Curtinhas, objetivas e com começo, meio e fim definidos, as séries de uma única temporada são consideradas as melhores opções para quem gosta de maratonar no streaming. Confira a lista dos melhores seriados limitados de todos os tempos disponíveis na Netflix, de acordo com as avaliações dos títulos na plataforma IMDb, referência no assunto:
Melhores séries de uma temporada para ver na Netflix
“Olhos que Condenam” (“When They See Us”)
Baseada em fatos reais, a série conta a história de cinco jovens condenados pelo crime de estupro em 1989, nos Estados Unidos, posteriormente apelidados de Central Park Five (“Os Cinco do Central Park”, em tradução livre).
Após a condenação, o quinteto viveu anos de prisão alegando inocência, e a série começa na época da condenação, em 1989, passa pelo momento em que todos conseguiram ser absolvidos, em 2002, e chega até o acordo ao qual chegaram em 2014.
Com astros como Michael Kenneth Williams (“Doze Anos de Escravidão”), Vera Farmiga (“Invocação do Mal”) e John Leguizano (“O Menu”) no elenco, “Olhos que Condenam” traz ainda a apresentadora Oprah Winfrey na produção executiva, foi indicada a 78 prêmios e venceu 30 deles. No site IMDb, a produção tem nota 8,9 (do total de 10), baseada em 135 mil avaliações.
- Ano de lançamento: 2019
- Temporadas e episódios: 1 temporada, 4 episódios
- Onde assistir: Netflix
“O Gambito da Rainha” (“The Queen’s Gambit”)
A história da minissérie se passa entre os anos 1950 e 1960 e gira em torno de Beth Harmon (Anya Taylor-Joy), uma órfã com um talento extraordinário para o xadrez. Ela descobre seu dom enquanto vive em um orfanato e, à medida que cresce, passa a enfrentar desafios pessoais, a lidar com a dependência em álcool e com sua busca para se destacar no mundo da competição.
A trama explora não apenas a ascensão meteórica de Beth no xadrez, mas também suas lutas pessoais e emocionais. A relação complexa da protagonista com os campeonatos, seus oponentes, colegas e sua própria busca por identidade são temas centrais na narrativa.
Baseado no romance homônimo de Walter Tevis, “O Gambito da Rainha” foi indicado a vários prêmios e, em 2021, levou o Globo de Ouro de Melhor Minissérie. No agregador IMDb, a atração tem nota 8,5 (de um total de 10), baseada em 530 mil avaliações.
- Ano de lançamento: 2020
- Temporadas e episódios: 1 temporada, 7 episódios
- Onde assistir: Netflix
“Inacreditável” (“Unbelievable”)
Dividida em 8 episódios, a atração baseada em fatos reais começa contanto a história de uma jovem chamada Marie Adler (Kaitlyn Dever), que denuncia ter sido estuprada, mas acaba sendo coagida pela polícia a retratar sua denúncia.
A série então se desenrola em dois arcos narrativos interligados. Por um lado, acompanhamos Marie enquanto ela tenta reconstruir sua vida após o trauma e enfrenta as dúvidas e desconfianças de pessoas ao seu redor. Por outro lado, investigadores dedicados, interpretados por Toni Collette e Merritt Wever, começam a desvendar uma série de estupros que seguem um padrão similar.
“Inacreditável” aborda temas sensíveis, incluindo o impacto do trauma, as falhas do sistema de justiça e como as vítimas de crimes sexuais muitas vezes enfrentam descrença e desconfiança. Sucesso de público e elogiado pela crítica, o seriado aparece no IMDb com nota 8,3 (de um total de 10), baseada em 116 mil avaliações.
- Ano de lançamento: 2019
- Temporadas e episódios: 1 temporada, 8 episódios
- Onde assistir: Netflix
“Maid”
Inspirada no best-seller autobiográfico “Superação: Trabalho Duro, Salário Baixo e o Dever de Uma Mãe Solo”, de Stephanie Land, a minissérie conta a história de Alex (Margaret Qualley), uma mulher que trabalha como empregada doméstica e que vive lutando contra a pobreza, a falta de moradia e a burocracia para tentar dar uma vida melhor à filha.
Contada sob o ponto de vista da mãe solo desesperada e determinada, a série limitada dividida em 10 episódios conquistou o público e foi aclamada pela crítica por sua história realista, impactante e inspiradora sobre resiliência.
No site agregador IMDb, “Maid” aparece com nota 8,3 (de um total de 10), baseada em 97 mil avaliações. Em 2021, quando estreou na Netflix, a produção se tornou a minissérie mais vista de todos os tempos na plataforma de streaming.
- Ano de lançamento: 2021
- Temporadas e episódios: 1 temporada, 10 episódios
- Onde assistir: Netflix
“Missa da Meia-Noite” (“Midnight Mass”)
A chegada do padre Paul (Hamish Linklater) na pequena ilha fictícia de Crockett Island coincide com uma série de eventos, incluindo milagres que afetam a comunidade. À medida que os habitantes da região testemunham esses acontecimentos inexplicáveis, a fé se espalha, mas também surgem consequências sombrias.
Criada por Mike Flanagan, diretor de sucessos como “A Queda da Casa de Usher” e “A Maldição da Mansão Bly”, a série de terror explora questões de crença, fanatismo religioso e as consequências de eventos sobrenaturais em uma comunidade isolada.
Com nota 7,7 (de um total de 10) no site agregador IMDb, “Missa da Meia-Noite” mistura elementos de drama psicológico com elementos sobrenaturais e conquistou fãs de histórias de terror repletas de momentos tensos e reviravoltas.
- Ano de lançamento: 2021
- Temporadas e episódios: 1 temporada, 7 episódios
- Onde assistir: Netflix