30 programas épicos da MTV Brasil que marcaram os anos 90 e 2000: lembra deles?

https://www.instagram.com/p/BnY9LA1ANi6/

A MTV Brasil foi, no passado, o principal canal aberto voltado para os jovens no País. Programas sobre música, tendências, notícias, humor e comportamento, sempre interagindo com o espectador, ditaram tendências entre os anos 90 e 2000, marcando toda uma geração. Prepare-se para a nostalgia e relembre os melhores quadros da emissora!

Programas antigos da MTV

“Disk MTV”

Um dos programas mais interativos da emissora, o Disk MTV trazia os dez clipes mais votados pelo público, que tinha que ligar pedindo seus favoritos na véspera de cada edição.

As VJs mais lembradas à frente do “Disk” foram Sabrina Parlatore, Astrid Fontenelle e Sarah Oliveira.

“Top Top”

O “Top Top” trazia Léo Madeira e Marina Person para selecionar dez clipes musicais sobre determinado tema.

https://www.instagram.com/p/BpFVukZFSom/

Eles contavam curiosidades do mundo da música em meio ao ranking, e falavam de tudo – desde hinos do metal até os clipes nerds.

“Luau MTV”

Apresentações acústicas de estrelas da música no meio de praias de todo o país. Tem como ficar melhor? O Luau MTV tinha um clima de verão e trouxe pequenos shows incríveis de bandas que amamos, como Capital Inicial, Cássia Eller, Nando Reis, Charlie Brown Jr….

https://www.instagram.com/p/BqxRfvjgd5o/

Foi exibido de 1996 a 2004, embora tenha ganho algumas temporadas extras nos anos seguintes.

“Quinta Categoria”

Nos últimos anos da MTV, um programa de comédia que se destacou foi o “Quinta Categoria”, apresentado por Marcos Mion e com convidados ilustres, como os Barbixas, Tatá Werneck, Dani Calabresa e Cazé Peçanha. Foi exibido de 2008 a 2011.

“Hermes e Renato”

Um dos maiores programas humorísticos da emissora, “Hermes e Renato” foi exibido pela MTV de 1999 a 2009, antes de ir para a Record, onde ficou com Marcos Mion por três anos. Do grupo, originou-se a banda de metal escrachado Massacration.

https://www.instagram.com/p/rGHn8clmxj/

Em 2014, o comediante Fausto Fanti, que interpretava Renato, morreu. Seu irmão assumiu seu lugar no programa, que hoje é exibido pelo canal FX Brasil.

“Furo MTV”

Da fase final da MTV, o “Furo” era um programa de notícias, comandado por Dani Calabresa e Bento Ribeiro. Porém, diferente dos telejornais tradicionais, era carregado de humor e comentários ácidos, além de quadros inusitados, que deixaram saudades. Ficou no ar de 2009 a 2013.

“Fica Comigo”

Fernanda Lima comandou o “Fica Comigo”, primeiro programa de paquera da MTV. Os pretendentes passavam por várias provas para tentar conquistar o participante, que terminava beijando o escolhido. Durou de 2000 a 2003.

“Beija Sapo”

Dois anos após o fim de “Fica Comigo”surgiu o “Beija Sapo”, apresentado por Daniella Cicarelli. O esquema era o mesmo: o participante tinha que escolher entre três pretendentes, que se vestiam de sapos e passavam por algumas etapas na seleção.

https://www.instagram.com/p/wKips9ozGn/

Os que eram desclassificados poderiam tentar uma chance com alguém da plateia, que tinha que gritar a icônica frase “Socorro, Cicarelli!”.

“Piores Clipes do Mundo”

Esse foi o programa que consagrou Marcos Mion como VJ da emissora. Literalmente, eram apresentados os piores clipes de música da época, com comentários ácidos – e hilários – de Mion. Foi também um dos que mais deixaram saudades com o fim da MTV! E o sucesso foi tanto que o apresentador mantém a fórmula no “Legendários”, na Record.

“Rockgol”

Um jogo de futebol disputado entre estrelas da música nacional foi a combinação perfeita para o sucesso do Rockgol. Apresentado por Paulo Bonfá e Marco Bianchi, que não economizavam nos comentários hilários durante a partida e nos apelidos aos jogadores. Foi um dos programas mais famosos da MTV, e ficou no ar de 1995 a 2008, 2011 e 2013.

“Top 20 Brasil”

O programa mais antigo da MTV foi o “Top 20 Brasil”, que ficou no ar de 1990 a 2006 – ganhando uma temporada extra em 2013.

Ele trazia os 20 clipes mais pedidos da semana no “Disk MTV”, sempre aos sábados, e teve como apresentadores Astrid Fontenelle, Sabrina Parlatore, Sarah Oliveira, entre outros.

“Covernation”

Também apresentado por Mion, o “Covernation” mostrava uma disputa entre bandas cover, com jurados e comparações com as músicas originais.

https://www.instagram.com/p/BC5iKrHR11-/

Nas edições de Verão, porém, eram bandas nacionais que batalhavam no palco, tocando os sucessos do rock da década de 90. Ah, e foi esse o programa que lançou o Mionzinho. Saudades!

“Ponto Pê”

No “Ponto Pê”, a VJ Penélope Nova respondia perguntas sobre sexo e relacionamentos do público, que ligava no programa.

O tom escrachado e natural com que ela tratava do assunto era a melhor parte das respostas. Ficou no ar entre 2004 e 2008.

