A autora de novelas Gloria Perez é uma das mais respeitadas e conhecidas por seus trabalhos na Rede Globo. Além de ter escrito 10 novelas, ela também ficou famosa por minisséries como “Hilda Furacão”, “Amazônia” e “O Canto da Sereia”. Entre as tramas de sua autoria, foi contemplada com a primeira novela brasileira a vencer um Prêmio Emmy Internacional. Porém, a maior e mais duradoura herança das novelas de Gloria Perez, sem dúvida nenhuma, são os bordões de seus personagens.
Expressões mais repetidas nas novelas
1. “Are Baba”
Na novela “Caminho das Índias” não havia um só personagem, mas todo o elenco utilizava diversas expressões indianas que ficaram bastante populares o Brasil. “Are” ou “Hari” também é um nome de Deus. A expressão significa “Ai meu Deus”.
2. “Não é brinquedo, não!”
Também na novela “O Clone”, a personagem da Dona Jura, interpretada por Solange Couto, é patroa de Aninha e do bisbilhoteiro Basílio, que vive contando todas as fofocas a ela. Sua interjeição mais famosa é “Não é brinquedo, não!”
3. “Cada mergulho é um flash!”
Na novela “O Clone”, a personagem da alpinista social Odete era frequentadora do popular Piscinão de Ramos, do Rio Janeiro. E para descrever o local ela dizia que cada mergulho era um flash.
4. “Insh’allah”
Com o núcleo do oriente na novela “O Clone” também foi possível aprender diversas expressões estrangeiras. Entre elas, a mais usada pela jovem atriz Carla Diaz. “Insh’allah” significa “Deus queira” ou “se Deus quiser”, o que representa o nosso “Oxalá”.
5. “Lasqueira!”
Muito usada pelo povo do Norte do Brasil, como o núcleo paraense da novela “A Força do Querer”, a expressão “lascou-se” ou ainda “lasqueira” é usada quando algo saiu fora do previsto, deu errado, alguém “se deu mal” ou alguma coisa não se saiu bem. Quem repete muito o bordão é a personagem Ritinha, de Isis Valverde.
6. “Copiou?”
Na novela “América”, o personagem Gomes foi interpretado por Walter Breda. Um acidente afastou o ex-PM de exercer sua profissão, mas isso não fez com que mudasse seu jeito autoritário e linguajar policial. Quando termina suas recomendações aos empregados, Gomes pergunta sempre: “Copiou?”.
7. “Stop, Salgadinho”
Na novela “Explode Coração”, a personagem Lucineide interpretada pela atriz Regina Dourado controlava os excesso do marido, o saudoso Rogério Cardoso, com um alto e histérico: “Stop, Salgadinho!”.
Outras curiosidades sobre novelas