Série mais assistida de todos os tempos na Netflix, “Round 6” (“Squid Game”) também deu origem a um reality show. Também da Netflix, “Round 6: O Desafio” (“ Squid Game: The Challenge”) terá dez episódios, tem participante brasileiro e o maior prêmio da história já ofertado em um reality show.
Saiba tudo sobre “Round 6: O Desafio”, incluindo onde ele foi gravado, quem participa e como os jogos funcionam.
“Round 6: O Desafio” é real? Como funciona o reality show
Assim como no seriado sul-coreano original, o reality show de “Round 6” tem 456 participantes e um prêmio milionário. Ele é, inclusive, o maior já ofertado em um programa dessa natureza, transformando os ₩ 4,56 (wons, moeda coreana) em US$ 4,56 milhões (o equivalente a cerca de R$ 23 milhões) – e, para ganhar a bolada, participantes viveram desafios bem reais.
Apesar de em “ Round Six: O Desafio” os competidores não sofrerem mortes violentas como acontece na série, eles também são eliminados aos montes em meio às competições. As gincanas que acontecem no reality são totalmente inspiradas no seriado sul-coreano, e elas começam, inclusive, com o “Batatinha Frita, 1, 2, 3”, jogo em que é preciso se mover dentro de um intervalo de tempo e “congelar” quando uma boneca maligna mandar.
Assim como na série dirigida por Hwang Dong-Hyuk, os participantes ficam em um alojamento coletivo enorme e são submetidos a experiências em cenários imersivos iguaizinhos aos já conhecidos pelo público. Quando são eliminados, porém, em vez de morrer, os competidores recebem um jato de tinta preta e deixam o convívio dos demais.
Bem como acontece no seriado, os participantes demonstram diferentes motivações para ganhar o prêmio milionário. Enquanto alguns querem apenas enriquecer, outros planejam fazer doações, enquanto há ainda quem esteja buscando dinheiro para custear tratamentos médicos.
Ao estrear, o reality show foi recebido com entusiasmo pelo público, e ainda dividiu opiniões na crítica. Por envolver diversão e não punições extremas como na série, a mensagem passada no seriado (de que as pessoas são capazes de se submeter a absurdos por dinheiro) acaba enfraquecida – mas, ao mesmo tempo, a competição expõe o lado negativo de boa parte dos participantes ao exigir egoísmo, falsidade e até crueldade.
Quantos episódios tem “Round 6: O Desafio”?
O reality show inspirado em “Round 6” tem, ao todo, 10 episódios. Os primeiros cinco estrearam em 22 de novembro, os quatro seguintes tem estreia marcada para 29 de novembro e o último, a grande final, entra no catálogo da Netflix em 6 de dezembro.
Participantes de “Round 6: O Desafio”:
Devido à quantidade de competidores, os participantes de “Round 6” não têm suas vidas detalhadas por completo, mas o reality mostra certos relatos de alguns deles. Há, por exemplo, uma dupla de mãe e filha que decidiram viver a experiência juntas, e até um brasileiro, o músico Yohan Tanaka, jogador de número 379.
Onde foi gravado “Round 6: O Desafio”?
O reality de “Round 6” foi gravado em dois estúdios localizados no Reino Unido, sendo um em Bedford e outro em Londres, ambos na Inglaterra.
Polêmica com o reality de “Round 6”
Apesar de estarem concorrendo a um prêmio milionário e não terem o mesmo destino dos personagens da série quando perdem um desafio, alguns dos competidores do reality se queixaram de condições caracterizadas como maus-tratos.
À “Variety”, eles disseram não ter recebido cachê pela participação, cuja gravação, segundo eles, tinha previsão de durar duas horas. De acordo com os depoimentos, porém, as gravações teriam durado sete horas – tudo em meio ao inverno britânico que, segundo eles, teria levado muitos participantes a passarem mal pela falta de estrutura no frio.
“As pessoas começaram a cair como moscas”, afirmou uma participante identificada como Marlene ao veículo, especificando que competidores passaram mal durante os jogos, mas eles não foram pausados. Além disso, há relatos de que diversas ambulâncias foram chamadas aos locais de gravação para socorrer os participantes.