“Família MTV”

O Família MTV mostrava a intimidade dos artistas brasileiros da época, acompanhando suas rotinas durante uma semana. Foi exibido de 2003 a 2008 e ganhou uma nova temporada entre 2010 e 2013. Já passaram por lá Pitty, Marcelo D2, Supla, CPM 22, Charlie Brown Jr., sendo que a última temporada estreou com a banda Restart.

“Gordo a Go-Go”

O talk-show da MTV tinha João Gordo como apresentador e foi exibido entre 2000 e 2005. As entrevistas eram sempre temperadas pelo humor ácido do VJ, que levou ao episódio mais polêmico e comentado do programa: uma briga no auditório com Dado Dolabella, que quase acabou em agressão física.

“Mochilão MTV”

O programa de viagens mais popular da MTV mostrava várias regiões do país e do mundo e teve várias temporadas desde sua estreia. O VJ apresentava os pontos mais conhecidos de cada destino, as dicas turísticas e as impressões que só a MTV tinha. Fernanda Lima e Titi Müller foram as apresentadoras mais famosas que passaram por lá!

“Supernova”

https://www.youtube.com/watch?v=Lb6Lh4Z2Nbs

Marcando a nova fase da MTV, que começou em 1999, o “Supernova” trazia novidades e clipes do mundo da música, além de apresentações ao vivo de artistas como Charlie Brown Jr. e Cássia Eller.

https://www.instagram.com/p/BqNy4aElRvf/

Ficou no ar até 2002, sob o comando de VJs como Didi Wagner, Marcos Mion e Marina Person.

“Teleguiado”

O programa Teleguiado trazia o VJ Cazé Peçanha ligando para o público, que já estava cadastrado no programa, oferecendo-lhes a chance de escolher um clipe musical. Cazé batia um papo com os participantes antes do videoclipe e foi esse o programa que o tornou famoso na emissora. Durou de 1995 a 1999.

“Pulso MTV”

Também musical, o “Pulso” foi exibido entre 2003 e 2005, diariamente, e apresentado por Penélope Nova e Léo Madeira. Eram exibidos clipes, informações do mundo da música e entrevistas com artistas brasileiros, como Sandy & Junior e Pitty.

“Erótica MTV”

O “Erótica MTV” foi um programa que falava de sexo e tabus de forma descontraída, com o intuito de informar os jovens e naturalizar essa discussão entre eles.

A primeira temporada foi apresentada por Babi Xavier e contou com o médico Jairo Bouer, um dos sexólogos mais famosos do país. Ficou no ar de 1999 a 2001.

“Barraco MTV”

Um dos primeiros programas da emissora que desviava de clipes musicais, o “Barraco MTV” colocava Astrid Fontenelle no meio de uma grande mesa cheia de pessoas, que discutiam juntas determinado assunto. O propósito era dar voz aos jovens, com a interação ao vivo com o público. Rolou de 1996 a 2000 e teve também Soninha Francine como apresentadora.

“Cine MTV”

O programa foi exibido nos primeiros anos da emissora e trazia notícias de filmes e dos bastidores do cinema, bem como da trilha sonora. Passaram por lá Chris Couto, Marina Person e Lorena Calabria.

“Gás Total”

Gastão Moreira era o ‘cara’ que apresentava as novidades do rock alternativo, hard rock e heavy metal, com entrevistas e muita despretensão.

“Acústico MTV”

Ainda que não fosse um programa regular, o “Acústico MTV” gerou musicais especiais que marcaram a geração dos espectadores que assistiam à emissora. O piloto teve início com show de Marcelo Nova (pai da ex-VJ Penélope Nova) e conquistou de vez com versões de hits de Gilberto Gil, Legião Urbana, Titãs, Charlie Brown Jr. e muitos outros.

“15 Minutos”

O programa que colocou o apresentador Marcelo Adnet no mapa agradava por seus esquetes humorísticos e engraçados ao lado de Felipe Ricotta, o Kiabbo. Poderia aparecer de tudo naquele quarto no fictício bairro de Humaitá (RJ), deixando as piadas ainda mais hilárias.

“Acesso MTV”

O “Acesso” foi um programa diário exibido entre 2009 e 2013, durando até o último ano MTV Brasil.

As apresentadoras mais conhecidas foram Mari Moon e Titi Muller, que traziam clipes de música, matérias interativas e até shows ao vivo.

“Comédia MTV”

Voltado para o humor, foi um dos programas de maior sucesso no final da MTV. O elenco original reuniu Bento Ribeiro, Dani Calabresa, Fabio Rabin, Guilherme Santana, Marcelo Adnet e Rafael Queiroga, Paulinho Serra, Tatá Werneck e Rodrigo Capella, que reproduziam cenas sem tema definido em esquetes hilários.

“Quiz MTV”

O “Quiz” era um game show sobre música e era apresentado por Adriane Galisteu e Rafael Ramos, entre 1998 e 2000. Os convidados a batalhar eram, claro, as bandas do momento, como Charlie Brown Jr. e Raimundos.

“Neura MTV”

Apresentado por Cazé Peçanha e Marina Person, o “Neura” era um game show que abordava diferenças entre homens e mulheres e provas com equipes para saber quem sabia mais sobre o sexo oposto. Foi ao ar entre 2006 e 2007.

“MTV na Rua”

O programa explorava temas como política, economia, esportes e música, diretamente das ruas de São Paulo, sob o comando de Penélope Nova. Foi exibido entre 2008 e 2009 e também contou com a apresentação do ex-VJ Felipe Solari.

Programas de TV