Um nó gigantesco foi criado ao longo das temporadas de “Dark” em nossas cabeças e nas vidas dos personagens. Enquanto pessoas viajaram no tempo e constituíram famílias em outra época, a série apresentou uma grande confusão sobre quem seria o pai de quem.
No entanto, ao final da terceira temporada, a cena conclusiva da série retrata algumas pessoas que se salvaram desta confusão, não fazendo parte do nó. Entenda o significado!
Significado da última cena de “Dark”

Com o ciclo finalmente quebrado, as coisas puderam voltar ao seu devido lugar no universo de origem – um terceiro mundo que foi o responsável pela divisão que resultou no universo de Adam e no universo de Eva.
No entanto, com tudo de volta ao normal, muitas pessoas deixaram de existir e alguns personagens já conhecidos ganharam um novo tipo de relação no universo de origem.
Hannah Krüger aparece casada com Torben Woller, já Peter Doppler está ao lado de Bernadette Woller – todos em um jantar ao lado de Katharina Albers na casa de Regina Tiedemann.

A resposta para a existência destes personagem no universo de origem está diretamente relacionada ao fato de que eles não têm nada a ver com o início do nó, não sendo fruto dele.
O tal nó começou a partir da relação do Infinito, filho de Jonas e Martha 2, com Agnes Nielsen, revelada ser filha de Silja e Bartosz Tiedemann, em ambos os universos.

Desta forma, todos que fizessem parte desta árvore genealógica estariam em meio à confusão criada com a divisão do universo de origem. Portanto, toda a família Nielsen – com a exceção da Katharina – não existe no mundo real: Tronte, Ulrich, Magnus, Martha e Mikkel. Jonas, filho de Mikkel/Michael, também está fora dessa.
Charlotte, como é fruto de viagens no tempo, também não existe, assim como suas filhas Franziska e Elisabeth.
Quando Jonas e Martha 2 aproveitam a paralisação dos mundos por alguns nanossegundos durante o apocalipse, eles conseguem resolver o problema de origem e evitar que o nó inicial seja criado ao salvar a família de H.G. Tannhaus.
Assim, aqueles que faziam parte dele deixam de existir – o que inclui os protagonistas, Jonas e Martha. Como os personagens que aparecem na cena final não são descendentes da relação do Infinito e Agnes, eles seguem existindo no universo de origem.
Hannah vem de outra linhagem, os Krüger, assim como os irmãos Woller e Katharina, que é descendente da família Albers. Já Regina é revelada como sendo filha de Bernd Doppler com Claudia Tiedemann.

O início da linhagem Doppler não esteve envolvida com o nó, enquanto Claudia é filha de Egon e Doris Tiedemann, outros personagens que não têm ligação com a origem da confusão.
Por mais que na última cena Hannah apareça grávida e revele que o nome de seu bebê será Jonas, é impossível que este seja o mesmo que já conhecemos, visto que ele é fruto da relação da personagem com Michael Kahnwald, alguém que nunca chegou perto de existir no mundo de origem.