O que a série “1883” tem a ver com “Yellowstone”? Confira todos os detalhes

Spin-off de “Yellowstone”, “1883” acompanha as origens da família Dutton e explora relação de John com os pais

“1883” estreou como um prelúdio de “Yellowstone”, com acontecimentos que antecedem aqueles mostrados na série, explicando muito do universo em que ambas as produções foram ambientadas. A estreia, portanto, foca na história da família Dutton, diretamente da pobreza no Texas até Montana.

Confira detalhes!

O que a série “1883” tem a ver com “Yellowstone”?

No enredo de “1883”, uma antiga geração da família Dutton foge da pobreza no Texas e embarca em nova jornada pelas grandes planícies, em busca de um futuro melhor em Montana.

A série spin-off de “Yelloswtone”, além disso, acompanha a jornada de James (Tim McGraw) e Margaret Dutton (Faith Hill), bisavós de John Dutton (Kevin Costner), assassinado no fim da produção original.

“1883” (Crédito: Emerson Miller/CBS)

As duas séries, da mesma forma, foram ambientadas do universo criado por Taylor Sheridan. Como prelúdio de “Yellowstone”, “1883” explora mais a infância de John Dutton e sua relação com os pais.

“Yellowstone”, de 2018, com cinco temporadas no total, foca em John, em fase madura com a sua família, enquanto enfrentaram muita pressão para diminuir a fronteira de sua propriedade, em conflito com outros produtores de terra, uma reserva indígena e um parque nacional.

Todos os episódios de “Yellowstone” estão disponíveis no catálogo do Paramount+. Exibida entre 2021 e 2022, “1883” também está disponível no streaming, bem como na Netflix, que também conta com quatro temporadas da série original.

Kevin Costner como John Dutton em “Yellowstone” (Crédito: Emerson Miller/Paramount Network)

Sucesso de “Yellowstone”

“Yellowstone” nasceu um grande sucesso, desde a estreia, mas teve a maior audiência de sua história na quinta e última temporada, de 2024. O episódio final, no ar nos Estados Unidos pelo Paramount Network, foi o mais assistido, alcançando 13,1 milhões de espectadores.

De acordo com dados da VideoAmp, o episódio atraiu 11,4 milhões de espectadores apenas na noite da transmissão. A Paramount Global destacou que a audiência do final da quinta temporada superou em 4% a do encerramento da primeira parte da temporada.

Como resultado da divisão em duas partes, a sequência da quinta temporada de “Yellowstone” atraiu mais audiência, com média de 13,6 milhões de espectadores por episódio. A última da série também foi a mais comentada nas redes sociais, com aumento de 103% em visualizações e 68% no engajamento.

O sucesso de audiência da série, eventualmente, levou ao lançamento de produções derivadas, incluindo “1923”, que se passa depois de 1883 e também faz parte do universo de “Yellowstone”, com estreia em 2022 e segunda temporada em fevereiro de 2025 no Paramount.

Séries