Séries de advogados na Netflix: 6 títulos para quem gosta de crimes e resolução de mistérios

por | jan 10, 2024 | Séries

Filmes e séries sobre tribunais e julgamentos são praticamente um subgênero no audiovisual e contam com um público cativo e sempre ávido por histórias que, em geral, trazem várias reviravoltas. Veja exemplos de séries de advogados na Netflix que valem a pena conhecer e maratonar:

Séries de advogados para ver na Netflix

“How To Get Away With Murder”

A trama gira em torno da advogada e professora de direito penal Annalise Keating (Viola Davis) e de um grupo de ambiciosos estudantes que trabalham em sua firma de advocacia. Cada temporada da série envolve um caso jurídico principal, muitas vezes associado a um assassinato – e frequentemente ligado de alguma forma ao grupo de estudantes.

Além de ter sido elogiada por sua trama intrigante e repleta de reviravoltas, “How to Get Away With Murder”, produzida por Shonda Rhimes, ainda recebeu críticas positivas pelo modo como aborda questões sociais e raciais.

A atração ainda fez história na televisão: devido à obra, Viola Davis se tornou a primeira mulher afro-americana a ganhar um Emmy na categoria de Melhor Atriz Principal em uma Série Dramática.

  • Ano de lançamento: 2014
  • Temporadas e episódios: 6 temporadas, 90 episódios
  • Onde assistir: Netflix

“Suits”

IMDb

A trama do seriado se desenrola no mundo competitivo e implacável de um prestigiado escritório de advocacia em Nova York, e gira em torno de Mike Ross (Patrick J. Adams), um jovem talentoso que, por ser dono de uma incrível memória fotográfica, consegue um emprego na firma mesmo sem diploma de advogado.

“Suits” aborda não apenas os casos jurídicos intrigantes e desafiadores enfrentados pelos advogados, mas também explora, de forma instigante e bem-humorada, as dinâmicas de poder, lealdade e amizade, além da constante ameaça de que o segredo de Mike seja descoberto.

Criada e escrita por Aaron Korsh, a série ainda ganhou destaque por alavancar a carreira de atriz de Meghan Markle que, anos depois, se tornaria a esposa do príncipe Harry. Na atração, a Duquesa de Sussex interpretou a personagem Rachel Zane.

  • Ano de lançamento: 2011
  • Temporadas e episódios: 9 temporadas, 134 episódios
  • Onde assistir: Netflix

“Better Call Saul”

A série spin-off de “Breaking Bad” acompanha a transformação de Jimmy McGill (Bob Odenkirk), um defensor público bem-intencionado, em Saul Goodman, um advogado criminal oportunista. À medida em que a série avança, ele luta para equilibrar seus valores morais com o desejo de sucesso financeiro.

Com personagens complexos e narrativa inteligente, a atração foi aclamada pela crítica e conquistou uma base de fãs dedicada, sendo considerada por muitos uma das melhores séries de televisão contemporâneas.

Na plataforma IMDb, por exemplo, “Better Call Saul” aparece com nota 9 (de um total de 10), baseada em 625 considerações. No agregador Rotten Tomatoes, o seriado criado por Vince Gilligan e Peter Gould tem aprovação geral de 98% por parte da mídia especializada.

  • Ano de lançamento: 2015
  • Temporadas e episódios: 6 temporadas, 63 episódios
  • Onde assistir: Netflix

“Império da Dor” (“Painkiller”)

KERI ANDERSON/NETFLIX

Na atração, Richard Sackler (Matthew Broderick), herdeiro da família farmacêutica Sackler e presidente da Purdue Pharma é apontado como ponto central de uma investigação sobre a venda desenfreada de um opioide altamente viciante. A acusação é feita por Edie Flowers (Uzo Aduba), investigadora do Ministério Público dos Estados Unidos, tudo em meio a uma das ondas da crise de opioides no país.

Apesar de alguns personagens e tramas ficcionais, a história retratada pela série realmente aconteceu no final da década de 90, quando a Purdue Pharma conseguiu aprovar e regulamentar a produção e a distribuição de uma droga chamada OxyContin.

A empresa farmacêutica omitiu de órgãos públicos de saúde que o medicamento com efeito parecido ao da morfina era viciante e, como consequência, muitos se tornaram dependentes. A administração excessiva resultou em inúmeras mortes por overdose da substância – que, inclusive, são retratadas tanto na trama quanto no início dos episódios em depoimentos de parentes de vítimas.

  • Ano de lançamento: 2023
  • Temporadas e episódios: 1 temporada, 6 episódios
  • Onde assistir: Netflix

“Anatomia de um Escândalo” (“Anatomy Of A Scandal”)

Série
Courtesy of Netflix

Sophie Whitehouse (Sienna Miller) tem uma vida aparentemente perfeita e é casada com James (Rupert Friend), uma figura pública bem-sucedida com quem tem dois filhos. Tudo muda quando James decide contar alguns deslizes que teve recentemente, fazendo com que Sophie se questione se realmente conhece o homem com quem se casou.

James passa a ser investigado por um crime terrível e Sophie acredita que ele está sendo vítima de uma armação. Nesse momento, entra Kate Woodcroft (Michelle Dockery), uma experiente advogada que tem certeza de que o homem é culpado. Ela começa uma busca incessante para que a justiça seja feita e, assim, entra em conflito direto com Sophie, que luta para manter a família segura.

Baseada no livro de mesmo nome escrito por Sarah Vaughan, a minissérie “Anatomia de um Escândalo” tem nota 7 (de um total de 10) no site agregador IMDb, baseada em 35 mil avaliações.

  • Ano de lançamento: 2022
  • Temporadas e episódios: 1 temporadas, 6 episódios
  • Onde assistir: Netflix

“O Poder e a Lei” (“The Lincoln Lawyer”)

“O Poder e a Lei”
Divulgação/Netflix

“O Poder e a Lei” é uma adaptação da série literária de Michael Connelly e tem como base o filme de mesmo nome estrelado por Matthew McConaughey e lançado em 2011. Na versão para o streaming, o protagonista é interpretado por Manuel Garcia-Rulfo.

Mickey Haller (Garcia-Rulfo) é um advogado idealista e iconoclasta que usa o carro como escritório e cuida de todo tipo de caso na cidade de Los Angeles. A atração acompanha a vida do profissional que, após um tempo afastado por problemas de vício, volta ao trabalho depois de assumir casos e clientes de um antigo colega.

Criada por Ted Humphrey e David E. Kelley, a série estreou na Netflix em 2022 e rapidamente conquistou o público. A segunda temporada da atração, por exemplo, apareceu na lista das dez séries mais vistas na plataforma em 81 países, acumulando mais de 40 milhões de visualizações. O terceiro ano já foi confirmado pela plataforma de streaming, mas ainda não tem data de estreia prevista.

  • Ano de lançamento: 2022
  • Temporadas e episódios: 2 temporadas, 20 episódios
  • Onde assistir: Netflix

Séries da Netflix