Com o investimento nas produções originais em nível mundial, mais uma série da Netflix entrou para o Top 10 da plataforma. O nome da vez é o de “Asas da Ambição”, um drama turco sobre o conflito entre a geração X e a geração Z no mundo corporativo.
Após assistirem aos oito episódios da atração, muitos espectadores já começaram a se perguntar: afinal, a trama é inspirada em eventos reais? Por incrível que pareça, a resposta é “sim”. Confira os detalhes abaixo!
“Asas da Ambição” é inspirado em histórias reais
Embora a geração X, que ainda ocupa posições de liderança nas organizações, tente se adaptar ao ritmo do novo mundo, às redes sociais e às novas formas de negócios, ela ainda não se deu conta do panorama completo do mundo corporativo. A distância e as diferenças entre ela e a geração Z são inegáveis.
Nesse cenário, “Asas da Ambição” acompanha a história de Asli (Miray Daner), que tenta alcançar seus objetivos profissionais do jeito mais rápido possível, em vez de confiar no mérito do trabalho duro. A grande questão da série é se os métodos do novo mundo vão ajudar ou atrapalhar Asli no caminho para o tão sonhado topo.
A polêmica trama da série da Netflix é inspirada em histórias reais de jornalistas que atuaram no Oriente Médio e na maneira como a profissão é tratada na região. Para tanto, a roteirista Meriç Acemi (responsável por “Love 101”) reuniu histórias de repórteres que ficaram bastante famosas nos últimos anos.
Uma delas é a de Banu Guven: em 2011, ela foi demitida da emissora NTV devido ao seu posicionamento pró-curda adotado em meio a uma conturbada eleição. Outro caso é o da âncora da CNN Turquia Nevin Mengu, famosa por suas críticas ao governo e que também foi dispensada de sua posição.
Histórias recentes, que ocorreram em 2022, também serviram de inspiração — dois exemplos são o da repórter Shireen Abu Aqleh, morta pelo Exército Israelense enquanto trabalhava na Palestina, e o do jornalista Sedef Karbas, detido por supostamente insultar o presidente turco Recep Tayyip Erdoan.