKY, Embratel e Claro.
Contatada pelo Vix, a ABTA, Associação Brasileira de TV por Assinatura, afirmou que as emissoras têm o direito de não ceder o sinal digital para as operadoras. Como essas empresas não estão em condições de aumentar os custos para os assinantes, não há acordo, e a exibição é cortada.
“A legislação prevê que as emissoras de TV podem deixar de entregar o sinal digital às operadoras, caso não haja um acordo entre as partes. Trata-se de um direito. De nossa parte, pelas condições atuais de mercado, podemos dizer que não há condições de repassar custos extras para nossos assinantes”, pontua o comunicado oficial da ABTA.
A SKY também se pronunciou, explicando ser contra essa cobrança das emissoras. “Apesar de terem uma concessão gratuita, Record, SBT e Rede TV! desejam cobrar dos clientes pelo mesmo conteúdo de programação. […] A SKY discorda da cobrança e segue aberta às negociações, tendo como objetivo sempre preservar os direitos e interesses de seus assinantes”.
Dessa forma, ainda não há previsão de retorno dessas emissoras à programação das empresas de TV paga. A ABTA ressalta que os demais canais, como Globo, Gazeta e Band, firmaram o acordo com as operadoras, sem custos adicionais.
Mudança da TV analógica para digital
- Conversor digital para TV: quem tem direito de receber um grátis?
- Conheça as diferenças entre os tipos de televisão
- Adeus: 5 fatos e datas sobre o fim do sinal analógico das TVs