Novela boa é aquela para ser revista. Alguns títulos, devido tamanho sucesso de público, além de reprisarem mais de uma vez, acabam sendo reescritos e remontados em novas versões. A seguir, relembre 11 novelas que foram revisitadas por sua popularidade e aceitação positiva.
Novelas que tiveram versões
1. Haja Coração
Escrita por Daniel Ortiz, “Haja Coração” (2016) foi livremente inspirada na telenovela “Sassaricando” (1987), de Silvio de Abreu. Segundo o autor, a ideia era fazer uma nova versão com mais liberdade artística para poder dar outro encaminhamento e final para os personagens.
Fundamentada na Mooca, bairro de São Paulo, a trama segue a vida de Tancinha (Mariana Ximenes), uma moça simples e feirante de família tradicional italiana, que tem um sotaque forte, fala errado e vive gritando. Desde os quinze anos, ela tem um romance com o mecânico Apolo (Malvino Salvador), cheio de brigas e reconciliações. Porém, Tancinha fica balançada quando conhece Beto (João Baldasserini), um publicitário disposto a conquistá-la.
2. Ti Ti Ti
Escrita por Maria Adelaide Amaral, “Ti Ti Ti” é baseada na telenovela homônima de Cassiano Gabus Mendes, e também incorporou ao seu enredo duas tramas de Plumas e Paetês, assim como personagens de “Elas por Elas”, “Locomotivas”, “Brega & Chique” e “Meu Bem, Meu Mal”.
Na versão de 2010-2011, Alexandre Borges e Murilo Benício interpretam os rivais da história, respectivamente Jacques Leclair e Victor Valentim. Diferente da versão de “Plumas e Paetês”, em que Marcela se transforma de mocinha simples, ingênua e bem intencionada em uma vilã que morre ao final, na nova versão de Maria Adelaide, a personagem assumida por Ísis Valverde fica até o fim da trama.
3. Sinhá Moça
Escrita por Benedito Ruy Barbosa, inspirado no livro homônimo de Maria Dezonne Pacheco Fernandes, a readaptação da obra para a televisão de 2006 tinha Débora Falabella no papel principal. A trama é um remake de um dos maiores sucessos televisivos do autor, exibido originalmente em 1986.
A novela retrata a história de amor da bela e rica Sinhá Moça, filha do escravocrata Barão Ferreira de Araruna e da doce e submissa Mãe Cândida, com o jovem advogado abolicionista Rodolfo Fontes. Juntos, eles enfrentam as dificuldades na campanha abolicionista.
4. Cabocla
De autoria de Edmara Barbosa e Edilene Barbosa, com direção geral de José Luís Villamarin e Rogério Gomes, o segundo remake de “Cabocla” foi exibido em 2004. A trama recria o ambiente rural brasileiro do início do século XX, como uma adaptação da novela de Benedito Ruy Barbosa exibida em 1979.
A trama gira em torno da disputa por terras entre dois coronéis e o amor entre a cabocla Zuca (Vanessa Giácomo) e o jovem advogado Luís Jerônimo (Daniel de Oliveira). O jovem vive de forma inconsequente e recebe a notícia de que está com tuberculose. Aconselhado pelo médico e forçado por seu pai, ele embarca para a tranquila Vila da Mata para se tratar. Porém, basta uma noite para Luís se encantar por Zuca, a filha de Zé, e mudar radicalmente seu comportamento.
5. O Profeta
A versão escrita por Duca Rachid e Thelma Guedes, de 2006-2007, é um remake da telenovela homônima de Ivani Ribeiro de 1977. Ambientada nos anos 50, a novela conta a história de Marcos (Thiago Fragoso), um rapaz que tem o dom de prever o futuro. A primeira parte da trama mostra o protagonista ainda menino, quando ele começa a descobrir sua sensibilidade. A história se desenvolve com o protagonista já adulto, 15 anos depois, quando Marcos finalmente compreende que tem o dom da premonição.
6. O Astro
Escrita por Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro, é livremente inspirada na telenovela homônima de Janete Clair exibida originalmente em 1977. Em 2012, “O Astro” foi a primeira telenovela da Rede Globo que ganhou o Emmy Internacional na categoria de Melhor Telenovela.
