A série “True Detective” chega à segunda temporada completamente modifcada, com novo elenco, história e diretor depois de vencer cinco prêmios Emmy e receber quatro indicações ao Globo de Ouro. Do tipo antologia, o que será mantido na série é o estilo policial e niilista, com o criador Nic Pizzolato ainda com a caneta nas mãos. Na segunda temporada saem Matthew McConaughey, Woody Harrelson e Michelle Monaghan. Entram Rachel McAdams, Colina Farrell, Taylor Kitsch (policiais) e Vince Vaughn (criminoso).
Na primeira temporada, o criador abusou de influências niilistas vindas de filósofos como Shopenhauer e Nietzche, principalmente para criar o personagem Rust Cohle, interpretado por Matthew McConaughey. Mais do que um bom roteiro policial, a série focou em criar uma atmosfera sobre o mundo e os personagens retratados, marca registrada do cineasta Cary Fukunaga, que dirigiu todos os episódios e deu uma unidade à primeira temporada. Agora a série terá novos diretores. Apenas Pizzolato segue.
Confira curiosidades sobre a série:
1 – Entre os novos diretores da série está Justin Lin, que dirigiu quatro filmes da franquia “Velozes e Furiosos”.
2 – A segunda temporada apresenta uma personagem feminina forte, o que a primeira temporada não teve: Rachel McAdams é Ani Bezzerides, detetive criada em comunidade hippie, filha de um guru espiritual e irmã de uma atriz pornô.
3 – A primeira temporada teve 2,33 milhões de espectadores (isso sem contar, claro, a audiência obtida via pirataria na internet).
4 – O roteirista Nic Pizzolato, além de roteirista e idealizador de “True Detective”, também escreveu dois episódios da série The Killing em 2011.
5 – Nic Pizzolato deu uma de Alfred Hitchcock (que costumava fazer breves aparições em seus filmes) e deu as caras como ator/figurante na série: é barman no episódio 4, “Who Goes There”. Detalhe: ele trabalhou como barman em Austin, no Texas, por quatro anos.
6 – O diretor da primeira temporada, Cary Fukunaga, é uma verdadeira mistura de raças: nasceu na Califórnia, seu pai é japonês e sua mãe é sueca. Além do inglês, ele é fluente em francês e espanhol.
7 – Matthew McConaughey ficou conhecido como o galã das comédias românticas, mas nos últimos anos buscou papéis diferentes e mostrou que podia mais com em “O Poder e a Lei”, “Killer Joe – O Matador de Aluguel”, “Clube de Compras de Dallas” (pelo qual ganhou o Oscar eo Globo de Ouro de melhor ator), “O Lobo de Wall Street” e “True Detective”, claro.
8 – McConaughey foi preso em Austin em 1999 por resistir ir até a delegacia. Ele estava com maconha.
9 – Woody Harrelson é do Texas, assim como McConaughey, estado conhecido pelo seu famoso churrasco. Mas o ator não segue a tradição carnívora de sua terra natal: ele é vegetariano.
10 – Harrelson é chegado em filhas de caras talentosos. Foi casado com Nancy Simon, filha do produtor e roteirista Neil Simon, e namorou a atriz Moon Unit Zappa, filha de Frank Zappa.
11 – O formato ‘antologia’ (em que uma temporada não tem conexão com a trama da outra) foi defendido por Nic Pizzolatto, criador da série, desde o início. “Séries dramáticas costumam ter bons começos, meios longos e uma forte luta para desenvolver o final.”
12 – Escritor de romances, Pizzolato disse que a história de “True Detective” inicialmente seria contada em um livro, mas à medida que foi criando/escrevendo percebeu que a trama seria mais bem contada no formato audiovisual.
13 – McConaughey foi procurado pelos produtores para fazer o papel de Martin Hart (Woody Harrelson). Mas ele se encantou com o niilista Cohle. “Eu sabia que tinham me procurado para ser Hart porque era muito parecido com outros trabalhos que já fiz. Mas Cohle era o que eu ainda não havia feito. Amei a mente deste cara. Disse a eles que adoraria fazer a série, mas realmente queria ser Cohle”, explica o ator, que assinou contrato antes do acordo dos produtores da série com a HBO.