Afroflix reúne filmes, séries e conteúdos protagonizados ou produzidos por negros

por | ago 9, 2016 | Televisão

Imagine se você pudesse acessar um Netflix diferente: produções audiovisuais com pelo menos uma área de atuação técnica/artística assinada por uma pessoa negra. Isso é possível, e foi feito aqui no Brasil, pelo site de streaming Afroflix.

Criado por um grupo de mulheres negras, o Afroflix é uma plataforma colaborativa, ou seja, você pode indicar conteúdos que gostaria de assistir na plataforma, que inclui filmes, séries, web séries, programas diversos, vlogs e clipes que precisam ser produzidos, escritos, dirigidos ou protagonizado por pessoas negras. 

O site não é o primeiro que tem um conteúdo segmentado. Existem também o religioso Univer, os educativos Udemy e MECflix, e o Oldflix, exclusivo para produções clássicas do cinema. Porém, o objetivo do Afroflix é justamente valorizar as produções criadas por e sobre a cultura e sociedade negra, produções que muitas vezes têm menos visibilidade no mercado cultural em comparação com outros tipos de temas.

Discriminação racial no cinema

O site chegou em um momento muito pertinente, já que o começo de 2016 ficou marcado por um episódio emblemático de desigualdade racial no Oscar. Nenhum ator ou atriz negro foi indicado a qualquer categoria, demarcando o ano como o mais excludente desde 1998. Também é importante lembrar que, nos 87 anos de existência do Oscar, dos 2.947 premiados, apenas 31 foram negros. 

Por causa da desigualdade na 87ª Cerimônia do Oscar, vários artistas negros fizeram um boicote ao evento, como Will Smith, Spike Lee e Jada Pinkett Smith. 

Todos os conteúdos do Afroflix passam por uma curadoria antes de serem aprovados. O site é gratuito e usa serviços como o YouTube ou o Vimeo para fazer o streaming do seu conteúdo. 

Mais inclusão: Grupo afro cria emojis do Facebook para negros: entenda significados por trás deles