O remake contou com com Rodrigo Lombardi, Carolina Ferraz, Thiago Fragoso, Alinne Moraes, Humberto Martins, Henri Castelli, Juliana Paes, Regina Duarte, Daniel Filho e Marco Ricca nos papéis principais.
7. Gabriela
Protagonizada por Juliana Paes em 2012, “Gabriela” é inspirada no romance “Gabriela, Cravo e Canela”, de Jorge Amado, que também originou a telenovela de 1975 protagonizada por Sônia Braga, e foi escrita por Walcyr Carrasco.
Esse remake também contou com Humberto Martins, Leona Cavalli, Vanessa Giácomo, Laura Cardoso, Fabiana Karla, Marcelo Serrado, José Wilker, Maitê Proença, Erik Marmo, Amanda Richter, Marco Pigossi, Giovanna Lancellotti, Rodrigo Andrade, Ivete Sangalo, Antônio Fagundes, Mateus Solano e Luiza Valdetaro nos papéis principais.
8. O Rebu
A quarta novela das 23h da emissora, “O Rebu” de 2014 é escrita por George Moura e Sérgio Goldenberg e inspirada na telenovela homônima de 1974, do autor Bráulio Pedroso. Contou com as participações de Patricia Pillar, Sophie Charlotte, Daniel de Oliveira, Tony Ramos, Marcos Palmeira, Dira Paes, José de Abreu e Cássia Kiss Magro.
Durante uma festa, um cadáver aparece boiando numa piscina, gatilho para toda a trama se desenrolar de forma a elucidar o mistério desta morte. Ao longo da novela, o público só sabe que houve uma morte durante a cerimônia, porém apenas se vê um corpo boiando na piscina, sem saber a identificação do sexo, quem havia cometido o crime ou a razão. O enredo se desenrola enquanto o “rebuliço” é desvendado.
9. Irmãos Coragem
A versão de 1995, exibida no horário das 18h e escrita por Dias Gomes, é um remake da telenovela original de Janete Clair, exibida em 1970 na faixa das 20h. Contou com Marcos Palmeira, Marcos Winter e Ilya São Paulo como protagonistas título. Na fictícia cidade de Coroado, João encontra um enorme diamante. Por causa disso, os três irmãos passam a ser perseguidos pelo poderoso coronel Pedro Barros (Cláudio Marzo), dono de quase todos os garimpos da região.
10. Pecado Capital
O remake de Gloria Perez (1998) ganhou tramas e persongens novos e trouxe Francisco Cuoco, herói da primeira versão, no papel que foi de Lima Duarte em 1975. Escrita por Janete Clair, “Pecado Capital” conta a história de José Carlos Moreno, o Carlão (Eduardo Moscovis), um taxista honesto e de temperamento esquentado, que descobre em seu carro uma mala com dois milhões de reais, fruto de um assalto a banco.
Carlão fica com medo de ser acusado de cúmplice dos assaltantes e decide devolver a mala em um momento mais oportuno, mesmo sabendo que poderia usar o dinheiro para resolver de vez sua vida e se casar com a noiva Lucinha (Carolina Ferraz), operária de uma indústria têxtil.
11. Anjo Mau
A novela gira em torno da jovem Nice, uma moça pobre, bonita e ambiciosa que não quer perder a chance de ascender socialmente tentando seduzir seu patrão. Seu pai é motorista da tradicional família Medeiros e consegue para filha a oportunidade de trabalhar como babá na mansão dos patrões.
Dissimulada, e disposta a ser rica e madame a qualquer custo, Nice planeja seduzir um dos herdeiros da família. Protagonizado por Susana Vieira na primeira gravação de 1976, o sucesso da trama foi tão grande que um remake foi ao ar em 1997 com Gloria Pires no papel da babá que tinha carinha de anjo e gênio mau.
Melhores novelas pra rever
- Melhores novelas das 23h da Globo: Das clássicas às recentes
- Novelas mexicanas: As melhores que marcaram a sua infância
- Qual é a melhor novela de Gloria Perez? Veja lista completa