Um dos momentos mais aguardados por quem acompanha “Gênesis” certamente é reencontro de José (Juliano Laham) com Jacó (Petrônio Gontijo), que acontece depois de anos, quando o pai já estava convencido de que nunca mais veria o seu favorito. A cena promete fortes emoções e o governador do Egito vai ser capaz de cumprir um último desejo do pastor. Entenda!
Reencontro de José e Jacó em “Gênesis”: quando vai acontecer
O reencontro de José e Jacó só vai ser possível depois de um salto no tempo de mais sete anos, quando a terra, antes em abundância, enfrenta um período de escassez terrível, onde só o Egito terá mantimentos, graças ao esforço de José em poupá-los.

Preocupado com a situação de sua família, Jacó manda os filhos, com exceção de Benjamin (Marcus Bessa), até a região, onde serão orientados a procurarem por José, assim como todos os forasteiros que chegam ao Egito. O hebreu vai logo reconhecê-los.
Os irmãos, por outro lado, não reconhecem José, que se aproveita da situação para arrancar mais informações de sua família, descobrindo que Jacó está vivo e que o caçula ficou nas terras de Canaã com ele. O hebreu chega a torná-los prisioneiros.

Acusando os demais herdeiros de serem impostores, José pede que voltem para suas terras e tragam Benjamin como prova de que estão falando a verdade. Jacó fica desesperado ao saber que o caçula tem que partir, mas acaba cedendo depois de alguns dias, quando volta a faltar comida.
Ao ficar frente a frente com Benjamin, José não vai se aguentar de emoção e acaba se revelando aos irmãos, pedindo que busquem Jacó e se mudem para suas terras, concedendo perdão pelo que fizeram no passado. O pastor mal vai acreditar no que escuta dos demais filhos.

Jacó parte levando todos os seus pertences, acompanhado dos descendentes, nos carros enviados pelo Faraó (Fernando Pavão). Ao todo, foram 66 parentes, sem contar as noras. Ao ver o pai descendo do carro, José não consegue controlar a emoção e os dois se abraçam, extasiados.
José vai providenciar moradia para todos em uma das terras mais nobres do Egito e ainda cumpre um último desejo do pai, que vive 17 anos no Egito. Ao perceber que está morrendo, aos 147 anos, o pastor pede que seja enterrado nas terras pertencentes a Abraão (Zécarlos Machado), o que o filho prontamente providencia, ao lado dos irmãos.
Antes do último suspiro, Jacó vai conhecer os dois filhos de José com Asenate (Letícia Almeida), quase sem enxergar, já pela velhice, mas abençoando toda a sua família. Quando acaba de dar instruções sobre seu enterro, o pastor morre e o governador do Egito faz de tudo para lhe dar o fim que sempre sonhou em vida.