Na quinta temporada de “The Crown”, o discurso da Rainha Elizabeth II (Imelda Staunton) sobre a morte da Princesa Diana (Elizabeth Debicki) é mostrado no último episódio da primeira parte da temporada final da série.
A cena chama atenção não somente pelo conteúdo de impacto, mas também pela exatidão como o evento foi recriado. Saiba mais detalhes sobre a sequência e sobre os acontecimentos reais:
Discurso de Elizabeth II sobre a morte de Diana em “The Crown”
A sexta e última temporada de “The Crown” cobre os acontecimentos que se desenrolaram entre os anos 1997 e 2005, e a primeira parte, com cinco episódios, já está disponível no catálogo da Netflix, abordando a morte de Lady Di e a reação da família real britânica ao triste evento.
No episódio final, a Rainha Elizabeth II aparece fazendo um discurso sobre a perda de Diana após muitas críticas do público e da mídia sobre o silêncio da família. Ela hesita muito e demora para fazer um pronunciamento oficial, que viria somente cinco dias após a tragédia, gerando um grande mal-estar na família real.
O fato retratado na atração aconteceu de verdade e, até hoje, é muito lembrado por críticos da falecida monarca. Na época, ao se dirigir ao público, Elizabeth II explicou que teria permanecido em silêncio até o momento porque estava cuidando de William e Harry, que sofriam pela perda da mãe.
A fala de Elizabeth II foi transmitida nacionalmente pela TV e, na ocasião, vestindo roupa preta e joias, a rainha lamentou durante três minutos a precoce partida da Princesa Diana. A herdeira foi vítima de um acidente de carro em 31 de agosto de 1977, em Paris, na França, sendo levada para hospital, onde não resistiu.
Além do discurso, a monarca surpreendeu ao quebrar o protocolo e ordenar que a bandeira da União fosse hasteada a meio mastro no Palácio de Buckingham. Lembrando que, na época, Lady Di, após sua separação do Príncipe Charles, não fazia mais parte da família real britânica.
“The Crown” aborda o evento com grande exatidão e reproduz a cena com muita fidelidade aos detalhes. As palavras ditas pela atriz Imelda Staunton são as mesmas do discurso verdadeiro, apenas com alguns cortes para deixar a sequência um pouco mais curta.
Veja no vídeo abaixo (em inglês) o pronunciamento oficial da Rainha Elizabeth II sobre a morte da Princesa Diana:
Confira, na íntegra, a tradução do discurso de Elizabeth II:
“Desde as notícias terríveis do último domingo, vimos, em toda a Grã-Bretanha e em todo o mundo, uma expressão esmagadora de tristeza pela morte de Diana. Todos nós temos tentado, de diferentes maneiras, lidar com a situação.
Não é fácil expressar um sentimento de perda, uma vez que o choque inicial muitas vezes é sucedido por uma mistura de outros sentimentos: descrença, incompreensão, raiva e preocupação com aqueles que permanecem. Todos nós sentimos essas emoções nesses últimos dias.
Portanto, o que eu digo a você agora, como sua rainha e avó, digo de coração. Em primeiro lugar, quero prestar homenagem a Diana pessoalmente. Ela era um ser humano excepcional e talentoso. Nos bons e nos maus momentos, ela nunca perdeu a capacidade de sorrir, nem de inspirar os outros com seu calor e gentileza. Eu a admirava e respeitava por sua energia e compromisso com os outros e, especialmente, por sua devoção aos dois filhos.
Esta semana em Balmoral, todos nós temos tentado ajudar William e Harry a aceitar a perda devastadora que eles e o resto de nós sofremos. Ninguém que conheceu Diana jamais a esquecerá.
Milhões de outras pessoas que nunca a conheceram, mas sentiram que a conheciam, se lembrarão dela. Eu, pelo menos, acredito que há lições a serem tiradas de sua vida e da reação extraordinária e comovente à sua morte. Compartilho sua determinação de guardar a memória dela.
Esta também é uma oportunidade para mim, em nome de minha família, e especialmente do Príncipe Charles e William e Harry, de agradecer a todos vocês que trouxeram flores, enviaram mensagens e prestaram seus respeitos de tantas maneiras a uma pessoa notável. Esses atos de bondade têm sido uma grande fonte de ajuda e conforto.
Nossos pensamentos estão também com a família de Diana e as famílias daqueles que morreram com ela. Sei que também eles se fortaleceram com o que aconteceu desde o último fim de semana, enquanto buscam curar sua tristeza e depois enfrentar o futuro sem um ente querido.
Espero que amanhã possamos todos, onde quer que estejamos, expressar nossa tristeza pela perda de Diana e gratidão por sua vida tão curta. É uma chance de mostrar ao mundo inteiro a nação britânica unida em dor e respeito. Que aqueles que morreram descansem em paz. E que possamos, cada um de nós, agradecer a Deus por alguém que fez muitas, muitas pessoas felizes”.
As cinco primeiras temporadas de “The Crown” (2016-23) estão disponíveis no catálogo da Netflix. A sexta e última já teve a primeira parte lançada, com 5 episódios, enquanto o restante chega ao catálogo em 14 de dezembro.