Atriz Camila Morgado recordou outra personagem além de Dona Patroa que viveu violência doméstica e o “efeito imediato” que a discussão provocou em uma integrante da produção
Convidada do “Mais Você”, Camila Morgado, a Dona Patroa de “Renascer” (Rede Globo), falou sobre a importância de papéis como esse para a luta contra a violência de gênero. No programa, ela falou sobre como enxerga essa oportunidade – e lembrou até de uma situação em que cenas protagonizadas por ela fizeram uma mulher perceber que vivia violência em casa.
Camila Morgado comenta importância de personagem de “Renascer”
No ar em “Renascer” como Iolanda – mais conhecida como Dona Patroa –, Camila Morgado falou recentemente sobre a experiência de mostrar ao público o rompimento de um ciclo de violência. Na trama, ela é esposa do vilão Egídio, e passa de uma mulher submissa, vítima de vários tipos de abuso, a uma pessoa empoderada – e, no programa, ela exaltou a oportunidade.
“A gente pôde falar sobre violência física, psicológica, patrimonial… Achei um privilégio poder estar na novela das nove fazendo um personagem tão completo, de temas tão urgentes, como a submissão… Como ela pode ser nociva para a vida das mulheres, como isso acontece, como é real!”, disse ela.
Segundo Camila, diante da trama de Iolanda, ela é frequentemente parada nas ruas por pessoas que querem comentar a situação. “A quantidade de mulheres que vêm falar comigo nas ruas – e de homens também – sobre violência… Outro dia estava perto de casa e um cara falou: ‘Não deixa ele fazer isso com você, lute pelos seus direitos!’. Vindo de um homem! É importante a gente abrir o diálogo para a sociedade”, declarou.
Em seguida, ela relembrou outro personagem que tratava do mesmo tema. Segundo Camila, ela pôde ver os efeitos de sua atuação ainda durante as gravações, quando uma integrante da equipe desabafou logo após as filmagens de uma cena séria de abuso.
“Fiz outro personagem que também falava sobre violência doméstica, a gente estava fazendo uma cena muito séria e uma pessoa da equipe chegou para mim quando acabei a cena, me abraçou, começou a chorar e falou: ‘Não posso mais vir. Isso tudo que eu vi, aconteceu comigo. Meu marido me bateu e fazia essa violência psicológica. Estou entendendo o que está acontecendo e não posso mais estar aqui, preciso mudar minha vida’”, declarou.
Outros papéis de Camila Morgado que falam de violência doméstica
Além de Iolanda, Camila Morgado também viveu Janete na série da Netflix “Bom Dia, Verônica“. Na trama, ela interpretava uma mulher extremamente submissa ao marido, que era interpretado pelo ator Eduardo Moscovis. Nesse contexto, Janete sofria violência psicológica, física e abuso patrimonial, além de ser obrigada a ajudar o marido nos crimes que ele cometia.