8 personagens que ressuscitaram nas novelas (e 1 que voltou até em outra trama)

Muito comumente para acertar contas com o passado, seja alguma injustiça sofrida ou só para infernizar inimigos, faz parte do imaginário das novelas poder forjar sua própria morte. Assim, os personagens podem investir em vidas paralelas e retornar no fim da trama para esclarecer tudo o que sabem ou descobriram enquanto estavam “mortos”.

Porém, há também aquele caso de um personagem tão popular que não só sobreviveu, como também reapareceu em outra novela. Relembre nove deles: 

Personagens que retornaram à vida

1. Jamanta, de “Torre de Babel”
Em “Torre de Babel” (1998), Jamanta – personagem de Cacá Carvalho – conseguiu se salvar na explosão do shopping Tropical Towers, onde muitos personagens tiveram um fim trágico, e foi peça fundamental no final da novela para desvendar o mistério sobre o culpado por todos os crimes. Em 2005, na novela “Belíssima”, o autor Silvio de Abreu trouxe o personagem de volta como companheiro do mecânico interpretado por Reynaldo Gianecchini.

2. Totó, de “Passione”
O personagem italiano interpretado por Tony Ramos na novela “Passione” foi baleado e chegou a ser velado por amigos e familiares. Porém, tudo foi armado como um grande plano para que no final da trama Totó pudesse retornar para acertar as contas com Clara, a vilã encarnada por Mariana Ximenes.

Globo

3. Comendador José Alfredo, de “Império”
O patriarca protagonista da novela “Império”, um dos personagens mais queridos do ator Alexandre Nero, traçou um complexo plano para se fingir de morto e poder se livrar de inimigos, dívidas e problemas. Meses depois, José Alfredo precisa voltar à ativa para espanto de todos.

4. Zé Maria, de “A Regra do Jogo“
O personagem ambíguo de Tony Ramos, autor de outros delitos, simulou a própria morte para fugir da perseguição da facção criminosa da qual fazia parte. Ele chegou a mudar de aparência e assumir uma nova identidade para viver sem problemas com a polícia e o seu passado.

5. Bia Falcão, de “Belíssima”
A vilã implacável empresária interpretada por Fernanda Montenegro caiu de um precipício e morreu tragicamente num acidente de carro. Pelo menos, foi o que pareceu até que, no final da trama, Bia reaparece para revelar ter forjado a própria morte e cometer mais algumas maldades.

Globo

6. Raquel, de “Mulheres de Areia”
As gêmeas Ruth e Raquel, papéis memoráveis de Eva Wilma (1973) e Gloria Pires (1993), sofrem um acidente em alto-mar. Apenas o corpo de uma é encontrado, inconsciente. Trata-se de Ruth. Mas ela é confundida com Raquel e, mesmo assim, sustenta a confusão, para viver sua paixão primeira pelo marido da irmã. No entanto, na verdade, Raquel não morreu e aproveita para assombrar algumas pessoas.

7. Raul Cadore, de “Caminho das Índias”
O personagem de Alexandre Borges em “Caminho das Índias” (2009), influenciado pela amante Yvone (Letícia Sabatella), desviou dinheiro da empresa do pai e foge com ela para Dubai, sob nova identidade. Enquanto isso, aqui no Brasil, todos pensam que ele morreu. Depois de ser traído e roubado pela vilã Yvone, ela precisa voltar para resgatar seu passado.

8. Donatela, de “A Favorita”
Depois de tantas desavenças com sua meia-irmã Flora (Patrícia Pillar), a corajosa Donatela, personagem de Claudia Raia, finge ter morrido em um incêndio na cadeia e passa a “assombrar” sua inimiga. Algum tempo depois, a vilã descobre a farsa.

9. Miguel, de “Sete Vidas“
O personagem aventureiro de Domingos Montagner, ao se sentir incapaz de assumir a responsabilidade de constituir família, larga a mulher que ama, Lígia (Débora Bloch) e parte para a Antártica, numa expedição sem data para voltar. Durante a viagem, sofre um acidente de barco e é dado como morto. Desmemoriado, um ano se passa até que ele conseguir recobrar sua memória e decidir retornar.

Outras confusões sobre morte na TV